Siga o OTD

Maratona Aquática

Ana Marcela Cunha supera francesa por 0s50 e ganha ouro em Doha

Depois de 13 meses sem provas da Série Mundial de maratona aquática, Ana Marcela Cunha prova que continua em alto nível e fatura a medalha de ouro em Doha

ana marcela cunha medalha de ouro na etapa de doha da série mundial de maratona aquática

Atleta do Time Nissan e do Time Ajinomoto, Ana Marcela Cunha começou com tudo na temporada 2021. A brasileira conquistou a medalha de ouro na etapa de Doha da Série Mundial de maratona aquática. Ela cruzou o pórtico de chegada com o tempo de 2h01min30s30, apenas meio segundo a frente da francesa de 20 anos, Oceane Casignol, que terminou na segunda colocação. Lea Boy, da Alemanha, completou o pódio com 2h01min31s90.

ana marcela cunha no podio da etapa de doha da série mundial de maratona aquática
Depois de 13 meses sem competições, Ana Marcela Cunha volta ao lugar mais alto do pódio (Fina)

“Foi uma prova dura, com muita marcação em mim. O ritmo foi forte e muito bem nadado. Mas consegui imprimir o meu ritmo, fazer a minha prova, nadando um pouco mais a frente que as demais adversárias.  No final, a francesa e eu conseguimos abrir um pouco mais e fizemos uma chegada apertada, mas, consegui me antecipar e bater na frente no pórtico”, contou a brasileira. 

A pentacampeã mundial contou também que as condições climáticas estavam favoráveis a ela e admite estar muito contente com a medalha de ouro.

“Eu adoro nadar com onda e vento. A temperatura da água estava boa e o mar marolado, do jeito que gosto. Doha sempre me traz boas recordações. É o terceiro ano que saio daqui com medalha. Estou feliz com o resultado de mais um pódio mundial. Estamos no caminho certo da preparação para a prova olímpica”, encerrou a baiana que foi ouro em 2019, prata em 2020 e agora ouro novamente.

O técnico Fernando Possenti elogiou a postura de sua atleta durante a prova e comemorou o resultado. “Começamos com o pé direito. Ana Marcela fez uma prova boa, foi corajosa e nadou na frente das adversárias, impondo seu ritmo. Estou bem satisfeito com o que vi”, elogiou Possenti

ana marcela cunha e o técnico fernando possenti
Ana Marcela Cunha ao lado do técnico Fernando Possenti (Fina)

A prova contou com a participação de 36 nadadoras, das quais quatro estão classificadas para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Entre elas, o melhor desempenho, depois, claro, de Ana Marcela Cunha, foi da alemã Leonie Beck, que ficou em quarto lugar. A italiana Rachele Bruni terminou em quinto e a francesa Lara Granjeon acabou apenas em 18º. lugar.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Ana Marcela Cunha subiu ao pódio pelo terceiro ano seguido na etapa de Doha da Série Mundial de maratona aquática. Ela foi campeã em 2019 e ficou com a medalha de prata em 2020.

A competição disputada no Catar foi a única etapa do circuito disputada ano passado no dia 15 de fevereiro. Todas as outras oito que estavam previstas para 2020 foram canceladas por causa da pandemia. Ou seja, há 13 meses não havia disputa e, mesmo tanto tempo depois, Ana Marcela Cunha mostrou que continua no mesmo nível de antes da parada.

“A organização criou diversas medidas restritivas para a realização da prova. Fizemos exame na chegada, ficamos dentro do hotel esperando o resultado… e estamos fazendo todas as refeições no apartamento. Mas essa, por enquanto, é nossa realidade. De qualquer forma é muito bom poder voltar a competir em alto nível, fazer o que mais amo”, afirmou a brasileira.

No masculino, Allan do Carmo terminou na 27ª colocação. Marc-Antoine Olivier foi o campeão, seguido por Kristof Rasovsky e Gregorio Paltrinieri. A próxima etapa da Série Mundial de maratona aquática será em maio, nas Ilhas Seychelles.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Maratona Aquática