Siga o OTD

Paris 2024

Luiz Oliveira garante vaga nos Jogos Olímpicos de Paris-2024

Luiz Oliveira, o Bolinha, vence britânico por decisão unânime e carimba passaporte para Paris-2024

Luiz Oliveira, o Bolinha, vibra no Pré-Olímpico de boxe, com classificação para Paris-2024
(Foto: Miriam Jeske/COB)

O boxe brasileiro garantiu mais uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Luiz Oliveira, o Bolinha (57kg), carimbou seu passaporte para a capital francesa nesta segunda-feira (11), ao vencer o britânico Owain Harris-Allan, por decisão unânime, pela quarta rodada do Pré-Olímpico Mundial, em Busto Arsizio, na Itália. Por outro lado, Wanderson de Oliveira (71kg), o Shuga, perdeu para o búlgaro Rami Kiwan e não conseguiu a classificação por meio deste torneio.

Vindo de três vitórias na competição, Bolinha fez uma luta dominante contra Harris-Allan. Durante o primeiro round, o brasileiro imprimiu um maior volume e encaixou bons golpes, vencendo por unanimidade. No segundo assalto, o britânico começou mais ofensivo, mas Luiz se defendeu e conseguiu controlar o adversário, vencendo por 4:1. Assim, Bolinha chegou na última parcial com a vantagem bem encaminhada. Ele anulou o adversário e saiu vencedor por decisão unânime.

Com a vitória, Luiz Oliveira se garantiu para disputar sua primeira Olimpíada. Neto do medalhista olímpico Servílio de Oliveira, Bolinha é natural de São Caetano do Sul (SP) e tem 23 anos de idade. Seu apelido surgiu na infância porque era uma criança “gordinha”. Luiz foi medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 e nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires-2018 – onde ele foi, inclusive, porta-bandeira na cerimônia de abertura.

Wanderson de Oliveira é derrotado

Outro brasileiro a entrar em ação no dia, Wanderson de Oliveira, o Shuga, perdeu para o búlgaro Rami Kiwan, por decisão dividida, e não conquistou a vaga na categoria até 71kg. O primeiro round teve muito equilíbrio, com três árbitros dando vitória para Kiwan e dois para Shuga. Já no segundo assalto, o búlgaro impôs um maior volume de golpes e venceu por 4:1. Na última parcial, o brasileiro ainda conectou bons golpes, mas foi insuficiente para virar o combate.

Apesar da derrota, Wanderson ainda tem chances de conseguir vaga para Paris-2024. Isto porque ele poderá disputará o segundo Pré-Olímpico Mundial, que acontecerá entre 23 de maio e 3 de junho, em Bangcoc, na Tailândia. Por lá, os cinco primeiros colocados de sua categoria se classificarão para os Jogos da capital francesa. Vale destacar que o carioca de 26 anos esteve em Tóquio-2020 e caiu nas quartas de final, ficando a uma vitória da medalha.

Dez vagas em Paris

Com a classificação de Luiz, o Brasil já tem dez atletas garantidos nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. O país já contava com nove vagas asseguradas após a campanha história no Pan de Santiago-2023, no ano passado: Tatiana Chagas (50kg), Caroline Almeida (54kg), Jucielen Romeu (57kg), Beatriz Ferreira (60kg) e Viviane Pereira (75kg); Michael Trindade (51kg), Wanderley Pereira (80kg), Keno Marley Machado (92kg) e Abner Teixeira (+92kg).

Haverá 13 categorias em disputa em Paris-2024, sendo sete masculinas e seis femininas. Até aqui, o Brasil só não tem vagas garantidas em três delas: 71kg masculina, 63,5kg masculina e 75kg feminina. No Pan de Santiago-2023 e neste Pré-Olímpico, o Brasil foi representado por Wanderson de Oliveira (71kg), Yuri Falcão (63,5kg) e Viviane Pereira (75kg) nessas categorias.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paris 2024