Siga o OTD

Basquete

Brasil faz excelente 1º quarto e vence a Polônia em amistoso preparatório

Após 18 a 5 no primeiro quarto, a seleção brasileira ditou o ritmo, testou todos os jogadores e venceu por 68 a 65

Brasil x Polônia - Amistoso de basquete masculino
Reprodução twitter CBB

Começando com a mão direita! No primeiro de dois amistosos, o Brasil superou a Polônia por 68 a 65 e inciou bem a reta final de preparação para o Pré-Olímpico de Split, na Croácia. Com um excelente primeiro quarto, a seleção brasileira manteve o ritmo durante todo o tempo e saiu com a vitória. Os destaques do jogo foram Benite, Georginho e Leo Mendl com 10 pontos cada.

O jogo

O Brasil começou bem o amistoso. Marcando muito forte, a seleção brasileira colocou em dificuldade todas as ações ofensivas da Polônia nos primeiros minutos. Desta forma, os brasileiros forçaram os erros dos adversários e abriram diferença no marcador. Com isso, a vantagem no placar apareceu e o time brasileiro foi para o segundo quarto vencendo por 18 a 5. 

No segundo período, a Polônia cresceu. Marcando melhor, os donos da casa conseguiram colocar os brasileiros em dificuldade e encostaram no marcador. Contudo, na parte final do primeiro tempo, o Brasil voltou a definir melhor, principalmente com Georginho, e deixou a diferença em 38 a 26 no intervalo de partida. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK 

Na volta para o terceiro quarto, o técnico Petrovic mandou para a quadra um quinteto com Rafa Luz, Caio Pacheco, Léo Mendl, Felicio e Lucas Dias. Com esse time, o Brasil manteve a diferença acima de 11 pontos durante todo o tempo e soube controlar o ritmo do quarto. 

Nos minutos finais, já com algumas trocas no time que estava na quadra, o ritmo da partida acabou caindo e as duas seleções passaram a errar ataques em sequência. Desta forma, a diferença no placar foi 10 pontos para o último quarto, com 55 a 45 para a seleção brasileira. 

Nos primeiros momentos dos últimos 10 minutos de jogo, a Polônia buscou uma reação e o Brasil logo cortou as tentativas ao conseguir quatro pontos seguidos, com Lucas Mariano e Rafa Luz. Na sequência, os poloneses voltaram a crescer, deixando a diferença em apenas três pontos, com 56 a 53.

Contudo, na reta final, a seleção brasileira encontrou seu ritmo em quadra mais uma vez e a vantagem voltou a ficar acima de dez pontos, com 68 a 56. Nos momentos finais, com as duas seleções errando muito ofensicamente, o brasileiros mantiveram a liderança e saíram com a vitória por 68 a 6

Reta final

Nesta segunda-feira (21), a seleção ganhou o reforço de seu capitão, Marcelinho Huertas, que ganhou folga mais prolongada após uma longa temporada. Além disso, o segundo amistoso de basquete acontece já na quarta-feira (23), no mesmo horário.

Por fim, após os dois jogos do Brasil contra a Polônia, Petrovic fará um corte na equipe, ficando com 14 atletas para a viagem para Split, na Croácia. Lá, após os protocolos da Covid-19, mais dois jogadores serão cortados, chegando ao grupo de 12 que estreia no Pré-Olímpico de basquete no dia 29, às 15h, diante da Tunísia. Depois, o Brasil joga no dia 30 contra a Croácia. E desse mini-grupo, dois times avançam para a semifinal. A final acontece no dia 4 e apenas o campeão vai para Tóquio 2020.

Mais em Basquete