Siga o OTD

Paris 2024

Breaking nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

China e Japão conquistam vagas nos Jogos Asiáticos, enquanto Canadá e EUA levaram nos Jogos Pan-Americanos. Confira todo o sistema classificatório e informações de disputa, além das chances brasileiras

paris 2024 - breaking nos jogos olímpicos da juventude de buenos 2018
Divulgação/Arquivo Buenos Aires 2018

O breaking é o mais novo esporte olímpico, escolhido pelo Comitê Olímpico Local de Paris 2024 como um dos esportes extras, efetivamente substituindo o caratê. Por isso, há uma grande expectativa pela estreia da modalidade. Afinal, os b-boys e b-girls, como são chamados os atletas do breaking, chamaram a atenção em Buenos Aires. Na capital argentina, o esporte foi um dos destaques dos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018. Apesar disso, sua participação em Los Angeles 2028 ainda é uma incógnita.

Assim como aconteceu com o skate antes de Tóquio, o esporte urbano está se adaptando aos trâmites e burocracias olímpicas, mas ainda sem um circuito de eventos consolidado como o judô, tênis ou mesmo o skate. Não só os atletas são mencionados pelos seus nomes completos, mas também pelos seus apelidos. Eles são mencionados pelas duas formas frequentemente. De igual modo, é assim que mencionamos eles aqui neste guia olímpico.

Ficha Técnica

  • Atletas/Vagas: 32
  • Eventos: 2
  • Vagas Preenchidas: 14
  • Países Classificados: 9
  • Atletas Convocados: 12
  • Alocação das Vagas: nominal
  • Última atualização: 26/12/2023 (5ª versão, após Pré-Olímpico da Oceania)

Classificação Olímpica do Breaking em Paris 2024

Antes de mais nada, as vagas serão distribuídas de forma cronológica e de forma nominal para cada atleta. Cada país pode levar 2 b-boys ou 2 b-girls. Primeiramente, seis vagas de cada gênero serão distribuídas via Campeonato Mundial, na Bélgica entre 23 e 24 de setembro de 2023, e pré-olímpicos continentais. O Pan-Americano de Santiago 2023 definirá as vagas americanas. Se o país já tiver conquistado a vaga no pré-olímpico continental antes do Mundial, estará inelegível para vaga no Mundial, enquanto o país que conquistar a vaga via Mundial abre mão da disputa pela vaga no pré-olímpico continental.

Em seguida, mais sete vagas serão distribuídas por uma série de evento, chamada de Olympic Qualifier Series (OQS), entre março e junho de 2024. A França tem uma vaga como país-sede em cada gênero desde que os atletas estejam no top24 mundial nos rankings feminino e masculino da OQS. No entanto, se nenhum b-boy ou b-girl francês conseguir o feito, a vaga será realocada via ranking mundial. As duas últimas vagas serão distribuídas pela universalidade, desde que os atletas estejam no top24 da OQS.

Calendário de pré-olímpicos

  • Campeonato Africano de 2023, em Rabat, Marrocos, de 12 a 13 de maio de 2023. Vale 1 vaga para cada gênero.
  • Jogos Europeus de 2023, Nowy Sacz, Polônia, de 26 a 27 de junho de 2023. Vale 1 vaga para cada gênero.
  • Campeonato Mundial de 2023, em Leuven, Bélgica, de 22 a 24 de setembro de 2023. Vale 1 vaga para cada gênero.
  • Jogos Asiáticos de 2022, em Hangzhou, China, de 6 a 7 de outubro de 2023. Vale 1 vaga para cada gênero.
  • Jogos Pan-Americanos de 2023 – 3 a 4 de novembro de 2023, em Santiago, Chile. Vale 1 vaga para cada gênero.
  • Campeonato da Oceania – a definir
  • Série de Classificação Olímpica – Torneios entre março e junho de 2024. Vale 7 vagas por gênero.

Chances Brasileiras

Em breve.

Vagas olímpicas do Breaking em Paris 2024

Feminino (6/16)

África – Fatima El-Mamouny (Elmamouny) (Marrrocos)
Europa – India Sardjoe (India) (Países Baixos)
Campeonato Mundial – Dominika Banevič (Nicka) (Lituânia)
Ásia – LIU Qingyi (671) (China)
Américas – Sunny Choi (Sunny) (EUA)
Oceania – Rachael Gunn (Raygun) (Austrália)
Série Mundial – 7 vagas
País-Sede – França  (desde que esteja no top24)
Universalidade – 2 vagas (desde que esteja no top24) 

Masculino (6/16)

África – Bilal Mallakh (Billy) (Marrocos)
Europa – Dany Dann (Dany) (França)
Campeonato Mundial – Victor Montalvo (Victor) (EUA)
Ásia – NAKARAI Shigeyuki (Shigekix) (Japão)
Américas – Phillip Kim (Phil Wizard) (Canadá)
Oceania – Jeffrey Dan Arpie (J Attack) (Austrália)
Série Mundial – 7 vagas
País-Sede – França  (desde que esteja no top24)
Universalidade – 2 vagas (desde que esteja no top24) 

Local de disputa do breaking nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

A Place de la Concorde, ou Praça da Concórdia em português, é a maior praça de Paris e segunda maior de todo o território francês. Ela será, então, a casa dos esportes radicais, numa tentativa de conectar Paris 2024 com a nova geração. Receberá nos Jogos Olímpicos não só o breaking, mas também o basquete 3×3, ciclismo bmx freestyle e skate.

Conhecida por seu Obelisco, é um local de grande importância na história da política francesa e atualmente é conhecido por ser um espaço em que a juventude parisiense se encontra. A Praça se localiza no 8º arrondissement, entre o Jardin des Tuileries e Jardin des Champs-Elysées. A Avenue Champs-Élysées liga justamente o Arco do Triunfo, na extremidade ocidental e a Praça da Concórdia na extremidade oriental.

Várias estações de metrô e trem são próximas, sendo as principais “Palais Royal – Musée du Louvre” (linhas 1 e 7 do metrô), “Madeleine” (linhas 8, 12 e 14 do metrô), “Opéra” (linha 3 do metrô), “Auber” (linha RER A do trem rápido), e finalmente a “Musée d’Orsay” (linha RER C do trem rápido). Por outro lado, o comitê organizador indica que as estações “Champs Elysées Clémenceau”, “Concorde” e “Tuileries” estarão fechadas durante os Jogos.

Formato do Breaking nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Em breve.

Programação dos Jogos Olímpicos – Breaking em Paris 2024

Em breve.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Paris 2024