Siga o OTD

Basquete

Flamengo conquista Carioca pela 15ª vez seguida

O Rubro-Negro atropelou o adversário ao ganhar por 64 pontos de diferença: 104 a 40. O Mengão chegou ao 46º troféu do Estadual do Rio de Janeiro

Flamengo Carioca Basquete Tijuca
O Flamengo derrotou o Tijuca na final e o ala/pivô Olivinha foi eleito o melhor jogador do Carioca (Marcelo Cortes/CRF)

O Flamengo conquistou neste domingo (4) o seu 15º título consecutivo do Campeonato Carioca masculino de basquete. Na decisão, assim como em toda competição, o Rubro-Negro atropelou o adversário. A vítima na final foi o Tijuca, que perdeu por 64 pontos de diferença: 104 a 40. Com o pentadecampeonato nas mãos, o Mengão chegou ao 46º troféu do Estadual do Rio de Janeiro.

+ Com Georginho cestinha, São Paulo bate o Pinheiros no Paulista

O técnico Gustavo de Conti iniciou a partida com Franco Balbi, Marquinhos, Jonathan, Olivinha e Rafael Mineiro. O Flamengo teve um início avassalador e fechou o primeiro quarto ganhando por 35 a 1. O Rubro-Negro seguiu atropelando o Tijuca e foi para o intervalo na liderança: 64 a 12. O Mengão seguiu dominando completamente o oponente e fechou o terceiro período em 83 a 26.

+ Erika Souza é campeã da Copa da Bélgica com o Castors Braine

Nos últimos dez minutos da decisão do Carioca de basquete, o Flamengo fez 21 a 14 no Tijuca. Com o cronometro zerado, jogadores e comissão técnica celebraram mais um título estadual. O ala/pivô Olivinha foi eleito o melhor jogador da competição. O pivô Rafael Hettsheimeir foi o cestinha da final, com 18 pontos.

Jogadores e comissão técnica comemoram a conquista (Marcelo Cortes/CRF)

Foco na Champions

Após o título Carioca, o Flamengo foca agora na final da Champions League Americas. O Rubro-Negro se garantiu na decisão de maneira invicta, com oito vitórias em oito jogos. O técnico Gustavinho e seus comandados jogarão no Uruguai no dia 30 de outubro e a Antel Arena, de Montevidéu, será o local do duelo contra Quimsa ou San Lorenzo.

+ Na prorrogação, Osasco vence Corinthians no Paulista

O Flamengo eliminou na semifinal o Instituto Córdoba, no Maracanãzinho, e fez a melhor campanha da competição, adquirindo o direito do mando de quadra na final, que seria em uma série melhor de três. Porém, devido à pandemia do coronavírus, os organizadores do torneio decidiram pela disputa em jogo único e local neutro. A Champions League Americas foi paralisada no dia 13 de março e retorna após mais de sete meses.

“O Flamengo conseguiu a vaga na final da Champions sem perder um jogo e, com isso, garantiu o direito de decidir em casa em dois ou três jogos. Este é um fator importante para qualquer time e não seria diferente para nós. Não fosse a pandemia, nunca aceitaríamos que a competição fosse decidida em jogo único, mas pensando na saúde dos envolvidos, entendemos a decisão da FIBA”, disse Marcelo Vido, diretor dos Esportes Olímpicos.

+ Com 3º período arrasador, Mogi vence Liga Sorocabana no Paulista

Quimsa e San Lorenzo empatam por 1 a 1 na outra semifinal. A terceira e decisiva partida da série foi adiada por causa da pandemia do coronavírus. O jogo foi remarcado e acontecerá no dia 25 de outubro, na Argentina.

Rubro-Negro arrasador no Carioca de basquete

Flamengo Tijuca Carioca Basquete Ao vivo
Assista ao vivo Flamengo e Tijuca, neste domingo (4), às 14h, no Maracanãzinho (Marcelo Cortes/CRF)

Nas semifinais, no sábado (3), o Flamengo ganhou do Municipal, por 92 a 51. Os destaques da vitória do Flamengo foram o ala/pivô Rafael Rachel, de 20 anos, que anotou um duplo-duplo, com 17 pontos e 19 rebotes, e o ala Pedro Nunes, com a mesma idade, que foi o cestinha do jogo, com 19 pontos.

+ Benite é cestinha e Burgos vai à final da Champions League

O Flamengo abriu sua participação no Carioca, no ginásio do Maracanãzinho. No aguardado retorno após seis meses sem ir à quadra, o Mengão venceu o Atitude por 114 a 37. O cestinha da partida foi Chuzito, com 16 pontos.

Depois da estreia com placar centenário e quase setenta pontos de vantagem para o rival, o time Rubro-Negro conquistou uma vitória tranquila sobre o Niterói: 113 a 47. Marquinhos foi o cestinha, com 21 pontos, seguido por Leo Demetrio, com 20, e Mineiro, com 19. Olivinha foi o líder em rebotes, com nove, e Balbi em assistências, com sete.

+ Em jogo irregular, Bauru vence Franca na abertura do Paulista

A terceira vitória veio sobre o Municipal por 119 a 37. O cestinha da partida desta foi Chuzito, com 18 pontos, seguido por Hettsheimeir (16) e Balbi (14). Olivinha foi o líder em rebotes (9) e Yago em assistências (13).

A quarta vitória veio sobre o Tijuca por 98 a 55. Gustavinho aproveitou a partida contra o Tijuca para dar rodagem a todo elenco. O cestinha da partida foi Yago, que anotou 18 pontos e ainda deu sete assistências. Pedro Nunes contribuiu com 14, Jhonatan Luz com 13 e Franco Balbi com 11 pontos e 5 assistências.

História

A primeira vez que o Campeonato Carioca de basquete foi disputado foi em 1924, ou seja, há quase 100 anos. O Estadual é um dos mais tradicionais do país. O Flamengo é disparado o maior vencedor com 46 títulos, seguido pelo Vasco, que foi campeão 16 vezes, Fluminense, que ganhou 12, e Botafogo, que ficou com a taça dez vezes.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Dos times que disputam o atual Estadual de basquete, apenas o Flamengo já foi campeão. Dos outros, quem chegou mais perto foi o Club Municipal, vice em 1969, 1970, 1978 e 2009. O Flamengo ganhou as últimas 15 edições. A última vez que o Rubro-Negro não ficou com o título foi em 2004, ano em que o Telemar, time comandado por Oscar Schimidt, levantou a taça.

Mais em Basquete