Siga o OTD

Boxe

Viviane Pereira vence na estreia do Pré-Olímpico Final

Viviane Pereira vence estadunidense medalhista mundial e avança à segunda rodada do Pré-Olímpico de Bangkok

Viviane Pereira em ação lutando contra atleta estadunidense no Pré-Olímpico Final de boxe
(Foto: Miriam Jeske/COB)

Depois de Wanderson de Oliveira e Cleisson Charles, foi a vez de Viviane Pereira vencer sua estreia no Pré-Olímpico Final de boxe, na manhã desta segunda-feira (27). Ela derrotou a estadunidense Naomi Graham por decisão dividida e avançou à segunda rodada da categoria até 75kg do torneio, disputado em Bangkok, na Tailândia. A brasileira está a duas vitórias de garantir vaga em Paris-2024.

Viviane fez uma boa luta contra Naomi Graham, que foi campeã pan-americana em Lima-2019 e medalhista de bronze no Mundial de 2018. A brasileira trabalhou bem os contragolpes e encaixou bem os diretos no primeiro round, o que a fez ganhar por decisão unânime. Ela se viu em dificuldade na segunda parcial, quando a estadunidense cresceu na luta e conseguiu vencer por 3 a 2. Vivi ajustou a parte defensiva no terceiro round e voltou a aumentar a intensidade, conseguindo a vitória.

Há quatro vagas olímpicas em jogo na categoria até 75kg através do Pré-Olímpico Final. Vivi está nas oitavas de final com o triunfo na estreia e, agora, precisa de mais duas vitórias para se classificar para Paris-2024. Sua próxima adversária será a nigeriana Patricia Adanma Mbata, que vem da conquista do título africano há dois meses. O duelo acontecerá na manhã de sábado (1º).

Mais Brasil em Bangkok

Além de Viviane Pereira, outros dois brasileiros participam do Pré-Olímpico Final. Cleisson Charles (63,5kg) e Wanderson de Oliveira, o Shuga (71kg), venceram suas lutas de estreia e estão na fase de 16 avos de seus respectivos torneios. Os dois voltarão a lutar nesta terça-feira (28): Cleisson duelará contra o cubano Erislandy Alvarez, às 03h, enquanto Shuga duelará contra o zambiano Stephan Zimba, às 06h15 (sempre no horário de Brasília).

O boxe brasileiro já tem dez vagas asseguradas nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Nove delas foram obtidas através da campanha história dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, com Caroline Almeida (50kg), Tatiana Chagas (54kg), Jucielen Romeu (57kg), Beatriz Ferreira (60kg), Barbara Santos (66kg), Michael Trindade (51kg), Wanderley Pereira (80kg), Keno Marley Machado (92kg) e Abner Teixeira (+92kg). A outra veio no primeiro Pré-Olímpico Mundial, obtida por Luiz Oliveira (57kg).

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Boxe