Siga o OTD

Surfe

AO VIVO: Etapa de Teahupoo – Mundial de Surfe

Assista ao vivo às finais da etapa de Teahupoo, no Taiti, sétima parada do mundial de surfe 2018.

A etapa mais temida do mundial de surfe 2018 começou. Na paradisíaca Polinésia Francesa, com fundo de corais, uma das maiores e mais perfeitas esquerdas – se não a mais perfeita – recebe os melhores surfistas do planeta entre os dias 10 e 21 de agosto. A etapa de Teahupoo é a sétima parada do circuito neste ano e pode ser decisiva para a reta final da temporada. Gabriel Medina, especialista na onda taitiana, chega como favorito. Já Filipe Toledo tenta manter a liderança do ranking mundial. Além deles, outros 10 brasileiros entram em ação. A WSL ainda não confirmou, mas as chamadas devem ser às 14h. Vai ser show de surfe! Assista ao vivo aqui no OTD.

+ CONFIRA O RANKING DO MUNDIAL DE SURFE

Apenas dois brasileiros já venceram a etapa mais glamourosa do circuito mundial de surfe: Bruno Santos (em 2008) e Gabriel Medina (em 2014). Bruno Santos, inclusive, correu as triagens para a etapa de 2018, as quais aconteceram com altas ondas na última terça-feira (07). 32 surfistas entraram em ação e os dois primeiros colocados ganhariam vaga no evento principal. Bruninho terminou em 3º e lamentou muito. Sendo assim, Medina será o único brasileiro no evento a já ter vencido em águas taitianas. E ele chega com muito favoritismo.

O retrospecto de Gabriel Medina é muito favorável em Teahupoo. De 2014 para cá, ele chegou em três finais (venceu uma) e em uma semifinal. Confira:

2017 – vice (perdeu para Julian Wilson)
2016 – 3º (perdeu para John John Florence)
2015 – vice (perdeu para Jeremy Flores)
2014 – campeão

Relembre a conquista de Gabriel Medina em 2014, com vitória sobre Kelly Slater na final:

No entanto, o momento não é de Gabriel Medina. Ele faz um ano irregular, apesar da terceira colocação no ranking. Quem está com toda a moral possível é Filipe Toledo, que venceu duas etapas na temporada, no Rio e em Jeffreys Bay, na África do Sul. Com isso, ele ultrapassou o australiano Julian Wilson e agora detém a primeira colocação na tabela. Um fato, porém, pesa contra Filipinho. A sua melhor colocação em Teahupoo foi um 9º lugar em 2015. Em todas as outras ocasiões, nunca havia nem passado do round 3. Está na hora de quebrar essa escrita. E para isso, ele viajou duas semanas antes para o Taiti, com o intuito de treinar. Até chegou a se machucar feio após um caldo, mas já está recuperado.

Filipe Toledo surfando em Teahupoo. Foto: (S. Robertson / WSL)

A etapa também é importante para quem briga na parte de baixo da tabela. Tomas Hermes (22º), Yago Dora (26º), Jessé Mendes (27º) e Ian Gouveia (33º) precisam avançar baterias para continuar sonhando com a vaga no CT 2019 – só os 22 primeiros a conquistam. Mineirinho (16º) e Michael (11º) não correm muitos riscos, mas querem entrar no top-10.

Já para Willian Cardoso (7º) vale o prêmio de “estreante do ano”, que atualmente está com o australiano Wade Carmichael (6º). Por fim, Ítalo Ferreira (4º) ainda sonha com o título mundial de 2018, assim como Medina (3º).

Confira abaixo uma análise, não somente para quem joga o fantasy da WSL, mas também para quem quer saber os favoritos para a etapa de Teahupoo:

Mais em Surfe