Siga o OTD

Assunção 2022

Victor Penalber leva judô do Brasil ao ouro por equipes 

Evento marcou a estreia do Ex-judoca como treinador em uma delegação organizada pelo COB.

Victor Penalber leva judô do Brasil ao ouro por equipes nos Jogos Sul Americanos de Assunção 2022
Os Jogos de Assunção marcaram a estreia de Victor como treinador (Miriam Jeske/COB)

O Brasil encerrou a participação no torneio de judô dos Jogos Sul Americanos de Assunção 2022 com a conquista da medalha de ouro por equipes mistas, nesta quinta-feira (13).  A vitória coroou a melhor campanha entre todos os países, com um total de seis ouros, três pratas e quatro bronzes, somando as medalhas da disputa individual. O evento marcou também a estreia de Victor Penalber como treinador em uma delegação organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). 

+Confira o quadro de medalhas dos Jogos Sul Americanos de Assunção 2022

Ele encerrou uma carreia de destaque como atleta de judô em fevereiro de 2021, quando tinha apenas 31 anos, após lidar com seguidas lesões. O carioca conquistou a medalha de bronze no Campeonato Mundial Astana 2015, assim como nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015 e representou o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016. 

Victor Penalber dando instruções à beira do tatame (Foto: Miriam Jeske/COB)

“O esporte é o mesmo, as regras são as mesmas, o ambiente da delegação é o mesmo, mas a sensação é totalmente diferente. Parece que você sofre várias vezes. Antes eu dependia de mim, mas aqui a gente carrega várias expectativas, estratégias e emoções diferentes. Então, é um aprendizado muito gostoso, todos os dias”, disse Victor Penalber. 

Início da carreira

Logo que encerrou a carreira de atleta no judô, Penalber teve uma oportunidade de iniciar como técnico no Instituto Reação, do Rio de Janeiro. “No final da minha carreia de judoca eu estava sofrendo muito nos treinamentos. Passei por oito cirurgias em quase todas as minhas articulações. Apesar da pouca idade o meu corpo já não estava aguentando”, disse o treinador. 

“As coisas estão funcionando mais rápido do que eu imaginava. Mas eu sempre tive a ideia de que teria que compartilhar tudo que recebi durante a caminhada. Poder dividir isso com esses garotos e vê-los brilhar é muito bom”, disse Victor, irmão de Giullia Penalber, que conquistou a medalha de prata da categoria até 57kg, no wrestling, também nesta quinta, nos Jogos Sul-americanos. 

Ouro em Assunção

O ouro por equipes mistas do judô desta quinta-feira veio após uma vitória emocionante por 4 a 3 em cima da seleção peruana. A Argentina, que derrotou a Colômbia por 4 a 2, e Venezuela, que bateu o Chile por 4 a 1, ficaram com os bronzes. O Brasil disputou a final com Beatriz Freitas, Gabrielle Gonzaga, Millena Silva, Wilgner Mendes, Gabriel Arelavo e Jonas Ribeiro. 

Gabriel Arelavo abraçando rival após vitória (Miriam Jeske/COB)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Penalber, junto com Marcus Agostinho, no feminino, teve em seu comando uma equipe muito jovem. Os atletas foram ao Paraguai com o objetivo de ganhar experiência. “Para alguns deles, essa é a primeira competição internacional. O que mostra a força do judô brasileiro. O Brasil competiu com muita personalidade e essa vitória engrandece o espírito deles para outras batalhas. Vamos guardar o nome desses meninos e meninas porque eles podem chegar aos Jogos Olímpicos”, afirmou o treinador.

Mais em Assunção 2022