Siga o OTD

Esgrima

Victoria Vizeu fica em 20º lugar na espada do Mundial Júnior

Victoria Vizeu conseguiu sete vitórias e parou na fase de 16 avos do Mundial Júnior, terminando em 20º lugar

Victoria Vizeu no Mundial Júnior de esgrima espada
(Foto: FIE)

O Brasil teve uma boa participação nas disputas da espada júnior no Mundial Cadete e Juvenil de esgrima, em Plodviv, na Bulgária, nesta sexta-feira (07). A melhor representante foi Victoria Vizeu, que conseguiu sete vitórias e terminou em 20º lugar na disputa feminina, igualando o melhor resultado do país nesta edição da competição. Laura Correia, Gionevra Giordano e Pedro Petrich também tiveram campanhas consistentes e chegaram até o quadro de 64.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A ‘experiente’ Victoria Vizeu iniciou sua participação no Mundial Júnior sendo arrasadora nas poules, conquistando cinco vitórias em cinco jogos. Ela foi a primeira colocada de sua chave e obteve a oitava melhor campanha no geral. Dessa forma, se garantiu no quadro de 128 de forma direta. No mata-mata, a brasileira superou a estoniana Anneli Proosvali (15 a 10) e a alemã Alexandra Zittel (14 a 13) antes de cair para a canadense Ruien Xiao (15 a 8), na fase de 16 avos.
+ Praia Clube vence e sai na frente nas quartas da Superliga
+ Brasil perde nos pênaltis para a Inglaterra na Finalíssima
+ Franca vence mais uma e chega a 31 vitórias no NBB
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Perto de completar 19 anos de idade, Victoria Vizeu é um dos destaques da esgrima brasileira. Ela já disputou um Mundial Adulto e tem importantes conquistas no currículo, como o ouro nos Jogos Pan-Americanos Júnior Cali-2021 e o ouro por equipes dos Jogos Sul-Americanos Assunção-2022. Com o desempenho neste Mundial Júnior, a esgrimista terminou sua participação em 20º lugar, igualando o melhor resultado do Brasil nesta competição, que era de Pietra Chierighini, no sabre feminino.

Victoria Vizeu na espada do Mundial Júnior
Victoria Vizeu em ação na espada do Mundial Jr. (Foto: FIE)

Brasileiros no top-64

Outras brasileiras em ação na espada feminina, Laura Correia e Ginevra Giordano tiveram campanhas semelhantes do início ao fim da competição. Elas obtiveram três vitórias e três derrotas nas poules, ambas ficando em quarto lugar em suas chaves, e avançaram de forma direta ao quadro de 128. Em suas estreias no mata-mata, Laura bateu a colombiana Andea Carmen Correa Santa por 15 a 10, enquanto Ginevra passou pela mexicana Maria Fernanda Morales por 15 a 14.

Já na fase seguinte, as duas esgrimistas perderam e foram eliminadas: Laura caiu diante da polonesa Gloria Klughardt, enquanto Ginevra parou na chinesa Tang Junyao. Dessa forma, Ginevra encerrou sua participação em 58º lugar e Laura foi a 60ª da competição, que contou com 174 esgrimistas de todo o mundo. A brasileira Maria Paro também estava inscrita no Mundial, mas não competiu por problemas físicos.

Entre os homens, Pedro Petrich foi o melhor brasileiro do dia. Após vencer quatro de seus seis duelos na poule, ele avançou de forma direta ao quadro de 128, onde venceu o chinês Yang Zhipeng por 15 a 13. Já na fase seguinte, o espadista teve um duro duelo pela frente, encarando o israelense Yonatan Cohen, que teve a quarta melhor campanha das poules. O brasileiro foi bem, mas perdeu no fim, em 14 a 13.

Nicky Wu foi outro que superou a fase de poules, mas não chegou longe. Ele venceu três jogos na fase inicial e perdeu logo em sua estreia no mata-mata, no quadro de 256, para o croata Marko Simunkovic. Assim, encerrou a participação em 147º lugar. Outros brasileiros em ação, Matheus Brandt e Rafael Mangiaterra não passaram das poules. Enquanto Matheus venceu apenas um jogo, Rafael perdeu seus cinco duelos. Eles ficaram em 183º e em 219º, respectivamente.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Esgrima