Siga o OTD

Tóquio 2020

De olho em Tóquio, Bia Bulcão fará treinamentos na Europa

Esgrimista chegou a Portugal nesta segunda (4), iniciando a preparação para os torneios que definirão as vagas aos Jogos de Tóquio

Bia Bulcão esgrima
Bia Bulcão e o técnico Alexandre Teixeira no embarque para a fase de treinos em Portugal (Divulgação)

A esgrimista brasileira Bia Bulcão chegou nesta segunda-feira (4) em Portugal iniciando uma contagem regressiva de aproximadamente 100 dias. Este é o tempo que falta para a medalhista pan-americana em Lima-2019 buscar a vaga olímpica na Olimpíada de Tóquio. O período de treinamentos começará por uma segunda etapa da Missão Europa, no Centro de Treinamento de Rio Maior.

Bia Bulcão está acompanhada do técnico Alexandre Teixeira e na chegada, já realizou os testes para a Covid-19. Após a liberação, iniciará a fase de treinos, que seguirá até o dia 18, quando então ela partirá para a Itália, onde habitualmente treina, no Frascati Scherma.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“A estrutura aqui é muito boa para manter meus treinos e não precisaria ficar em quarentena, permanecendo parada. Falta pouco tempo para a definição das vagas e o foco tem que ser ainda maior para disputar as competições classificatórias”, disse Bia.

+ Esgrima passa a ser implementada nos estados do Nordeste

A partir de fevereiro, Bia Bulcão disputará torneios internacionais, como Grand Prix e etapas da Copa do Mundo, ainda sem definição de datas e locais. A grande meta é o Pré-Olímpico, nos dias 17 e 18 de abril, no Panamá. A brasileira ainda fará mais um mês de treinamentos na Itália e no Brasil, antes do torneio classificatório.

Rumo a Tóquio

A classificação olímpica na esgrima prevê que as quatro primeiras equipes do mundo estarão garantidas em Tóquio. Como as norte-americanas estão entre as melhores do florete feminino (atualmente em quarto lugar), abrem a vaga de equipe das Américas para o Canadá e a disputa pela vaga olímpica de um atleta do continente se restringe aos demais países.

Bia Bulcão briga diretamente contra a colombiana Saskia Loretta Garcia, atual líder nesta disputa, e a venezuelana Anabella Gonzalez. Como foi a líder do ranking nacional do florete feminino em 2019, ela representará o Brasil no Pré-Olímpico, caso não consiga a vaga pelo ranking. A disputa no Panamá classifica mais uma esgrimista para Tóquio.

Mais em Tóquio 2020