Siga o OTD

Tóquio 2020

Douglas Brose e Vinícius Figueira treinam juntos visando Tóquio

Na briga pelo sonho olímpico, Douglas Brose e Vinícius Figueira passaram a treinar juntos durante a quarentena

Brose Figueira Tóquio
Adversários no tatame, Douglas Brose e Vinícius Figueira treinam juntos durante a quarentena (AV Assessoria de Imprensa/Divulgação)

Os caratecas Douglas Brose e Vinícius Figueira, dois dos principais nomes do Brasil, passaram a treinar juntos durante a quarentena. A intenção é crescerem juntos para chegarem aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Bicampeão mundial na categoria até 60 kg, em 2010 e 2014, Brose tem de lutar fora da categoria porque ela não está no programa olímpico. Tentou a vaga no 67kg, mesma de Figueira, mas não conseguiu. Agora vai disputar na até 75kg.

Figueira, medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima no ano passado, chegou a ter a vaga anunciada na até 67kg, mas uma mudança nas regras retirou a classificação do brasileiro.

“Nós temos um grupo com os atletas da Seleção, já estávamos treinando online. Mas entre treinos online e presenciais, é muito melhor você ter um colega para treinar junto. Como ele estava lá em Londrina isolado em quarentena, fiz o convite para treinarmos juntos aqui em casa”, disse Brose.

“É muito importante e faz bastante diferença treinar com outro atleta de alto nível. Assim, nós dois conseguimos nos manter ativos na questão de força e técnica. Quando tudo voltar, isso vai fazer toda a diferença. Com os treinos em conjunto, conseguimos diminuir as perdas e o impacto do período sem lutas”, completou o bicampeão mundial.

Em contato diário com a comissão mundial de atletas, Brose aguarda novidades sobre o retorno das competições. “Estou sempre em contato, mas, por enquanto, não temos nenhuma definição. Acredito que só no próximo ano teremos a volta dos torneios. É um momento delicado, ainda mais porque estávamos bem próximos da Olimpíada. Mas, mesmo de forma online, sigo em busca da minha vaga, do meu sonho”, concluiu Brose.

WKF retira vaga de Vinícius Figueira

Antes garantido, Vinícius Figueira terá de conquistar a vaga novamente (Abelardo Mendes Jr/rededoesporte.gov.br)

Em maio deste ano, a WKF modificou as regras de qualificação para os Jogos de Tóquio e isso fez com que Vinícius Figueira perdesse a vaga que tinha garantido. Anteriormente, em março, a entidade máxima do caratê havia confirmado Figueira via ranking na categoria até 67 kg.

+ Bia Haddad Maia supera caso de doping e planeja a retomada

Porém, o ranking olímpico, que seria encerrado em abril de 2020, será reaberto até maio de 2021 e, com isso, as vagas por meio do ranking voltam a ficar em aberto. Na ocasião, o Olimpíada Todo Dia entrou em contato com Vinícius Figueira: “não acredito que seja certo publicar uma lista com os atletas classificados e depois tirar o direito deles”, disse o atleta, sobre a vaga em Tóquio.

Em nota, a CBK (Confederação Brasileira de Karate) também se manifestou. “Tal decisão surpreendeu a CBK e outras Federações Nacionais, pois em tal processo já tínhamos classificado o atleta Vinicius Figueira, na categoria kumite -67kg”, disse a entidade máxima do caratê brasileiro.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“Frente ao exposto, a CBK, através de sua presidência, diretoria técnica, diretoria jurídica e o suporte do COB (Comitê Olímpico do Brasil), estão estudando o caso para tomar as devidas providências junto aos órgãos superiores a fim de garantir a vaga do atleta brasileiro”, finalizou.

Mais em Tóquio 2020