Siga o OTD

Basquete

Ituano, Sampaio e LSB agitam o mercado para a LBF 2021

Reforço de mais impacto é a ala Patty, da seleção brasileira, que trocou o Vera Cruz Campinas pelo Ituano, mas Sampaio e LSB RJ também fizeram boas contratações

Patty vai jogar no Ituano, Erika no Sampaio e Marquita Daniels na LSB RJ (Montagem)

A edição 2021 da Liga de Basquete Feminino (LBF) só terá os participantes oficialmente conhecidos no dia 2 de fevereiro. Apesar disso, alguns clubes já estão saindo na frente no mercado na busca de reforços. A contratação mais impactante foi de Patty, ala da seleção brasileira campeã dos Jogos Pan-Americanos Lima-2019, que trocou o Vera Cruz Campinas pelo Ituano. Vencedor do campeonato em 2019, o Sampaio também desfalcou a equipe de Campinas ao fechar com Erika e trouxe de volta a pivô Gil. Já a LSB Sodiê Doces, do Rio de Janeiro, apostou no acerto com duas estrangeiras: a norte-americana Marquita Daniels e a francesa Jessy Gneneka.

Confira abaixo as movimentações do mercado da Liga de Basquete Feminino:

ITUANO

Patty seleção liga de basquete feminino
Patty foi campeã dos Jogos Pan-Americanos e bronze da AmeriCup em 2019 (FIBA/Divulgação)

O Ituano foi a equipe que mais se movimentou no mercado até agora para a montagem de seu elenco visando a temporada 2021 da Liga de Basquete Feminino, que começa dia 8 de março. Primeiro, trocou de treinador. Bruno Guidorizzi, que era assistente até o ano passado, para a ser o técnico titular, enquanto Antonio Carlos Barbosa, que passa a ter cargo na gestão do clube.

“Vamos buscar um time, principalmente, que a torcida goste de ver jogando, não só eficiente com resultados mas um time que seja bonito de se ver jogar, seja gostoso de torcer, que a torcida do Ituano se encante em ver a dedicação, determinação, o empenho e comprometimento das jogadoras que estão vestindo a camisa do time. Isso sem dúvida alguma”, foi a promessa do novo treinador e, pelo visto, o clube não tem poupado esforços.

O último reforço anunciado foi o mais impactante até agora. Patty teve o acerto divulgado neste sábado. A jogadora de 30 anos tem no currículo os títulos da LBF 2018 e do Campeonato Paulista 2019 e 2020. “Estou muito ansiosa em defender as cores do Ituano. Tenho certeza que será uma temporada bem especial! O acerto com o Ituano aconteceu de maneira muito natural e tranquila, gostei do projeto que me foi apresentado, se trata de uma grande equipe”, elogia Patty. “Agora é dar o meu melhor para corresponder às expectativas”, conclui ela.

Além de Patty, o Ituano fechou com a ala Ibukunoluwa Awe, de 22 anos, que estava no Santo André e já trabalhou com o técnico Bruno Guidorizi na seleção brasileira sub-17. Sobre renovações, Palmira e Mari Dias já acertaram a permanência, enquanto Iza Sangalli, atualmente jogando pelo NBF Castelló na segunda divisão da Espanha, retornará ao clube para a disputa da LBF. A jogadora também fez parte do elenco que ganhou a medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos Lima-2019.

SAMPAIO BASQUETE

Gil Sampaio Basquete reforço liga de basquete feminino LBF
Gil deixou boa impressão no único jogo que fez pelo Sampaio em 2020 (Matheus Marques)

Campeão da última edição da Liga de Basquete Feminino, o Sampaio espera fazer bonito em 2021 também. A equipe maranhense acertou o retorno do treinador Virgil Lopez, que fará a sua quarta passagem, ao todo, pela equipe maranhense.

Depois de anunciar a volta do treinador francês, que dirigiu o time no vice-campeonato de 2018, o Sampaio Basquete foi ao mercado e trouxea experiente pivô Gil, que defenderia a equipe em 2020, na edição cancelada da liga. Chegou a entrar em quadra em 13 de março, anotando 16 pontos e sendo a MVP da vitória sobre o SESI Araraquara por 76 a 46. A atleta de 1,83m e 39 anos retorna ao Maranhão após disputar o último campeonato paulista pelo Ituano Basquete.

Além de Gil, o Sampaio acertou a chegada da ala/armadora Erika, que estava no Vera Cruz Campinas. “Fiquei muito feliz quando o Virgil (técnico do Sampaio) entrou em contato comigo. O Sampaio sempre foi uma das potências com relação a bom trabalho e títulos na LBF. Espero ajudar a equipe ao máximo a ir em busca de mais um título que, para mim, seria o primeiro”, disse Erika.

LSB RJ

estrangeiras na liga de basquete feminino
Marquita Daniels e Jessy Gneneka são as apostas da LSB RJ (Montagem)

A LSB Sodiê Doces apostou no mercado do exterior para se reforçar para a Liga de Basquete Feminino com a ala/pivô francesa Jessy Gneneka e a ala/armadora norte-americana Marquita Daniels.

Gneneka, de 26 anos e 1,81m, tem passagens pelo Lyon Basket e pela seleção de base sub-20 francesa. Já Daniels, de 25 anos e 1,71m, vem do basquete universitário dos EUA, onde atuou pela Universidade de South Alabama e também por Angelo State, do Texas.

“Já estive no Brasil várias vezes, mas será a primeira vez que vou jogar na elite do país. Espero adquirir mais experiência e que eu e minhas companheiras possamos evoluir para alcançarmos as melhores posições possíveis nas competições”, disse Gneneka, em vídeo postado pela equipe carioca nas redes sociais.

“Ouço coisas incríveis sobre o Brasil e estou super empolgada para jogar, mostrar meu talento e fazer o que for necessário para ajudar no sucesso da equipe”, completou Daniels, em outra publicação.

Além das estrangeiras, a equipe fluminense já assinou com a ala Jennifer Sirtoli, que teve breve passagem pelo clube em 2020, a jovem Julia Schmauch e também renovou com duas atletas da casa que possuem experiência na LBF: as alas Thayná – revelação nacional de 2018 – e Mayara. Ambas defenderam o São Bernardo em edições passadas da liga.

VERA CRUZ CAMPINAS

Babi liga de basquete feminino
A veterana Babi vai jogar sua quarta temporada pelo Vera Cruz Campinas

Campeão paulista com folga em 2020, o Vera Cruz Campinas não contará mais com com a MVP da competição, Damiris Dantas, que vai voltar a jogar pelo Minnesota Linx, da WNBA. Além disso, o time comandando pelo técnico Élcio Ortiz perdeu Patty para o Ituano e Erika para o Sampaio. Apesar das perdas e de não ter ido ao mercado para substuir as jogadoras que saíram, a equipe já confirmou quatro nomes para a temporada.

O primeiro foi o da pentacampeã da Liga de Basquete Feminino, Babi, veterana de 35 anos que entra em sua quarta temporada pela equipe campineira. Na sequência, o time paulista anunciou as extensões dos contratos das ala Tassia e Yasmim, além da armadora Maila, que fez bom estadual.

SESI ARARAQUARA

Sesi Araraquara manteve a base do elenco que disputou o Paulista em 2020

Quarto colocado no Campeonato Paulista, o Sesi Araraquara está apostando no trabalho para fazer a diferença na Liga de Basquete Feminino. A equipe do interior paulista foi a primeira a se apresentar e começar a treinar visando a temporada 2021.

O grupo que se reapresentou é o mesmo que disputou o último estadual, com nomes como a armadora Tainá Paixão, as alas Karen, Izabela e Mariane Carvalho, além das pivôs Silvinha e Juliana.

A equipe do interior paulista disputou a LBF pela primeira vez em 2019, quando alcançou as quartas de final, e disputaria a edição de 2020, cancelada pela pandemia de covid-19.

Mais em Basquete