Siga o OTD

Breaking

Brasil recebe etapas de Mundial e festival de cultura hip hop

Dois anos para o breaking fazer sua estreia em Paris, mundial da modalidade, Red Bull BC One, volta ao Brasil em 2022.

Brasil recebe etapas do Mundial breaking e festival de cultura hip hop
B-Boy brasileiro Bart, durante a Final Mundial do Red Bull BC One 2021, em Gdansk, na Polônia (Foto: Little Shao/ Red Bull Content Pool)

Dois anos para o breaking fazer sua estreia nos Jogos Olímpicos de Paris, o campeonato mundial da modalidade, Red Bull BC One, volta ao Brasil em 2022. Depois de passar por Curitiba/PR, Fortaleza/CE e Brasília/DF, a competição chega a São Paulo, no Streetopia. Lá acontecem, de sexta (29) a domingo (31), a Cypher SP, que é a última seletiva regional. A Final Nacional, etapa decisiva que define quem serão os brasileiros a representar o país no mundial. Além disso, também será realizado o Red Bull BC One Camp, uma imersão no mundo do breaking por meio de workshops, apresentações, oficinas de danças e batalhas de exibição. 

+A dois anos da abertura, COB detalha planejamento para Olimpíada

Dando o pontapé inicial na programação paulista, na sexta-feira (29), o evento inicia com a Cypher São Paulo, a última seletiva regional de breaking do Brasil. De lá, sairão quatro finalistas (dois da categoria feminina e dois da masculina), que garantem vaga na Final Nacional do Red Bull BC One, que acontece no domingo (31). 

Os 32 melhores B-Boys e B-Girls do país se enfrentam para conseguir o título de Campeão e Campeã Nacional de breaking. Ambos os vencedores irão carimbar o passaporte para representar o Brasil em Nova Iorque na etapa mundial, que acontece no dia 12 de novembro. O evento contará com transmissão ao vivo da conta oficial no Youtube RedBullBCOne.

Red Bull BC One Camp

Em paralelo às competições, durante os três dias de evento, acontece o Red Bull BC One Camp, um festival da cultura hip hop, com programações especiais que vão desde workshops, apresentações e oficinas de danças até batalhas de exibição, com grandes nomes nacionais e internacionais da modalidade.

Entre as atrações, estão batalhas inusitadas, como a ‘Batalha do Chinelo’, em que os participantes não podem deixar o chinelo sair do pé enquanto dançam Breaking, e a ‘Passinho Tá em Casa’, uma mistura inédita entre passinho e house. Também ocorre uma batalha de exibição entre duas das mais renomadas crews do mundo, a Squadron Crew, diretamente do sul da Califórnia, e a brasileira Tsunami All Stars, que terá transmissão ao vivo pelo Youtube.com/RedBullBCOne; além de workshops ministrados por talentos internacionais e nacionais, como o DJ francês Kapela, a B-Girl francesa Sarah Bee, o B-Boy francês Lilou, o fotógrafo reconhecido no meio Breaking Little Shao, o capoeirista Arthur Fiu e outros grandes nomes. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Conhecida por fotografar a arte urbana de Nova Iorque desde a década de 70, quando a cultura hip hop nasceu nos subúrbios nova-iorquinos, Martha Cooper também é presença confirmada. Em parceria com o artista visual catarinense Wagner WAGZ, as obras da fotógrafa farão parte de uma exposição durante os três dias de evento. Os interessados em participar devem garantir seus ingressos antecipadamente e se inscrever para os workshops e batalhas através do link. A capacidade limitada. 

Mais em Breaking