Siga o OTD

Boxe

Brasil conquista quatro ouros no Continental das Américas

No último dia de lutas no Campeonato Continental das Américas, no Equador, o Brasil conquistou quatro medalhas de ouro com a equipe masculina

Abner Teixeira medalha de bronze boxe jogos olímpicos tóquio 2020 casa pra mãe
Wander Roberto/COB

No dia das finais masculinas do Campeonato Continental das Américas de boxe, realizado no Equador, o Brasil conquistou quatro medalhas de ouro. Depois da equipe feminina conquistar três ouros, nesta sexta-feira (1), Luiz Oliveira, Abner Teixeira, Wanderson de Oliveira e Keno Marley subiram no ringue e ficaram com a medalha de ouro. Além deles, o time brasileiro teve a prata de Isaías Filho e já havia garantido dois bronzes com Jhonatan Conceição e Ramón Souza, derrotados na semifinal.

Com os resultados, o Brasil terminou no segundo lugar no quadro de medalhas do Continental das Américas de boxe masculino, com quatro ouros, uma prata e dois bronzes, atrás somente dos Estados Unidos, que ficou com quatro ouros, duas pratas e dois bronzes. Se levar em consideração o resultado do feminino, o time brasileiro terminou na liderança, com sete ouros, duas pratas e três bronzes.

-Calendário dos Jogos Olímpicos de 2024 é divulgado

Como foi o dia

Abrindo o dia do Brasil no Equador, Abner Teixeira, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, teve pela frente o chileno Miguel Correa. Apesar do duelo ser por uma das categorias mais pesadas da modalidade, por conta de um problema do atleta do Chile com a passagem áerea de volta para seu país, o confronto foi o segundo do dia.

Na luta, Abner Teixeira teve dificuldade no primeiro assalto. Com Miguel Correa assumindo o centro do ringue, o brasileiro não conseguiu encontrar a distância para os golpes e viu o chileno controlar o ritmo do duelo durante a maior parte do tempo. A partir do segundo round, Abner cresceu. Com golpes certeiros, o boxeador do Brasil foi machucando o adversário e passou a controlar as ações.

Twitter/timebrasil

Desta forma, já no terceiro roundo, o brasileiro soube usar o tempo ao seu favor e ficou com a medalha de ouro no Campeonato Continental das Américas de boxe por decisão unânime.

Luiz Oliveira vence americano e é ouro

No segundo duelo com presença brasileira, Luiz Oliveira, o Bolinha, teve pela frente Jahmal Harvey, dos Estados Unidos, que é o atual campeão mundial. Em combate marcado pela intensidade do começo ao fim, o brasileiro conseguiu trabalhar com a longa distância e incomodou o americano durante todo o primeiro round.

Twitter/timebrasil

Na sequência do duelo, o lutador brasileiro seguiu melhor. Apesar dos braços longos do americano, Luiz Oliveira conseguiu bons golpes e sse colocou em vantagem. Na hora do anúncio, um susto. Por erro da organização, o americano foi declarado campeão em um primeiro momento, o que foi corrigido segundos depois e o Bolinha ficou com o ouro.

-Petrúcio Ferreira quebra recorde mundial nos 200 m

Wanderson de Oliveira domina e conquista o terceiro ouro brasileiro do dia

No duelo contra o mexicano Miguel Angel Ramirez, Wanderson de Oliveira colocou seu estilo no ringue desde o começo. Lutando com a guarda mais baixa, o brasileiro conseguiu acertar o adversário diversas vezes e chegou a fazer com que a contagem fosse aberta contra o pugilista do México no fim do primeiro round.

Wanderson Oliveira, Leanderson Conceição e Jucielen Romeu vão à semi no Mundial Militar de Boxe
(divulgação/AIBA)

No segundo assalto, o brasileiro seguiu ditando o ritmo e passou a dominar de maneira total o combate. Na reta final, Wanderson controlou o duelo e foi confirmado como campeão do Continental das Américas de boxe de 2022 por decisão unânime.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Keno Marley

Fechando o dia do Brasil na competição, Keno Marley teve pela frente Arjan Iseni, dos Estados Unidos. Logo nos primeiros movimentos, o americano acabou sofreno um corte na testa por conta de um golpe do brasileiro e, por não conseguir conter o sangramento, Keno foi declaro o vencedor do duelo e ficou com a medalha de ouro para o Brasil.

keno marley mundial de boxe
(Twitter/timebrasil)

Isaías Filho faz boa luta e fica com a prata

No penúltimo confronto com brasileiro no ringue, Isaías Filho encarou o americano Robby Gonzales, atual campeão mundial da categoria. Nos primeiros movimentos, o pugilista do Brasil soube encaixar melhor os golpes e assustou o atleta dos Estados Unidos. No segundo round, mesmo com uma melhora de Robby, Isaías seguiu com a distância ajustada e foi certeiro nos movimentos.

Nos últimos três minutos de luta, Gonzales cresceu e incomodou muito o brasileiro no ringue. Desta forma, o americano pontuou durante a maior parte do tempo e acabou ficando com a medalha de ouro no Continental das Américas de boxe, deixando Isaías com a prata.

Falecimento de árbitro

Durante as lutas desta sexta-feira, o Campeonato Continental das Américas de boxe ficou paralisado por um longo período. A pausa no cronograma da competição se deu porque um dos árbitros acabou tendo um princípio de infarto e precisou ser atendido com urgência pela equipe médica no local. Levado ao hospital no Equador, o árbitro não suportou e acabou falecendo.

Mais em Boxe