Siga o OTD

Tóquio 2020

Douglas Brose desenvolve treinos online durante a quarentena

Bicampeão mundial, o carateca Douglas Brose elaborou vídeos para compartilhar seus conhecimentos com outras atletas enquanto não pode voltar a competir

Douglas Brose Bicampeão Mundial Coronavírus
Douglas Brose ainda sonho com uma vaga em Tóquio na categoria até 75kg (Divulgação/AV Assessoria de Imprensa)

Com eventos esportivos paralisados por conta da pandemia de coronavírus, os atletas estão se virando para manter a forma e preencher o dia com outras atividades. Um deles é Douglas Brose, bicampeão mundial na categoria até 60 kg, nas edições de 2010, em Belgrado, na Sérvia, e 2014, em Bremen, na Alemanha. O carateca é uma das referências da modalidade e desenvolveu treinos online para compartilhar seus conhecimentos.  

+ Campeonato Brasileiro e seletiva nacional de caratê são adiados

“Há muitos anos venho pensando em criar um sistema de treinamentos online para compartilhar meus conhecimentos. Tudo isso baseado no que já fiz e na forma como treino as partes técnica, física e estratégica. Sempre tive interesse em organizar e compartilhar isso com outros atletas, até porque nas minhas redes sociais costumo receber perguntas de como realizar determinados treinos”, comentou o carateca bicampeão mundial.

Além dos títulos, o carateca foi vice-campeão mundial em 2012, em Paris, na França, e medalha de bronze em 2008, em Tóquio, no Japão. Sem competições no calendário e com treinos limitados por causa do coronavírus, Douglas Brose tem aproveitado a quarentena para retomar um projeto, com as gravações de seus exercícios iniciadas nesta semana.

+ Mãe de Thiago Pereira revela saudade de ver filho competindo

“A ideia é fazer um sistema de treinamentos onde os atletas poderão se inscrever e acompanhar as atividades online. Iremos criar grupos específicos dentro deste sistema, com análise de vídeos particulares, especificidades e deficiências de cada atleta, para que seja realizado um atendimento individualizado”, contou o atleta.

Detalhes do projeto

Douglas Brose Bicampeão Mundial Coronavírus
Douglas Brose é bicampeão mundial na categoria até 60kg (Divulgação/AV Assessoria de Imprensa)

Empolgado com o projeto, Douglas Brose detalhou o funcionamento do sistema que levará seu nome. De acordo com o lutador, um dos objetivos do programa de treinos é poder compartilhar algumas das experiências vividas ao longo de quase três décadas praticando a modalidade.

+ Bob Burnquist cria instituto com foco em transformar vidas

“O objetivo é passar tudo aquilo que vivi e aprendi em outros lugares durante esses anos até conseguir ser campeão mundial. A minha ideia principal é transmitir tudo isso para professores, atletas e interessados, para que recebam essa informação um pouco mais ‘mastigada’ e utilizem o seu tempo exclusivamente para os treinos”, concluiu Douglas Brose.

O bicampeão mundial está com 34 anos e cumpre isolamento social em Florianópolis, cidade onde reside. Além das premiações nos mundiais, Douglas Brose soma quatro medalhas em Jogos Pan-Americanos, sendo ouro em Toronto-2015, prata em Lima-2019, e bronze em Guadalajara-2011 e Rio-2007.

Vaga em Tóquio em outra categoria

Por causa da união de categorias, o caratê brasileiro pode perder um grande nome da modalidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Vinicius Figueira, vice-campeão mundial, garantiu sua vaga na categoria até 67kg pelo ranking.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Para ir à Olimpíada, Douglas Brose terá que se classificar na categoria até 75kg. O carateca disputou a seletiva nacional em São Paulo e se classificou para o Pré-Olímpico Nacional, onde encarou o campeão brasileiro de 2019, Alisson Sobrinho, na grande final da categoria até 75kg.

O bicampeão mundial  venceu o duelo e garantiu sua classificação para o Pré-Olímpico Mundial de caratê, que será disputado em Paris, na França. A competição ainda não tem data para ser realizada devido ao coronavírus.

Mais em Tóquio 2020