Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Desafio CPB/CBAt recebe mais de 150 atletas neste sábado

Primeira etapa do Desafio CPB/CBAt acontece neste sábado, reunindo atletas olímpicos e paralímpicos em SP

Raissa Rocha Machado enquanto participa do Desafio CPB/CBAt de atletismo
(Foto: Alessandra Cabral/CPB)

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) realizarão o 1° Desafio CPB/CBAt de 2023, neste sábado (15). A competição recebeu 159 inscrições de atletas com e sem deficiências para as disputas na pista e no campo do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Ao todo, 65 competidores paralímpicos, 46 homens e 19 mulheres, inscreveram-se para o evento. Dentre eles, a baiana Raíssa Machado, prata no lançamento de dardo da classe F56 (atletas que competem em cadeiras) nos Jogos de Tóquio 2020; o paulista Daniel Martins, ouro nos 400m da classe T20 (deficiência intelectual) nos Jogos do Rio 2016; a sul-mato-grossense Silvânia Costa, ouro no salto em distância da classe T11 (cegas) nos Jogos do Rio 2016 e Tóquio 2020; e o paranaense Vinícius Rodrigues, prata nos 100m da classe T63 (atletas que competem com prótese) nos Jogos de Tóquio 2020.
+ Beatriz Dizotti é prata nos TYR Pro Series de Westmont
+ Liminar do STJD libera Wallace para jogar a reta final da Superliga
+ Casa do Time Brasil em Paris 2024 será um castelo
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Preparação para o Mundial

Para Raíssa Machado, que também é recordista mundial no lançamento de dardo em sua classe, o Desafio é mais uma etapa de preparação para um dos principais compromissos do ano: o Mundial de atletismo paralímpico de Paris, marcado de 8 a 17 de julho. Isto, pois a competição dará vaga para a Paralimpíada de 2024.

De acordo os critérios de convocação do CPB, os brasileiros que foram medalhistas de ouro na modalidade, durante os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, têm vagas garantidas no Mundial. Além disso, também serão convocados atletas que obtiveram o Índice A 2022 em provas oficiais.

“É mais uma chance de melhorar a minha marca, pensando no Mundial. Também é sempre bom estar ao lado de atletas olímpicos, mesmo que, na minha prova, não haja competição direta ,já que faço lançamento sentada. De qualquer forma, sentimos um estímulo nos Desafios CPB/CBAt”, disse a baiana, que nasceu com má-formação nas pernas.

Na 1ª etapa da competição em 2022, o velocista paraibano Petrúcio Ferreira quebrou dois recordes mundiais em 24 horas: nos 100m e 200m. Na distância mais curta, ele correu para 10s29, menor tempo da prova na história entre todos os atletas paralímpicos, independentemente da classe, de acordo com o Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês).

*Com informações do CPB

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia