Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Copa Brasil de paraesgrima define primeiros campeões

O primeiro dia de finais da Copa Brasil de paraesgrima definiu os campeões em seis categorias no CT Paralímpico em São Paulo

Mas - Sandro Colaço e Lenílson Oliveiro na final da espada na Copa Brasil de paraesgrima
(Foto: divulgação/CBE)

Começou nesta quinta-feira (6) a Copa Brasil de Paraesgrima no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O primeiro dia da competição teve a disputa das provas individuais. O grande destaque foi o campeão paralímpico Jovane Guissone, que manteve a hegemonia no florete B masculino. Também levaram a medalha de ouro nesta quinta: Sandro Colaço (espada A) e Izaías Monteiro da Siva (sabre B) no masculino, enquanto Carminha Oliveira (espada A), Mônica Santos (espada B) e Fabiana Soares (sabre A) foram as campeãs no feminino.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Sem surpresas, Jovane Guissone levou a medalha de ouro no florete B masculino. O atleta está há 14 anos sem perder em competições nacionais na arma e na final da Copa Brasil derrotou Vanderson Chaves por 15 a 2. Agora, o foco do dono de duas medalhas paralímpicas vai para a Europa para uma série de provas interncionais. “Acabei de voltar da Itália, onde fiz uma boa pontuação, e agora estou indo para Nimes, na França. Depois, teremos várias competições internacionais para disputar. Espero chegar aos Jogos de Paris e faturar a medalha de ouro”, disse Jovane Guissone.
+ Brasil perde nos pênaltis para a Inglaterra na Finalíssima
+ Martine Grael e Kahena Kunze assumem vice-liderança do Princesa Sofia
+ Brasil goleia Argentina e se classifica ao Mundial de polo aquático
+ Oito brasileiros avançam para a terceira fase de Bells Beach na WSL

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na final do sabre B masculino, Izaías Monteiro da Silva teve uma revanche contra Guissone. Após perder na semifinal do florete, Izaías ganhou um duelo equilibrado por 15 a 14 para levar o ouro. A decisão da espada A também foi apertada, com vitória de Sandro Colaço por 15 a 14 sobre Lenílson Oliveira.

Feminino

Na espada A feminino, Carminha Oliveira venceu Rayssa Veras pelo placar de 15 a 10 na disputa do ouro da Copa Brasil. Em seguida, pela decisão da espada B, Mônica Santos superou Sabrina Marques por 15 a 4. Por fim, Mônica também disputou a final do sabre A, mas perdeu por 15 a 11 para Fabiana Soares.

A Copa Brasil de paraesgrima termina nesta sexta-feira (7). Haverá disputas nas seguintes armas: florete masculino A, sabre masculino A, espada masculino B e florete feminino A e B.

*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Paralimpíada Todo Dia