Siga o OTD

Boxe

Bia Ferreira bate antiga algoz que estava engasgada e fatura o Torneio Strandja

Beatriz Ferreira não deu chances à Mira Potkonen, que tinha vencido a brasileira duas vezes antes, e conquistou o bicampeonato do Torneio Strandja

Beatriz Ferreira no Mundial de Boxe

Em poucos mais de quatro anos como titular da seleção brasileira de boxe, Beatriz Ferreira coleciona 27 pódios em 28 torneios, com 22 medalhas de ouro, entre eles o Mundial e os Jogos Pan-Americanos de 2019, quatro de prata e uma de bronze. No total de lutas, são 116 vitórias e apenas cinco. Invariavelmente a brasileira superou suas algozes depois de perder para elas. Faltava uma. Mira Potkonen, bronze nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, que havia vencido os dois encontros entre elas até hoje. Mas, neste sábado, tudo mudou! Bia não deu chances à adversária que estava engasgada, como ela disse no Pode Contar, e venceu por decisão unânime dos jurados e conquistou o bicampeonato do Torneio Strandja de boxe.

Primeira colocada do ranking mundial, Beatriz Ferreira reafirmou na Bulgária que ela é a grande favorita à medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A vitória incontestável sobre Mira Potkonen, medalhista olímpica e segunda do ranking, mostra isso.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Beatriz Ferreira dominou a luta desde o começo e se manteve assim durante os três rounds. O reflexo foi que todos os cinco jurados deram vitória de 10 a 9 para a brasileira em todos os assaltos. Foi uma vitória categórica e incontestável sobre a antiga algoz, que se mantém em alto nível mesmo aos 40 anos de idade.

Mas não foi só a vingança sobre Mira Potkonen que mostra a força de Beatriz Ferreira. De toda a trajetória, que contou com vitórias por decisão unânime contra Chopra Shashi, da Índia, Agnes Alexiusson, da Suécia, e Yildiz Esra, da Turquia, a luta mais difícil foi contra a russa Nune Asatrian na semifinal.

Asatrian era a sensação do Torneio Strandja depois de ganhar da campeã mundial de 2018, a irlandesa Kellie Harrington, nas oitavas e da medalha de bronze de 2019, a americana Rashida Ellis nas quartas.

Mas a sensação russa não foi capaz de superar Beatriz Ferreira. Foi uma luta dura, é verdade. Asatrian teve seus momentos de superioridade, mas a brasileira conseguiu a vitória em decisão divivida por três votos a dois dos jurados.

Além da medalha de ouro de Beatriz Ferreira, o Brasil sai do Torneio Strandja com os bronzes de Viviane Pereira, que participou pela primeira vez de uma competição internacional, e de Luiz Oliveira.

A parada mais importante no caminho rumo a Tóquio acontece em maio, na Argentina, onde será disputado o Pré-Olímpicos das Américas, que vai definir quais brasileiros vão disputar a Olimpíada.

Confira abaixo todos os resultados dos brasileiros no Torneio Strandja:

RESULTADOS DOS BRASILEIROS

DataEventoTempo/Resultado
60 kg - Final - Mira Potkonen (FIN) x Beatriz Ferreira (BRA)
Semifinal - 57 kg - Havier Ibanes (BUL) x Luiz Oliveira (BRA)
Semifinal - 75 kg - Viviane Pereira (BRA) x Nadezhda Ryabets (KAZ)
Semifinal - 60 kg - Beatriz Ferreira (BRA) x Nune Asatrian (RUS)
Sergei Iarulin (RUS) x Luiz Oliveira (BRA)
Rabab El Khalfi (MAR) x Viviane Pereira (BRA)
Esra Yildiz (TUR) x Beatriz Ferreira (BRA)
Joel da Silva (BRA) x Berat Acar (TUR)
Narek Manasyan (ARM) x Abner Teixeira (BRA)
Wanderson Oliveira (BRA) x Asadkhuja Muydinkhujaev (UZB)
Agnes Alexiusson (SUE) x Beatriz Ferreira (BRA)
Yevhenii Barabanov (UCR) x Luiz Fernando da Silva (BRA)
Edson Jesus (BRA) x Boora Naveen (IND)
Uladzilau Smiahkikau (BLR) x Abner Teixeira (BRA)
Isaías Filho (BRA) x Oleksandr Khyzhniak (UCR)
Aliaksandr Radzionau (BLR) x Luiz Fernando da Silva (BRA)
Luiz Oliveira (BRA) x Zhorzhik Marutyan (ARM)
Edson Jesus (BRA) x Stilian Hristov (BUL)
Wanderson Oliveira (BRA) x Yurii Shestak (UCR)
Anthony Herrera (EUA) x Ronaldo da Silva (BRA)
Beatriz Soares (BRA) x Karolina Koszewska (POL)
Beatriz Ferreira (BRA) x Chopra Shashi (IND)
Jucielen Romeu (BRA) x Yodgoroy Mirzaeva (UZB)
Hebert Conceição (BRA) x Arman Darchinyan (ARM)
Necat Ekinci (TUR) x Luiz Fernando da Silva (BRA)

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Boxe