Siga o OTD

Esportes de Gelo

Brasil receberá campeã olímpica de curling em agosto

Brasil se prepara para receber a italiana Stefania Constantini, campeã olímpica de curling

Stefania Constantini curling Brasil
Stefania Constantini (Foto: Stephen Fisher/WCF)

Ficar o mais próximo possível da casa é o objetivo do curling. E em 2022 será possível dizer que o Brasil será a casa da modalidade no mundo. A Arena Ice Brasil, em São Paulo, receberá nos próximos meses três grandes eventos: o Campeonato Brasileiro de Curling, o Torneio Ice Brasil e o Olympic Celebration Tour. O país receberá também importantes personalidades do esporte. Entre elas, a italiana Stefania Constantini, medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno 2022.

+ Fernando Ferreira é prata no salto em altura do Meeting de Ostrava

A atleta participará do Olympic Celebration Tour (OCT), evento organizado pela World Curling Federation (WCF) e patrocinado pelo Global Sports Development. A edição brasileira ocorrerá entre os dias 4 e 6 de agosto, com o objetivo de promover o olimpismo e a prática da modalidade no país. A presença de Stefania é considerada fundamental para o desenvolvimento de técnicas e táticas do curling no Brasil.

Pela primeira vez no Brasil, a italiana fará, entre outras atividades, visitas em escolas no dia 5 de agosto. Integrante da Seleção Italiana de Curling, ela participou de dois campeonatos mundiais (2018 e 2021) e três campeonatos europeus (2017,2018 e 2019). A desportista esteve nos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2016, e venceu o torneio de duplas mistas em Beijing 2022 junto de Amos Mosaner.

Campeonato

Stefania Constantini fará, também, a varredura da primeira pedra no Campeonato Brasileiro de Curling. Estreante no Brasil em 2022, a competição será disputada entre os dias 6 e 14 de agosto, nas modalidades duplas mistas, times feminino, masculino e misto e times juvenis feminino, masculino, além de cadeirantes em times mistos e duplas mistas.

O campeonato é voltado para atletas com um ano de experiência na modalidade. O vencedor de cada categoria representará o Brasil nas competições internacionais em que o país está qualificado – entre elas, o Campeonato Pan Continental (feminino e masculino), o World Qualifier Event (duplas mistas), o World B Junior Curling Championship (juvenil feminino e masculino) e o World Championship (misto; duplas mistas, feminino e masculino, juvenil feminino e masculino, se qualificados).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Torneio Ice Brasil

Antes do OCT e do Campeonato Brasileiro, o país sediará o Torneio Ice Brasil de Curling. A competição, voltada a aproximar a população da modalidade, busca aproximar o público em geral do esporte, não sendo preciso ter experiência prévia.

O torneio será disputado por times, entre os dias 24 e 26 de junho. Entre 1º e 3 de julho será a vez das duplas mistas, cujos vencedores receberão convite para o Campeonato Brasileiro de Curling.

Mais em Esportes de Gelo