Siga o OTD

Assunção 2022

Mucho oro: Brasil vence seis na sessão noturna do atletismo

Leticia Oro Melo, Luiz Mauricio Dias, Eduardo de Deus, Thiago Moura, Ana Carolina Azevedo e Felipe Vinicius dos Santos levam ouro no atletismo em Assunção

leticia oro atletismo brasil
Divulgação/CBAT

Uma chuva persistente, além do vento constante marcou as provas de atletismo na noite desta quinta-feira em Assunção 2022. Mas também foi uma chuva de ouros que o Brasil coletou no Centro Nacional de Atletismo, com seis medalhas de ouro apenas na sessão noturna, incluindo a medalhista mundial Leticia Oro Melo. Além disso, foram mais três pratas e quatro bronzes, totalizando 13 pódios para o país no atletismo apenas na noite desta quinta-feira (13) nos Jogos Sul-Americanos.

Como foram os ouros do Brasil

Leticia Oro Melo dominou a prova do salto em distância do início ao fim. A medalhista de bronze no último mundial de atletismo, fez 6.64m no primeiro salto para não serem ameaçada por nenhuma das rivais. Ela ainda fez o segundo (6.47) e terceiro (6.46) melhor salto de toda competição. A colombiana Natália Liñares foi a única que chegou perto de Oro com 6.43 e a equatoriana Yuliana Agulo levou o bronze, com 6.22.

No alto em altura, o brasileiro Thiago Moura foi o único a passar dos 2.16m Com o ouro garantido ele saltou ainda para 2.19m, mas não conseguiu superar a barreira nos 2.22m. Gilmar Palacios, do Equador, foi prata com 2.13m, enquanto o chileno Nicolás Numair levou o bronze para o Chile, com a marca de 2.10m.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Numa das provas mais clássicas do atletismo, o olímpico Felipe Vinicius dos Santos venceu o decatlo com 7692 pontos, apenas 13 a frente do equatoriano Andy Preciado. O brasileiro Fernando Ferreira garantiu o bronze ficou com 7449. O venezuelano Gerson Izaguirre, com 7310, e o paraguaio Lars Anthony Flaming Lepp, com 5430 pontos, completaram os cinco atletas que chegaram ao fim da prova.

Na nona prova do decatlo e primeira disputada na sessão noturna, o atleta da casa venceu para festa local. Ele também esteve a frente durante boa parte dos 1.500m, mas os dois líderes ultrapassaram ele no final. A espera dos resultados finais foi muito aguardada. Apesar do equatoriano ter vencido a última prova, com 4:56.43, Felipe ficou na margem necessária de distância, um pouco mais de um segundo atrás, com 4:57.65, o que não foi o suficiente para a vitória de Andy.

+ Jucilene Lima leva prata no lançamento do dardo em Assunção

Porém, há divergências no próprio site oficial dos Jogos Sul-Americanos, que deu o bronze para o venezuelano Gerson Izaguirre na página das medalhas, enquanto mantém a tabela de pontuação que indica o bronze de Fernando. Como as tabelas completas com os resultados não estão publicadas – apenas a pontuação de cada prova -, iremos atualizar a matéria assim que houver uma explicação oficial.

Enquanto muitos brasileiros reclamaram da chuva, Ana Carolina Azevedo declarou ao final dos 100m rasos: “eu amo chuva”. Não a toa, ela venceu o ouro com 11.75, enquanto a Argentina ficou com a prata e Equador bronze. Maria Florencia Lamboglia correu para 11.90 e Ángela Tenorio fez 11.93.

+ Com estrelas das águas abertas, Manaus Adventure é inaugurado 

Nos 100m com barreira, teve dois brasileiros no pódio: Eduardo de Deus e Gabriel Oliveira Constantino os dois brasileiros fizeram uma boa disputa contra o colombiano Fanor Escobar. e Eduardo disparou na reta final, assim sagrando-se bi-campeão dos Jogos Sul-Americanos, com o tempo de 13.70. Gabriel ficou com o bronze marcando 14.00 cravados. Fanor levou a prata com 13.96.

Na final do lançamento de dardo, Luiz Maurício Dias estava em segundo lugar até o último lançamento, quando alcançou a marca de 76,90m para ficar com a medalha de ouro. Azar do colombiano Billy William Julio, que ficou com a prata com 74.38m. O paraguaio Antonio Ortiz fez a alegria da torcida que suportou a chuva a noite toda e levou o bronze com 70.96m. Pedro Henrique Rodrigues ficou em quarto, com a marca de 67.84m.

Não só de oro foi a noite brasileira no atletsimo

Infelizmente, não foi desta vez que veio o sub-10 no atletismo sul-americano. Com a pista bem molhada, a corrida foi bem apertada. Felipe Bardi começou muito bem a prova, porém foi ultrapassado pelo argentino Franco Florio, que venceu com o tempo de 10.35, enquanto Bardi fez apenas 10.37. O bronze foi entregue para o colombiano Carlos Andres Palacios, que correu para 10.46, enquanto o brasileiro Rodrigo Pereira do Nascimento terminou em quarto com 10.53.

Na final dos 1.500m, Guilherme Kurtz levou a prata correndo para 3:41.58, enquanto Federico Bruno levou mais um ouro para a Argentina, completando a prova em 3:40.90. O uruguaio Santiago Catrofe Cacharron ficou com o bronze, com 3:42.75. Já na mesma prova pelo feminino, dobradinha argentina, com Fedra Luna levando o ouro (4:14.69) e Mariana Borelli ficando com a prata (4:16.69). Porém, deu Brasil no pódio!! Jaqueline Beatriz Weber fez melhor marca para conquistar o bronze, com o tempo de 4:17.50.

+ Boxe brasileiro vence quatro ouros e faz melhor campanha

Nos 400m rasos, Lucas da Silva Carvalho veio forte na reta final, brigando pela prata, enquanto o argentino Elian Larregina disparou para levar o ouro correndo a 45.80. Mas nos últimos metros, não deu para Lucas. Kelvin Padrino ficou com a prata marcando 46.41, enquanto Lucas terminou com o bronze com 46.47. Vitor Hugo Miranda brigando pelo quarto lugar ameaçou um sprint final para chegar na zona de medalhas mas não conseguiu, terminando em quarto lugar com 46.95. 

Em entrevista ao Canal Olímpico do Brasil, depois da prova, Lucas declarou que não gosta das condições climáticas, e por isso ficou feliz por ter conseguido brigar pela medalha. “Odeio chuva. Odeio fazer qualquer coisa na chuva. Vi que hoje não ia parar então resolvi até aquecer na chuva”, complementando que sentiu um pouco a perna no aquecimento e ficou preocupado. Ele ainda acredita que teve um início devagar, mas ficou feliz por não ter sentido mais a perna e ter conseguido brigar pela medalha

+ Quadro de medalhas dos Jogos Sul-Americanos de Assunção

Na final dos 100m com barreira feminino Micaela de Mello chegou a cruzar as barreiras ao mesmo tempo da venezuelana Yoveinny Mota, mas a rival garantiu seu ouro a partir da barreira final. Yoveinny fechou com 13.60 e Micaela garantiu a prata com 13.69. A colombiana María Alejandra Murillo ficou com o bronze.

Em apenas uma prova o Brasil não chegou no pódio na sessão noturna. Disputando os 400m rasos, Tiffani Marinho chegou na quarta posição. Apesar da brasileira ter corrido bem na reta final, ela não chegou perto das medalhistas: Evelis Aguilar, com o ouro; Martina Weil Restrepo, do Chile, levou a prata; e Gabriela Suarez do Equador ficou com o bronze.

Resumo das medalhas

Ouro: Leticia Oro Melo (salto em distância), Luiz Mauricio Dias (lançamento de dardo), Eduardo de Deus (110m com barreira), Thiago Moura (salto em altura), Ana Carolina Azevedo (100m), Felipe Vinicius dos Santos (decatlo)

Prata: Micaela de Mello (100m com barreira), Guilherme Kurtz (1.500m), Felipe Bardi (100m rasos)

Bronze: Lucas  Da Silva Carvalho (400m rasos), Gabriel Oliveira Constantino (110m com barreira), Jaqueline Beatriz Weber (1.500m), Jose Fernando Ferreira (decatlo)

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Assunção 2022