Siga o OTD

Breaking

Brasil recebe Cyphers do Red Bull BC One em julho

Curitiba, Fortaleza, Brasília e São Paulo recebem seletivas do Red Bull BC One, principal campeonato de breaking do planeta

Red Bull BC One breaking São Paulo
Final Mundial do Red Bull BC One aconteceu na Polônia no ano passado (Little Shao/ Red Bull Content Pool)

A apenas dois anos para a estreia do breaking nos Jogos Olímpicos, em Paris 2024, o Red Bull BC One 2022, maior campeonato mundial da modalidade, está prestes a começar. Com seletivas marcadas para as cidades de Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Brasília (DF) e São Paulo (SP) durante o mês de julho, a competição procura os melhores B-Boys e B-Girls do país.

+ Brasil classifica sete duplas para as oitavas de final do Mundial de vôlei de praia

De cada seletiva, as chamadas Cyphers, sairão quatro vencedores, dois de cada categoria (feminina e masculina). Este passarão à Final Nacional, que reunirá 16 B-Boys e 16 B-Girls, em São Paulo, e que consagrará um B-Boy e uma B-Girl para representarem o Brasil na Last Chance Cypher, em Nova York. O evento reúne todos os vencedores das Cyphers regionais do mundo, antes de se classificarem para a grande Final Mundial, dia 12 de novembro. 

Red Bull BC One Camp

Paralelamente à Cypher e Final Nacional, acontece também o Red Bull BC One Camp, entre os dias 29 e 31 de julho, na Streetopia (Rua Luís Coelho, 323 – Consolação, São Paulo – SP). Com três dias de programações especiais, o público poderá vivenciar uma imersão ao mundo do breaking por meio de workshops, apresentações, oficinas de danças e batalhas de exibição, com grandes nomes nacionais e internacionais da modalidade.

Entre a programação, acontecerá a Batalha do Chinelo, criada pelo B-Boy Pelezinho, em que participantes deverão performar calçando os chinelos e com um grande desafio: não deixar que eles saiam dos pés. O Camp ainda contará com a batalha Bonnie & Clyde, que acontece entre duplas, a Passinho House, uma mistura de ritmos tradicionais no Brasil, nunca feita antes, que terá Neguin no júri ao lado de Celly e Nenê, e a batalha entre Tsunami e The Ruggets, duas das mais temidas crews do mundo, além de workshops ministrados por Kapela, Sarah Bee, Lilou, Little Shao, Arthur Fiu e outras referências da cena.

E-battles

O campeonato mundial conta com mais de 60 eventos qualificatórios em 30 países diferentes. Entretanto, para as cidades sem qualificatórias, há também uma chance de participação no torneio através das E-Battles, em que os participantes enviam vídeos de até um minuto performando os seus melhores movimentos. Pela primeira vez na história, os vencedores das E-Battles avançam direto à etapa mundial, sem precisar passar pela Last Chance Cypher. O resultado sai dia 22 de junho.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK 

Este ano, mais de 91 países participaram dessa fase da competição, sendo cerca de 30% dos inscritos do Brasil, país com o maior número de inscrições. Entre os semifinalistas estiveram os brasileiros B-Boy Mirley Allef e B-Girl Maia. 

Calendário

22/06: Anúncio dos finalistas do Red Bull BC One E-Battle 

10/07: Cypher Curitiba 

16/07: Cypher Fortaleza 

23/07: Cypher Brasília

29/07: Cypher São Paulo 

29, 30 e 31/07: Red Bull BC One Camp – São Paulo

31/07: Final Nacional – São Paulo

12/11: Final Mundial – Nova Iorque (EUA)

Mais em Breaking