Siga o OTD

Basquete

Minas e Flamengo seguem briga acirrada pela liderança do NBB

Minas e Flamengo disputam palmo a palmo a liderança do NBB. Nesta quinta, os dois times venceram

O Minas bateu o lanterna Brasília com muita folga nesta quinta-feira (28) e manteve a liderança na classificação do NBB. Fez 99 a 75, com equilíbrio apenas no primeiro quarto. O time lidera a competição com 33 pontos, um a mais do que o Flamengo, que sofreu para vencer a Unifacisa por 81 a 79. A rodada ainda contou com a vitória do Pato Basquete por 71 a 68 sobre o Fortaleza Basquete Cearense e o Cerrado Basquete, que fez 74 a 57 em Campo Mourão.

Todo mundo pontuou no Minas, com três acima dos dez pontos. JP Batista fez 17 e Johnson Jr marcou 15. Ronald anotou 12 e pegou sete rebotes. No Brasília, Samuel fez 23, Arthur 17, Jefferson mais 12. Caio Torres foi o reboteiro, com nove.

Foi a 16ª vitória do Minas em 17 jogos na liderança da temporada do NBB. Perdeu só na primeira rodada, lá em novembro, uma surra do Flamengo. De lá pra cá, 100% de aproveitamento. A próxima é contra o Unifacisa, sábado (30), às 18h. O Brasília tem campanha oposta. Ganhou só duas e perdeu 15. Pega o Flamengo no sábado.

Sufoco do Flamengo

Depois da vitória do Minas, o Flamengo entrou em quadra pressionado a se manter próximo do líder. Jogando no Maracanãzinho, o Rubro-Negro deu a pinta que o jogo seria tranquilo ao fazer 19 a 8 no primeiro quarto.

A facilidade acabou por aí. No segundo quarto, a Unifacisa reduziu a diferença para sete pontos (38 a 31) e ela se manteve assim no fim do terceiro período (61 a 54).

No último quarto, no entanto, a equipe paraibana foi dimiuindo a vantagem do Flamengo e chegou a ficar apenas um ponto atrás no placar quando faltavam 25 segundos com uma bola de três de Nehemias. Apesar da reação, a Unifacisa não conseguiu virar o jogo e Rubro-Negro comemorou a vitória por 81 a 79.

Olivinha Flamengo
Olivinha pegou incríveis 14 rebotes contra Unifacisa (Marcelo Cortes / Flamengo)

Rafael Hettsheimer, com 21 pontos, e Chuzito, com 20, foram os destaques do Flamengo na pontuação. Já Olivinha travou um duelo com Paranhos nos rebotes e os dois brilharam com 14 cada um. O jogador da Unifacisa foi o único a conseguir um duplo duplo na partida, já que marcou também 16 pontos.

Escalada

Antes de o Minas confirmar a liderança, Pato e Fortaleza Basquete Cearense entraram em quadra, e o time do nordeste começou melhor, vencendo a primeira parcial por 23 a 14. O Pato se recuperou na segunda e fez um jogo igual contra o adversário, ficando o placar do primeiro tempo em 42 a 32.

+ Líder do NBB, Minas ganha vaga do Peñarol na Champions League

O segundo tempo foi todo dos paranaenses, que cortaram a vantagem ainda no terceiro período, vencendo por 25 a 16, e viraram no último fazendo 14 a 10 para fechar nos 71 a 68. Foi a sétima vitória do Pato no NBB, em 17 partidas. O Fortaleza tem nove vitórias e agora oito derrotas.

Fortaleza Basquete Cearense Pato Basquete NBB basquete masculino Maracanazinho
(twitter/FECBasqCearense)

Thornton marcou 18 pontos, foi o cestinha do Pato Basquete, e ainda pegou oito rebotes. Matheusinho contribuiu com mais 14 e cinco assistências. No Fortaleza Basquete Cearense, Holloway marcou 16 e Brite somou 14 e deu cinco assistências. Mathias pegou 14 rebotes e ainda marcou fez pontos. Sualisson pegou 12 rebotes.

Arranque no fim

O Cerrado venceu Campo Mourão com um arranque no último quarto da partida. Fez 29 a 14 após os times encerrarem o terceiro período próximos no placar: 45 a 43 para o Cerrado. O jogo, aliás, foi bem equilibrado nos três primeiros quartos. 12 a 13, 14 a 11 e 19 a 19.

Foi apenas a quarta vitória em 17 partidas do time da capital federal. Está à frente apenas de Caxias do Sul e Brasília na tabela de classificação. Campo Mourão está logo acima, com cinco vitórias e 12 derrotas no NBB.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK

Crescenzi, do Cerrado, foi o cetinha com 16 pontos, pegou ainda nove rebotes. Coelho fez mais 15, Wiggins marcou 14 e Paulo outros 13 pontos, com mais oito rebotes. Por Campo Mourão, Cook, Figueroa e Pierotti anotaram onze pontos cada.

Mais em Basquete