Siga o OTD

Tóquio 2020

Alison dos Santos avança para semifinal com segundo melhor tempo

Um dos maiores nomes da atual temporada dos 400m com barreiras, Alison dos Santos controlou toda a prova e conseguiu o 2º melhor tempo das classificatórias para a semifinal em Tóquio

Alison dos Santos Jogos Olímpicos de Tóquio
Wagner Carmo/CBAt

O esperado aconteceu. Maior nome do atletismo brasileiro no ciclo, Alison dos Santos avançou para as semifinais do 400m com barreiras. No dia de abertura da modalidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o brasileiro, que lidera a Liga Diamante na atual temporada, conseguiu a segunda melhor marca de sua prova, com 48s42, e se garantiu na semifinal, no fim da noite desta quinta-feira (29). Marcio Telles, Fernando Ferreira, Thiago Moura e Altobeli da Silva foram eliminados.

-Confira TUDO que você precisa saber sobre o atletismo nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Como foi o dia no atletismo

Na disputa dos 400m com barreiras, Alison dos Santos controlou o ritmo durante toda a prova. Estreando em Jogos Olímpicos, o brasileiro manteve o ritmo, claramente segurando a velocidade, se manteve entre os líderes durante todo o tempo e terminou com a marca de 48s42, na segunda colocação. O resultado garantiu Alison nas semifinais da prova.

(Wagner Carmo/CBAt)

“Estou muito feliz realmente. A gente veio conhecer o estádio dois dias antes da prova, é um lugar magnífico. Só fico um pouco triste de não ter público, mas temos que aproveitar o momento. Estou muito feliz de estar participando dos Jogos, de estar correndo em um estádio maravilhoso como este e ao lado de grandes atletas. A nossa intenção era passar bem para a semifinal, não só em colocação, mas em tempo também. Era fazer uma corrida econômica, ser rápido, chegar bem e passar entre os dois primeiros da série para conseguir uma boa raia na semifinal, melhor posicionada para chegar na final”, comentou Alison dos Santos.

Na mesma prova, Marcio Telles conseguiu a melhor marca da temporada. Com 49s70, o brasileiro terminou sua bateria com a sexta colocação geral e não avançou para a semifinal da prova. “Eu fiz uma primeira parte muito boa, mas na segunda eu senti. Na reta final eu estava bem, mas acabei bobeando e mais dois atletas acabaram me passando. Bola para frente. Tive dois anos mais pesados, sem saber onde eu iria treinar, mas vamos para frente”, comentou Marcio Telles.

(Wagner Carmo/CBAt)

Rosângela Santos larga mal e é eliminada

Primeira brasileira a competir nos 100m rasos, Rosângela Santos não foi bem. Depois de não conseguir largar bem, a brasileira buscou recuperar o ritmo durante a prova e não conseguiu. Com a marca de 11s33, a velocista do Brasil acabou ficando fora da semifinal.

(Wagner Carmo/CBAt)

“Foi muito ruim. Minha saída foi muito abaixo do que eu gostaria e acredito que com isso não passe para a semifinal. Minha missão aqui nos Jogos Olímpicos de Tóquio ainda não acabou. Tenho que focar no que está por vir e seguir. Tenho que ajudar o revezamento do Brasil”, comentou.

Outra brasileira na mesma prova, Vitória Rosa não competiu. Com previsão de estar entre as atletas que iriam correr na quarta bateria, a brasileira não apareceu para a disputa, para se preservar para as outras disputas que ela tem no Japão, e acabou eliminada da competição nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Brasileiros no salto em altura 

Primeiros brasileiros a competir no atletismo nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Thiago Moura e Fernando Ferreira disputaram a qualificatória do salto em altura. Após passar pelo sarrafo de primeira, quando ele estava em 2.17m, Thiago e Fernando enfrentaram problemas. 

Thiago Moura acabou não passando pelos 2.25m (Wagner Carmo/CBAt)

Quando a altura subiu para 2.21m, os atletas passaram com muita dificuldade. Fernando Ferreira usou as três tentativas que tinha para superar a altura e seguir na competição. O mesmo aconteceu com Thiago Moura e os dois brasileiros seguiram para as tentativas de 2.25m.

Com o sarrafo quatro centímetros mais alto, o Brasil acabou eliminado. Após conseguir avançar somente na terceira tentativa, Fernando Ferreira e Thiago Moura não superaram o 2.25m e acabaram eliminados dos Jogos Olímpicos de Tóquio no salto em altura. 

(Wagner Carmo/CBAt)

Altobeli da Silva fora da final dos 3.000m com obstáculos 

Único representante do Brasil nos 3.000m com obstáculos, Altobeli da Silva não conseguiu um bom resultado. Depois de ser finalista da prova nos Jogos Olímpicos de 2016, o brasileiro terminou sua participação com o tempo de 8:19:27 e foi o 27º melhor classificado. Desta forma, Altobeli foi eliminado dos Jogos Olímpicos de Tóquio. 

Altobeli da Silva não conseguiu repetir o feito da Rio-2016 (Wagner Carmo/CBAt)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Estou muito mal e chateado. Eu sei quanto eu trabalhei, me preparei. Quando você não se prepara, não treina é uma coisa. Eu abri mão de muita coisa e não consegui. Minha vontade é de chorar. Na Rio-2016 eu fui finalista e não treinei tanto quanto estou treinando agora. Eu merecia algo melhor por tudo que eu passei. Me cobro demais”, comentou Altobeli após a prova.

Mais em Tóquio 2020