Siga o OTD

Basquete

Aquecimento para o dia 25: curiosidades do esporte no Natal

Há menos de uma semana do Natal, listamos algumas curiosidades esportivas natalinas para você puxar der assunto com seus parentes na ceia

pandemia do novo coronavírus mudou drasticamente as nossas rotinas. Para evitar a propagação do vírus e ajudar no isolamento social, criamos, em março, o OTD Cultural, com indicações de livros, documentários e filmes esportivos para você aproveitar nessa quarentena.

Na semana passada, listamos cinco filmes de esporte indicar para se ver no Telecine Play.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Hoje, a menos deu ma semana para o Natal, resolvemos listar algumas curiosidades envolvendo a data e o dia 25 de dezembro. Uma boa oportunidade para você ter o que falar naquele momento da ceia em que os assuntos acabam com seu tio e você não tem ideia de como iniciar uma nova conversa.

Temos atletas e treinadores nascidos no dia 25, participação esportiva no clássico natalino Esqueceram de Mim e fatos esportivos marcantes que ocorreram no Natal.

Clique no vídeo acima e assista em primeira mão o programa!

Cinco curiosidades do esporte relacionadas ao Natal

  • Atriz de Esqueceram de Mim que foi judoca olímpica
  • Encontro histórico de Shaq e Kobe no Natal de 2004
  • Milésima vitória de Phil Jackson no Natal de 2008
  • Atletas que nasceram no Natal: Jairzinho, Joel Santana e Simone (cantora)

Esqueceram de Mim

Esqueceram de Mim é um filme de 1990 que dispensa apresentações. Se você não viu até hoje. No enredo, Kevin, interpretado por Macaulay Culkin, é esquecido pelos familiares, que viajam para a França e o deixam sozinho em sua casa em Chicago.

Na trama, uma das irmãs de Kevin é Megan, interpretada pela atriz Hilary Wolf., que maids tarde se tornaria uma judoca olímpica. Ela participou dos Jogos Olímpicos de 1996 no judô e ficou na nona posição. Seguiu na equipe olímpica americana e esteve também em 2000, quando foi eliminada na primeira luta.

Há menos de uma semana do dia 25 de dezembro, o OTD Cultural listou 5 curiosidades do esporte relacionadas ao Natal para você contar aos familiares na ceia
Cinco curiosidades do esporte relacionadas ao Natal (Andy Lyons/Getty Images)

Encontro histórico entre Shaq e Kobe

Nos Estados Unidos, uma tradição natalina é assistir aos jogos da NBA no dia 25 de dezembrto. Geralmente a liga colocam o reencontro da final do ano anterior no horário nobre natalino

No Natal de 2004 entretanto, os campeões não se enfrentaram na noite americana. Isso porque naquele dia, houve o primeiro reencontro entre Kobe Bryant e Shaquille O’neal.

A dupla, que foi tricampeã com o Lakers entre 2000 e 2003, teve problemas de ego após o terceiro título a ponto do time mandar uma de suas estrela embora. .Em Julho de 2004, Los Angeles mandou Shaq pra Mimai e a NBA imediatamente marcou o futuro reencontro para o Natal.

O jogo não poderia ter sido melhor. Kobe teve uma daquelas partidas que só gênios tem. Foram 42 pontos, além de ter foçado Shaq a cometer a quinta e a sexta falta com o jogo empatado em 91 a 91 no quarto período. O jogo foi pra prorrogação e Miami venceu por 104 a 102, liderados por um jovem chamado Dwyane Wade. Kobe teve a chance de ganhar no fim, mas dessa vez não conseguiu.

1000 vezes Phil Jackson

Quatro anos depois, outro momento épico no basquete natalino da NBA. Como dissemos, é costume da liga colocar o reencontro dos dois últimos finalistas no dia de Natal. Esse foi o caso em 2008.

O Lakers recebeu o atual campeão Boston Celtics, que àquela altura vinha de uma sequência incrível de 19 vitorias consecutivas. Mas o Lakers deu o troco da final anterior. com direito a 27 pontos do Kobe e 20 de Pau Gasol. Porém, a partida ficou marcada por ter sido a milésima vitória da carreira do técnico Phil Jackson na história.

O Lakers viria a ser campeão daquela temporada ao vencer o Orlando Magic nas finais. O Orlando tinha eliminado o Boston nos playoffs anteriormente.

Atletas que nasceram no Natal

Muitas pessoas famosas tem a mesma data de nascimento de Jesus Cristo, incluindo atletas.

Um dos maiores nomes do futebol brasileiro, Jairzinho, o Furacão da Copa de 1970 e um dos maiores atacantes da história do esporte, irá completar 76 anos agora no dia 25 de dezembro de 2020.

Aqui contaremos duas curiosidades para você contar aos seus familiares antes que as brigas pro política no Natal comecem.

Jairzinho é um dos únicos jogadores a marcar gols em todos os jogos disputados em um Mundial. Foram sete ao todo para o Furacão na Copa de 1970.

Uma curiosidade que poucos sabem é que Jairzinho é campeão dos Jogos Pan-Americanos. O primeiro titulo com a a camisa da seleção do jogador, por sinal, foi esse.No Pan de São Paulo em 1963, o jogador se projetou ao futebol mundial, segundo ele próprio.

Joel Santana

Dia 25 de dezembro é dia do Papai Noel e também do PAPAI JOEL

Joel Santana, um dos treinadores mais clássicos da história, completa 72 anos no próximo dia 25. Joel, que jogou de 70 a 80 por Vasco Olaria e America de Natal, se consagrou como treinado, sneod considerado o Rei do Rio por seus títulos de Campeonato Carioca com os quatro grandes clubes do estado.

Cinco curiosidades do esporte relacionadas ao Natal (Instagram/joelsantanaoficial)

Simone

A cantora Simone ,que completará 71 anos na próxima semana, é famosa por muitas canções, mas é muito lembrada no dia 25 de dezembro pela canção “Então é Natal”.

A cantora nascida em Salvador se mudou para Santos ainda jovem e ingressou na faculdade de educação física e se tornou uma das primeiras jogadoras do basquete na década de 1970,.

Simone inclusive participou da seleção brasileira de basquete nos anos 1970, quando a modalidade ainda engatinhava. Ela foi campeã dos Jogos Pan-Americanos em 1971, mas decidiu deixar a carreira esportiva logo depois.

Mais em Basquete