Siga o OTD

Boxe

Luiz Oliveira e Yuri Reis vencem estreia no Strandja Tournament

Luiz Oliveira e Yuri Reis vencem estreias com autoridade e avançam às oitavas do Strandja Tournament

Luiz Oliveira Strandja Tournament boxe
(Foto: Wander Roberto/Arquivo/COB)

Mais dois brasileiros fizeram suas estreias no Strandja Tournament de boxe, em Sófia, na Bulgária, na sessão da manhã desta terça-feira (21). Luiz Oliveira (57kg) e Yuri Reis (63,5kg) venceram suas lutas e avançaram na competição, que é uma das mais antigas e tradicionais da modalidade. Ruan Pablo de Jesus (54kg) e Wanderley Pereira (80kg) lutaram no final do dia, mas acabaram eliminados do torneio.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

O grande destaque da manhã ficou com Luiz Oliveira (57kg), que bateu o norte-americano Jahmal Harvey, atual campeão mundial da categoria, por decisão dividida. Em um grande combate, Harvey levou a melhor no primeiro round na opinião de quatro árbitros, mas o brasileiro venceu o round seguinte e deixou tudo igual. Na parcial decisiva, Bolinha foi intenso e conseguiu a vitória.
+ Thiago Monteiro vence Dominic Thiem na estreia do Rio Open
+ Brasil tem três surfistas no top-5 da WSL
+ Giulia Takahashi e Luca Kumahara superam o quali no WTT Feeder de Dusseldorf II
+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Vale destacar que Harvey foi o responsável por eliminar Luiz no Mundial de 2021. No ano passado, porém, foi o brasileiro quem derrotou o rival no Pan-Americano de boxe e, agora, volta a supera-lo no Strandja Tournament. Bolinha busca sua terceira medalha no torneio búlgaro, após ser bronze em 2020 e em 2021. Na sequência da competição, ele enfrentará o cazaque Orazbek Assylkulov, na quinta-feira (23).

Outro que começou muito bem sua trajetória na Bulgária foi Yuri Reis (63,5kg). Após ficar de bye na primeira rodada, ele encarou o italiano Gianluigi Malanga e foi dominante. O brasileiro se impôs desde o início e levou a vitória por decisão unânime dos juízes. Garantido nas oitavas de final, Yuri vai enfrentar o alemão David Gkevorkian na manhã desta quarta-feira (22).

Ruan e Wanderley perdem

Na segunda sessão do dia, Ruan Pablo de Jesus e Wanderley Pereira entraram no ringue, mas perderam seus combates. Na categoria até 54kg, Ruan foi superado pelo uzbeque Shakhzod Muzafavorv. O brasileiro começou melhor na luta e ganhou o primeiro round. Ruan encaixou bom golpes, enquanto o adversário ficou mais na defensiva. No segundo round, Muzafavorv foi melhor na opinião dos juízes, praticamente empatando o combate.

O estilo de luta do uzbeque incomodou o brasileiro, com o adversário indo toda hora para o clinch. Em um momento, Muzafavorv empurrou Ruan e foi punido com a perda de um ponto. Mas instantes depois, o brasileiro também perdeu um ponto. Ao final da luta, vitória do uzbeque por unanimidade, eliminando Ruan do Strandja Tournament.

Em seguida, Wanderley Pereira enfrentou Odilijon Aslonov, também do Uzbequistão, pela categoria até 80kg. O atleta asiático dominou o combate desde o início. No final do primeiro round, Wanderley sentiu uma tontura, com o árbitro abrindo contagem. O brasileiro voltou ao combate, mas não conseguiu impor seu estilo de luta sobre o adversário, perdendo por unanimidade.

O Brasil em Strandja

Agora, o Brasil soma cinco vitórias no Strandja Tournament de boxe. Além de Luiz e Yuri, Caroline Almeida (50kg), Jucielen Romeu (57kg) e Abner Teixeira (+92kg) venceram suas estreias, no dia anterior, enquanto Wanderson de Oliveira (67kg) e Bárbara Santos (66kg) foram eliminados. O Brasil enviou 12 atletas até a Bulgária. Ruan Pablo (54kg) e Wanderley Pereira (80kg) farão suas estreias nesta terça-feira (21).

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Boxe