Siga o OTD

Tóquio 2020

Cartola vê dúvida para astros da NBA disputarem Olimpíada

Para Adam Silver, comissário da Liga, não deverá ocorrer uma pausa na próxima temporada, que permita a participação dos jogadores em Tóquio-2020

LeBron James era um dos astros cotados para representar os Estados Unidos em Tóquio-2020 (Divulgação NBA)

É real a possibilidade do torneio masculino de basquete da Olimpíada de Tóquio, no ano que vem, não contar com a presença dos astros da NBA. Uma entrevista de Adam Silver, o comissário da Liga americana, à NBA TV, deixou no ar que existe uma boa chance dos Jogos de Tóquio, que foram adiados para julho do ano que vem, não contarem com os principais jogadores da modalidade.

Segundo Silver, é improvável que a NBA faça alguma paralisação na temporada durante o período da Olimpíada. Por causa da pandemia do coronavírus, todo o calendário atual da liga foi afetado. Como a próxima temporada só começará em janeiro de 2021 e terá a programação normal de 82 partidas na temporada regular, haverá um inevitável choque de datas com os Jogos de Tóquio.

“Precisamos analisar, mas considero improvável que, se iremos começar mais tarde, façamos uma pausa durante a Olimpíada”, afirmou o chefão da NBA. “Não se trata apenas de parar pelo período que estarão em Tóquio. Os atletas precisam de um período de treinamento e depois de descanso”, completou o dirigente.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Desde que os profissionais da NBA foram autorizados a competir nas Olimpíadas, em Barcelona-1992, os Estados Unidos conquistaram seis das sete medalhas de ouro em disputa, com times repletos de astros da liga americana.

Problema para outros países

O problema é que a decisão de não paralisar a temporada da NBA no ano que vem poderá afetar também outros países. Com mais de 100 jogadores estrangeiros na liga, a sequência normal da temporada poderá afetar até países que ainda buscam a classificação olímpica. Os pré-olímpicos mundiais serão realizados em junho, um mês antes dos Jogos de Tóquio.

“Estou um pouco preocupado com algumas seleções porque suas estrelas jogam na nossa liga. A ausência deles fará uma diferença muito grande. São circunstâncias extraordinárias, mas mesmo planejando o que faremos em relação à Olimpíada, como podemos saber de que forma estará o mundo no próximo verão?”, questionou Adam Silver.

Mais em Tóquio 2020