Siga o OTD

Basquete

São Paulo alcança contagem centenária e bate Caxias no NBB

Essa foi a quinta fez que o São Paulo conquistou a pontuação centenária, se consolidado como melhor ataque da competição.

O São Paulo fez mais um grande jogo na temporada 2020/21 do NBB (Novo Basquete Brasil) e não tomou conhecimento do KTO/Caxias do Sul neste domingo (13). Em jogo que encerrou a rodada no ginásio Henrique Villaboim, o Tricolor atropelou o adversário ao triunfar por 109 a 89. Essa foi a quinta fez que os comandados do técnico Claudio Mortari alcançam a pontuação centenária, se consolidado como melhor ataque da competição
O São Paulo é o segundo colocado do NBB, atrás apenas do Flamengo e com um jogo a menos (João Neto/LNB)

O São Paulo fez mais um grande jogo na temporada 2020/21 do NBB (Novo Basquete Brasil) e não tomou conhecimento do KTO/Caxias do Sul neste domingo (13). Em jogo que encerrou a rodada no ginásio Henrique Villaboim, o Tricolor atropelou o adversário ao triunfar por 109 a 89. Essa foi a quinta vez que os comandados do técnico Claudio Mortari alcançam a pontuação centenária, se consolidado como melhor ataque da competição.

+ Tati Pacheco e Barbara comandam vitória em Portugal

Pelo São Paulo, o armador Georginho conquistou seu segundo triplo-duplo na temporada do NBB. O atleta do Tricolor marcou 20 pontos, dez assistências e dez rebotes. O pivô Lucas Mariano também fez 20 e, junto com Georginho, foi o cestinha da equipe. O ala-pivô Jefferson anotou 18 e o ala Shamell e o pivô Gerson contribuíram com 14. O maior pontuador do jogo foi o ala-pivô Túlio da Silva, do Caxias do Sul, com 23 acertos.

+ Huertas é cestinha e vence duelo brasileiro na Liga ACB

No momento, o time de Caxias do Sul entrou em quadra nove vezes vezes e venceu apenas uma delas, por isso, caiu para a 16ª e última colocação, com somente 11,1% de aproveitamento. Já o São Paulo, com o mesmo número de jogos do rival, permanece em segundo, com oito vitórias e um revés, o equivalente a 88,9%.

Detalhes da partida

Com grande volume ofensivo, o São Paulo foi amplamente superior no primeiro tempo. O Tricolor anotou nove bolas de três das 13 tentadas, aproveitamento de 69,2%. Com boas exibições de Jefferson, 15 pontos, e Lucas Mariano, 11 pontos, o Tricolor registrou 32 a 13, no quarto inaugural, e 27 a 18, no segundo período. O destaque do Caxias do Sul nos 20 minutos iniciais foi Túlio da Silva, com 12 pontos.

+ Com show de Hettsheimeir, Flamengo vence o Bauru no NBB

Na segunda metade do jogo pelo NBB, o Caxias do Sul melhorou na defesa e no ataque e o São Paulo colaborou deixando o ritmo cair. Entretanto, a diferença construída na primeira etapa ajudou os comandados de Mortari na administração da partida. No terceiro período, os atletas dirigidos por Rodrigo Barbosa venceram por 30 a 23. No último quarto, o Tricolor reagiu, mas ficou atrás: 28 a 27.

+ Santo André vence Araraquara e embola briga por vaga na final

Vitórias e Brasília e Pinheiros

O Pinheiros venceu o Cerrado pelo NBB neste domingo em São Paulo (João Neto/LNB)

Dois confrontos agitaram o ginásio Henrique Villaboim antes de Caxias do Sul e São Paulo. No primeiro duelo, o Sesi Franca foi surpreendido pelo BRB/Brasília, que ganhou por 93 a 90 em uma jornada com grande volume de bolas de três pontos pelo time candango, que liderou o placar de ponta a ponta. O ala Laster foi o cestinha do time vitorioso, com 20 pontos. Mas o maior pontuador do jogo foi o ala-pivô Lucas Dias, da equipe francana.

+ Isabela Ramona tem atuação arrasadora em vitória na Bulgária

Na segunda partida do dia, o Pinheiros anotou 80 a 77 em cima do Cerrado Basquete. A vitória da equipe dirigida por David Pelosini contou com grande atuação do armador Gabriel Campos. O camisa 2 anotou 27 pontos, cestinha disparado do embate. Do lado do time derrotado, o ala-pivô Douglas Nunes foi o maior pontuador, com 15 acertos.

O clube paulista ocupa a 11ª posição, com três vitórias em nove partidas, com 33,3%. Já o Cerrado é o 15º e penúltimo, com 11,1% e uma vitória em nove jogos. Com 66,7%, o Sesi Franca figura na sexta posição do NBB. O time do técnico Helinho ganhou seis dois nove jogos que fez. Já o Brasília é o 14º colocado, com 20%, dois resultados positivos e oito negativos em dez partidas.

Covid-19: Corinthians pede adiamento de dois jogos

Com 8 atletas com coronavírus, o Corinthians paralisou suas atividades presenciais por cinco dias. Os jogadores apresentaram sintomas moderados e se recuperam em isolamento. O Timão solicitou à LNB (Liga Nacional de Basquete) o adiamento das partidas diante de Minas e Fortaleza, previstas para 14 e 16 de dezembro, respectivamente.

+ Caio Pacheco vence jogo na Argentina no último arremesso

O pedido não foi atendido pela LNB e o Corinthians se posicionou compreendendo o posicionamento da entidade. O Timão aceitou a resolução com a certeza de que o mesmo critério será aplicado em eventuais futuras solicitações de outros clubes. Pensando na saúde das pessoas do clube, o time alvinegro informou que não disputará as próximas duas partidas do NBB.

Nota oficial da LNB:

Em resposta ao pedido do SCCP, que não foi atendido em virtude do Regulamento, esclarecemos o que segue:

  1. Na reunião do Conselho de Administração da LNB em 06 de outubro de 2020, TODOS os Clubes decidiram que não haveria adiamento de jogos em função do Covid-19, fosse por casos confirmados ou suspeitos. Na ocasião, os Clubes decidiram ainda que a equipe que não disputasse algum jogo seria atribuído um WO Técnico, onde a equipe que não comparecesse receberia 01 (um) ponto pela derrota.
  2. Esta decisão unânime contou, inclusive, com o voto do Corinthians que na oportunidade integrou o Conselho de Administração. As decisões do Regulamento do NBB são feitas, sempre, de maneira participativa e democrática.
  3. A decisão dos Clubes passou então a fazer parte do Regulamento do NBB desta temporada e um não cumprimento do mesmo poderá abrir um precedente de alto risco para todas as equipes, para a competição e causar uma situação de desigualdade entre as mesmas.

    Em razão do exposto acima, mesmo entendendo a gravidade da situação e nos solidarizando ao Sport Club Corinthians Paulista, infelizmente não podemos atender à solicitação em função de estarmos indo frontalmente contra o Regulamento aprovado e ainda uma decisão dos Clubes a respeito deste tema específico e que levaram em consideração, naturalmente, todas as nuances deste momento tão atribulado e optaram por este modelo.

O campeonato

Por conta do coronavírus, o NBB está sendo disputado em sete sedes, para diminuir assim a quantidade de viagens das equipes pelo país. São elas: Ginásio Maracanãzinho (Rio de Janeiro), Ginásio Antonio Prado Jr. (CA Paulistano), Ginásio do Morumbi (São Paulo FC), Ginásio Prof. Hugo Ramos (Mogi das Cruzes), Ginásio Wlamir Marques (Corinthians), Ginásio Henrique Villaboim (EC Pinheiros) Ginásio da ASCEB (Brasília-DF).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Na última semana, foi decidido que o sistema de sedes será mantido no segundo turno. Este começará então após a realização da Copa Super 8, que acontecerá entre os dias 16 e 23 de janeiro de 2021. O torneio reunirá os oito primeiros colocados do primeiro turno do NBB para uma disputa de mata-mata. O campeão terá então uma vaga garantida na Champions League de 2022.

Mais em Basquete