Siga o OTD

Brasil Zero Grau

Stefania Constantini vai mostrar que é possível sonhar no Curling

Italiana Stefania Constantini vai visitar o Brasil em agosto em iniciativa que busca impulsionar o Curling brasileiro nos próximos anos

Stefania Constantini Curling Duplas Mistas Jogos Olímpicos de Inverno Pequim/2022
Stefania Constantini com a medalha de ouro histórica em Pequim (AP Photo/Nariman El-Mofty)

Nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022, a italiana Stefania Constantini viveu um conto de fadas moderno. Mesmo com pouca experiência e tradição no Curling, ela conquistou a medalha de ouro nas Duplas Mistas ao lado de Amos Mosaner. Agora, ela vem compartilhar esse sonho com os brasileiros.  

A atleta é a estrela convidada para participar do Olympic Celebration Tour, que acontece pela primeira vez no Brasil entre 4 e 6 de agosto de 2022. A iniciativa faz parte de um programa da Federação Mundial de Curling, que leva atletas consagrados para apresentar a modalidade e os valores olímpicos.

Realmente não há atleta melhor do que a italiana para falar aos brasileiros que é possível sonhar alto no Curling. Ela e seu parceiro Amos Mosaner eram apontados como meros coadjuvantes nos Jogos Olímpicos de Pequim. Onze jogos e 11 vitórias depois, se despediram com a medalha de ouro e status de ídolos italianos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Nada mal para quem antes das Olimpíadas de Inverno tinha que conciliar os treinos com o emprego de vendedora em uma loja de artigos esportivos. Stefania Constantini ainda integra o programa esportivo da polícia italiana, o que garante uma estrutura melhor para sua preparação – e que espera ser ainda melhor nos próximos anos.

“Nós esperamos isso! Vimos que os torcedores começaram a acompanhar e a seguir a gente. Estão demonstrando interesse no esporte. O curling não é tão conhecido na Itália, então é uma forma de ajudar a gente”, comentou a italiana com exclusividade ao Olimpíada Todo Dia antes de conquistar a medalha de ouro em Pequim.

Trajetória de Stefania Constantini inspira Brasil

Convenhamos que não é uma realidade muito diferente do Brasil. Por aqui, o Curling até desperta certa curiosidade, mas em termos competitivos o país ainda dá seus primeiros passos no esporte. Diferente da Itália, que disputa o Mundial de Duplas e por equipes com certa regularidade, os brasileiros ainda sonham com essa possibilidade.

E é justamente por isso que a história de Stefania Constantini inspira a CBDG e os atletas brasileiros da modalidade. Mesmo com poucos recursos financeiros, um bom planejamento de treinos e a análise das características dos jogadores foram capazes de levar a Itália ao improvável ouro olímpico.  

Para se ter uma ideia, ela e Amos Mosaner jamais tinham competido juntos antes de Pequim. Mas a formação da dupla foi insistência de seus treinadores, Violeta Caldart e Claudio Pescia. Eles identificaram que juntos eles teriam mais chances de surpreender por conta de suas características – e estavam certos!

Desempenho despertou o Curling italiano

O fato é que o título conquistado nos Jogos Olímpicos de Pequim despertou o Curling na Itália. A modalidade de inverno era uma das menos praticadas no país europeu, com cerca de 500 atletas entre profissionais e amadores. Bem diferente dos 2,2 milhões de praticantes de esqui alpino na temporada 2020/2021.

Mas o sucesso de Stefania Constantini despertou o interesse dos torcedores locais. Houve um pico de buscas na web sobre Curling entre os italianos durante as Olimpíadas. Além disso, os resultados após Pequim também ajudaram. A seleção masculina foi bronze no Mundial, a primeira medalha da Itália em um evento deste tipo.

+ O BRASIL ZERO GRAU TAMBÉM ESTÁ NO TWITTER, NO FACEBOOK E NO INSTAGRAM! SIGA!

E como a próxima edição olímpica de inverno vai acontecer nas cidades italianas de Milão e Cortina D’Ampezzo, esta última lar da italiana medalhista de ouro, a expectativa é garantir que esse boom dê frutos em 2026. Até para continuar inspirando o trabalho do curling brasileiro nos próximos anos.

Evento integra cronograma do Campeonato Brasileiro de Curling

O Olympic Celebration Tour é apenas uma das atrações da modalidade em 2022 na Arena Ice Brasil, em São Paulo. O evento faz parte do calendário estipulado pelo Campeonato Brasileiro. Pela primeira vez, o torneio vai ser realizado em território nacional. As disputas, previstas em todas as categorias, acontecem entre 6 e 14 de agosto.

Stefania Constantini, inclusive, vai “varrer” a primeira pedra do campeonato. Além dela, é esperada a presença de Kate Caithness, presidente da Federação Mundial de Curling. A competição vai definir os representantes do Brasil nas disputas internacionais do esporte na temporada 2022/2023.

Além disso, a CBDG também organiza o Torneio Ice Brasil, para atletas amadores e que exige experiência prévia ou filiação na entidade. O evento, também previsto para todas as categorias, acontecerá nos fins de semana entre 24 e 26 de junho e 1º e 3 de julho. É uma forma de aproximar o esporte de futuros praticantes.  

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para otdfinanceiro@gmail.com

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Brasil Zero Grau