Siga o OTD

Tóquio 2020

Tudo que você precisa saber sobre o Pré-Olímpico Mundial de basquete

A partir de terça (29), começam os Pré-Olímpicos, em 4 sedes, e o campeão de cada uma se garante em Tóquio. Saiba tudo sobre o torneio

Brasil - Pré-Olímpico Mundial de basquete - Tóquio 2020
(Divulgação)

Chegou a hora de definir os últimos classificados do basquete para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A partir desta terça-feira (29), será disputado o Pré-Olímpico Mundial de basquete. Ao todo, são quatro competições em quatro sedes diferentes, com o Brasil jogando em Split na Croácia. O campeão de cada uma delas garante a vaga na Olimpíada.

E para você não perder nenhum detalhe dessas disputas, o Olimpíada Todo Dia explica tudo que você precisa saber sobre o Pré-Olímpico Mundial de basquete. Confira abaixo:

+Veja todas as notícias sobre basquete

Datas e sedes

A quatro sedes do Pré-Olímpico de basquete estão espalhadas em dois continentes. São elas: Split, na Croácia; Vitoria, no Canadá; Kaunas, na Lituânia; E Belgrado, na Sérvia. Todos os torneios acontecem de 29 de julho a 4 de agosto, quando serão conhecidos os classificados.

As disputas da fase de grupo começam nesta terça-feira (29) e vão até a sexta-feira (2). Avançam, então, os dois primeiros de cada chave. Assim, no sábado (3), serão jogadas as semifinais, que vão definir os classificados para a grande decisão. E a final será no domingo, dia 4 de julho.

Grupos

Começando pelo Pré-Olímpico Mundial de basquete de Split, na Croácia, o Brasil está no Grupo B, com Tunísia e os donos da casa. O primeiro jogo é contra os tunisianos, às 15h (de Brasília), desta terça (29), e você acompanha ao vivo no Olimpíada Todo Dia. Na outra chave, estão Alemanha, Rússia e México.

Na disputa do Canadá, o Grupo A é composto por Grécia, China e os donos da casa. Já o B tem Uruguai, República Tcheca e Turquia. Na Lituânia, os anfitriões estão ao lado de Coreia e Venezuela na chave A, enquanto Polônia, Eslovênia e Angola estão na B. E por fim, na Sérvia, o time local está no Grupo A, com República Dominica e Filipinas, e no B, estão Porto Rico, Itália e Senegal.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Além disso, vale lembrar que oito times já estão garantidos no Jogos Olímpicos de Tóquio. São eles: Estados Unidos, Irã e França (Grupo A); Austrália e Nigéria (Grupo B); e Argentina, Espanha e Japão (Grupo C). O campeão do Pré-Olímpico de Split, que pode ser o Brasil, vai entrar, então, na chave B.

Seleção do Brasil

Brasil - Pré-Olímpico de basquete
(Divulgação/CBB)

No último domingo (28), Aleksandar Petrovic definiu os 12 atletas que vão defender o Brasil no Pré-Olímpico de basquete. Assim, após 17 dias de trabalho, o croata fechou a lista com a saída do ala/pivô Léo Demétrio. Antes, o armador Caio Pacheco e o pivô Cristiano Felício também haviam deixado o time.

Assim, a seleção masculina de basquete será formada por: Huertas, Rafael Luz, Yago e Georginho na armação; Benite como ala/armador; Alex e Léo Meindl como alas; Lucas Dias e Bruno Caboclo como alas/pivôs e com os pivôs Lucas Mariano, Anderson Varejão e Rafael Hettsheimeir.

Vale lembrar que o Brasil fez dois amistosos contra a Polônia, onde estavam concentrados e treinando, como forma de preparação para o Pré-Olímpico de basquete. Em ambos os jogos, a seleção brasileira venceu os adversários europeus, por 68 a 65, no primeiro, e 85 a 79 posteriormente.

Por fim, a seleção brasileira busca sua 16ª participação em Jogos Olímpicos. A primeira foi em 1936 e os melhores resultados foram os bronzes em 1948, 1960 e 1964. A última participação foi em casa, na Rio 2016, e o time terminou na nona colocação. Vale lembrar que o feminino não conseguiu a vaga em Tóquio 2020 pelo Pré-Olímpico de basquete.

Mais em Tóquio 2020