Siga o OTD

Atletismo

Atletas de cinco países entre os destaques da São Silvestre

Buscando manter hegemonia, atletas de Quênia, Etiópia, Uganda, Tanzânia e Bolívia correrão a São Silvestre

Estrangeiros na São Silvestre 2023
(Foto: Foco Radical)

A “legião estrangeira” da 98ª Corrida Internacional da São Silvestre terá nomes de destaques no circuito de corridas de rua no país e no exterior. No dia 31 de dezembro, atletas do Quênia, Etiópia, Uganda, Tanzânia e Bolívia estarão reforçando a Elite da principal prova de rua da América Latina. Mais do que isso, eles pretendem manter a hegemonia de vitórias dos últimos anos, que no masculino chega a 11 vitórias consecutivas e no feminino soma 15 primeiros lugares.

Entre os homens, os destaques dessa edição são o ugandense Moses Kibet, vencedor da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro (2023) e da II Meia Maratona de Guarulhos (2023); os quenianos Vestus Cheboi Chemjor, campeão da Maratona Internacional de São Paulo (2023) e da Maratona Internacional de Porto Alegre (2023), Timothy Kiplagat Ronoh, vice na Maratona de Roterdã (2023) e que ganhou as maratonas de Melbourne e Abu Dhabi em 2022; Emnanuel Bor, campeão da Corrida Internacional de Langueux (FRA) e vencedor da Meia Maratona de Hyundai (Porto), ambas em 2023; Kosgei Nicolas Kipitoo, 4º na Meia Maratona Kigai (Ruanda) e campeão da Tribuna da Santos (2019); o tanzaniano Josephat Joshua Gisemo, campeão da meia maratona de Nagai no Japão e da meia maratona de Zanzibar na Tanzânia; e, por fim, o boliviano Hector Flores, terceiro na São Silvestre de 2021.

No feminino, os destaques estrangeiros já confirmados ficam por conta das quenianas Catherine Reline, atual campeã da São Silvestre, Viola Jelagat Kosgei, vencedora da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro (2023) e da Volta Internacional da Pampulha (2023), Sheila Chelangat, que venceu o campeonato nacional de cross-country do Quênia em 2020 e 2021, Vivian Jelagat, ganhadora da Corrida Integração Campinas (2023), e Faridah Jepchirchir, campeã da Maratona Internacional de Curitiba (2023).

Mais sobre a corrida

A tradicional Corrida Internacional de São Silvestre, programada para o dia 31 de dezembro, tem percurso de 15km por ruas e avenidas paulistanas. A prova passa por alguns dos principais pontos turísticos da cidade de São Paulo. A largada e a chegada serão na Avenida Paulista. A elite feminina começará às 7h40, enquanto a disputa masculina se iniciará às 8h05, no horário de Brasília.

Além dos estrangeiros, a prova contará com a presença massiva de brasileiros. Eles, aliás, buscam quebrar um jejum de 13 anos sem vitórias. Fábio de Jesus Correia, Ederson Vilella, Giovane dos Santos, Sávio Rodrigues e Franck Caldeira estão entre os destaques masculinos. Já no feminino, competirão Larissa Quintão, Kleidiane Barbosa, Mirela Andrade e Jéssica Soares, entre outras.

*De assessoria de imprensa

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Atletismo