Siga o OTD

Atletismo

Confirmada equipe do Mundial de Marcha Atlética por Equipes

Seleção que vai representar o país em Omã terá 15 atletas, sendo sete mulheres e oito homens, representando o Brasil. Confira a lista completa e a programação de todas as provas

Caio Bonfim marcha atlética atletismo Sul-Americano brasileiros Mundial de marcha atlética equipes Brasil
Caio Bonfim é o grande nome do grupo (Wagner Carmo/CBAt)

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou na tarde desta terça-feira (22) os nomes dos integrantes da delegação que representará o Brasil no Campeonato Mundial de Marcha Atlética por Equipes, nos dias 4 e 5 de março, na cidade de Mascate, em Omã. A competição é o primeiro grande evento da World Athletics (WA) de 2022. Um dia antes, havia divulgado os treinadores.

O país terá uma equipe com 15 atletas – sete mulheres e oito homens –, todos com os índices exigidos pela World Athletics “O clima e a temperatura serão muito bons no início de março, ficando entre 20 e 27 graus, diferente do calor que normalmente faz no Oriente Médio”, comentou Domingos Pandeló, gerente Técnico da CBAt. “Acreditamos no grande potencial da marcha atlética e no surgimento de uma nova geração, muito promissora para o Brasil.”

Viviane Lyra e Caio Bonfim Copa Brasil de marcha atlética Brasil
Viviane Lyra e Caio Bonfim (Wagner Carmo/CBAt)

A programação do Mundial de Marcha Atlética por Equipes prevê três provas na sexta-feira (4). À 1h começam os 10 quilômetros sub-20 feminino e às 2h10 largam os competidores dos 10 quilômetros sub-20 masculino. Às 9h é a vez da prova feminina dos 20 quilômetros. No dia seguinte, às 00h, será a vez dos 35 quilômetros masculino e feminino e, às 9h, os 20 quilômetros masculino fecha a programação. Os horários são de Brasília.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Caio e Viviane

O destaque do Brasil é o brasiliense Caio Confim, ganhador da medalha de bronze no Mundial de Londres-2017 na prova dos 20 km. Em Mascate, o machador optou por disputar os 35 km, já que os 20 km também serão disputados no dia 5 de março. “Fizemos algumas análises e achamos, neste momento, que o Caio deve se sair melhor nos 35 km. No Mundial de Eugene, em julho, ele poderá fazer as duas provas porque o calendário da competição permite”, explicou João Sena, treinador de Caio, que também foi convocado para o evento de Mascate. Já Viviane Lyra foi inscrita nas duas provas. Como tem índices, ela disputará os 20 km no dia 4 e os 35 km no dia 5.

Convocados Mundial de Marcha Atlética por Equipes

Feminino
Viviane Santana Lyra (AEFV-RJ) – 20 e 35 km
Elianay Santana Barbosa (CASO-DF) – 35 km
Mayara Luize Vicentainer (Timbó-SC) – 35 km
Nair da Rosa (AABLU-SC) – 35 km
Gabriela de Souza Muniz (CASO-DF) – 20 km
Lilian Bittencourt (Balneário Camboriú-SC) – 10 km sub-20
Gabrielly Cristina dos Santos (FECAM-PR) – 10 km sub-20

Masculino
Caio Bonfim (CASO-DF) – 35 km
Rudney Dias Nogueira (UCA-SC) – 35 km
Max Batista dos Santos (CASO-DF) – 35 km
Diego Pereira Lima (CASO-DF) – 35 km
Matheus Gabriel Correa (AABLU-SC) – 20 km
Lucas Gomes Mazzo (CASO-DF) – 20 km
Heron Miranda (Balneário Camboriú-SC) – 10 km sub-20
João Victor Silva Guimarães (CASO-DF) – 10 km sub-20

Mais em Atletismo