Siga o OTD

OTD Cultural

RETROSPECTIVA 2020: os melhores filmes esportivos do ano

No OTD Cultural de hoje, listamos cinco dos melhores documentários esportivos de 2020 que ajudaram na quarentena

pandemia do novo coronavírus mudou drasticamente as nossas rotinas. Para evitar a propagação do vírus e ajudar no isolamento social, criamos, em março, o OTD Cultural, com indicações de livros, documentários e filmes esportivos para você aproveitar nessa quarentena.

Na semana passada, listamos cinco curiosidades envolvendo o esporte e o natal para que você pudesse contar na ceia com a família.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Hoje, fizemos uma retrospectiva com cinco documentários esportivos que ajudaram a quarentena a ser menos difícil.

Duas delas são de 2019, mas foram premiadas nesse ano. As outras três são alguma das favoritas das mais de 110 indicações que demos aqui no OTD Cultural ao longo desses quatro meses.

Clique no vídeo acima e assista em primeira mão o programa!

Cinco documentários esportivos de 2020

  • 24/7 Kelly Slater
  • What’s my Name? Muhamad Ali
  • Losers
  • Atleta A
  • The Last Dance
  • Magic Johnson em 2021 (bônus)

24/7 KELLY SLATER

Esse documentário produzido pela HBO segue a lenda do surfe Kelly Slater, atleta 11 vezes campeão do CIrcuito Mundial de Surfe.

Nele, Kelly relembra a sua carreira e também fala dos planos para o futuro enquanto se prepara para o Billabong Pipe Masters no Havaí.

Muito bem dirigido e editado, 24/7 Kelly Sklater levou o Emmy esportivo na categoria: “Melhor filme de um esporte editado”.

WHAT’S MY NAME? MUHAMMAD ALI

Esse documentário da HBO conta a história de um ícone de quem já falamos aqui no OTD Cultural, mas que merece ser lembrado sempre: Muhammad Ali.

Documentário foi produzido por ninguém mais, ninguém menos do que Lebron James, “What’s My Name? Muhammad Ali” sobre a vida de uma das maiores figuras da história do esporte.

O astro da NBA tem uma produtora chamada Spring Hill Entertainment e em 2019,  produziu esse documentário em parceria com a HBO

Com um acervo pra lá de completo, afinal de contas são mais de 1000 horas de material audiovisual,  o diretor Antoin Fuqua consegue fazer um grande trabalho no documentário dividido em duas partes. Ele usa todas as entrevistas do Ali pra construir o enredo e a narrativa, ao invés de ter um narrador de fora.

O Documentário ganhou o Emmy de Melhor Documentário Esportivo do ano de 2020. O que faz do Lebron Campeão da NBA e vencedor de um dos maiores prêmios da indústria audiovisual nesse ano. É mole ou quer mais?

LOSERS

No mundo dos esportes, sempre há um vencedor e um perdedor, mas por muitas vezes, só aquele que triunfa é lembrado. Essa série de documentários do Netflix conta histórias de atletas que transformaram a tristeza da derrota em um grande triunfo.

O documentário esportivo Losers conta histórias muito interessantes. Desde um golfista que teve um colapso mental no último do British Open até um boxeador que não queria lutar e só o fez por conta da relação abusiva com seu pai. Os finais são sempre muito interessantes e o background de animação do diretor/ produtor executivo Mickey Duzyj tornam a série muito atrativa.

Losers foi indicado ao Emmy em 2020 na mesma categoria que 24/7 Kelly Slater, o vencedor do prêmio.

ATLETA A

Como bem definiu Marcelo Laguna no blog Laguna Olímpico, Atleta A é um soco no estômago necessário para quem é fã de esportes. Com fortes e emocionantes depoimentos, relembra um episódio cujas feridas ainda não cicatrizaram totalmente: o escândalo de abuso sexual na ginástica artística dos Estados Unidos.

Em 1h44min, o documentário dirigido por Bonni Cohen e Jon Shenk é relembra todos os caminhos que levaram o médico Larry Nassar, condenado a mais de 120 anos de prisão por abusar de mais de 500 ginastas da seleção americana e da Universidade de Michigan. Pior ainda, mostra como tudo contou com a conivência da própria direção da USAG (Federação Americana de Ginástica).

O julgamento de Nassar, quando foi obrigado a ouvir seguidos depoimentos de suas vítimas, olhando com desprezo em seus olhos, é um dos momentos mais fortes do documentário.

E mesmo algumas lendas da ginástica não foram poupadas. Ícone da modalidade, o romeno Bela Karoly, ex-técnico de Nadia Comaneci e que ao lado da mulher Marta comandou a parte técnica da seleção principal dos Estados Unidos, não é retratado de uma forma simpática.

Atleta A tem tudo para ser indicado ao Emmy de 2021.

No OTD Cultural de hoje especial retrosepctiva 2020, listamos cinco documentários esportivos que ajudaram a passar o tempo na quarentena
RETROSPECTIVA 2020: os melhores filmes esportivos do ano – Atleta A

TE LAST DANCE

Um documentário que estreou na última semana no Netflix de tirar o fôlego do fã de basquete.

The Last Dance (O Último Arremesso, na Netflix brasileira) é o relato sobre a carreira de Michael Jordan, considerado por muitos como o maior jogador de basquete da história, e o incrível time do Chicago Bulls nos anos 90.

Atual bicampeão da NBA e vencedor de cinco títulos em oito anos, os Bulls entraram na temporada de 1997-98 como favoritos, mas sabendo que ali se encerraria uma dinastia. Com contrato expirando, o técnico Phil Jackson chamou de The Last Dance (A última dança) o seu plano para conquistar o hexacampeonato.

Com entrevistas com todos os protagonistas do time, como Scottie Pippen, Dennis Rodman, Steve Kerr e o próprio Jordan, o espectador pode entender um pouco mais sobre a mentalidade vencedora que Michael trouxe ao esporte e que inspirou muitos outros.

Além disso, o documentário esportivo traz imagens inéditas da temporada de 1997/98 com uma qualidade excelente. Nessa segunda-feira (30) saem os episódios 3 e 4 dos 10 ao todo que serão exibidos. Outro que é favorito para ser indicado ao Emmy de 2021.

No OTD Cultural de hoje especial retrosepctiva 2020, listamos cinco documentários esportivos que ajudaram a passar o tempo na quarentena
RETROSPECTIVA 2020: os melhores documentários esportivos do ano (reprodução)

Mais em OTD Cultural