Siga o OTD

Surfe

Filipinho é bi em J-Bay e assume a liderança do ranking

(@WSL / Kelly Cestari)

Filipe Toledo domina Jeffreys Bay, conquista o bi da etapa e assume a liderança do ranking mundial de surfe 2018.

É campeão! O Brasil está imparável na Liga Mundial de Surfe de 2018. Em seis etapas no ano foram cinco vitórias brasileiras. Nesta quinta (5), Filipe Toledo conquistou seu segundo caneco do ano e assumiu a liderança do ranking mundial. Nas direitas de Jeffreys Bay, na África do Sul, o brasileiro nem precisou usar seu repertório de manobras aéreas, porque seu surfe de borda e os tubos estavam afiados.

O mundo do surfe vê algo histórico. Após ser o primeiro brasileiro a vencer Jeffreys Bay em 2017, Filipinho conquista o bi em 2018. Para muitos jornalistas estrangeiros, ele é o surfista que teve a melhor performance nessa onda em toda a história e permanecerá por muitos anos imbatível.

+ Confira o ranking do CT 2018

Filipe domina bateria contra Medina nas quartas

A bateria mais esperada das quartas de final pelos brasileiros era entre Filipe Toledo e Gabriel Medina. Principalmente após a derrota do australiano Julian Wilson, que faria com que Filipe assumisse a lycra amarela caso vencesse. Os dois ícones do surfe brasileiro só tinham se enfrentado uma vez até hoje, em Pipeline, com vitória de Medina no evento que o coroou campeão mundial em 2014. Dessa vez, deu Filipinho. Medina até surfou muito bem, conseguiu uma nota 9.10, mas Toledo estava impossível. O ubatubense ficou na liderança durante todos os 35 minutos e, no final, um 9.33 consagrou sua atuação impecável.

Nas semis, mais um episódio da rivalidade contra Kanoa Igarashi

Protagonistas de confusões em 2017, Kanoa Igarashi e Filipe Toledo se reencontraram no CT. Nos últimos três duelos entre o brasileiro e o japonês haviam sido duas vitórias de Kanoa (as duas por interferências para lá de polêmicas) e um triunfo de Toledo. Mas, hoje o japonês não teve nem chance. Filipe Toledo pegou só três ondas na bateria, a primeira foi um 9.57, a segunda um 9.33 e a última um 8.40. Kanoa logo entrou em combinação e de lá não conseguiu mais sair. Vitória fácil do brasileiro.

Reedição da final do Rio Pro

Se na final da etapa de Saquarema Filipe Toledo ganhou fácil de Wade Carmichael, em Jeffreys Bay não foi bem assim. O australiano vinha embalado pela vitória sobre o “dono da casa” Jordy Smith na semifinal. E, assim como Filipinho, começou bem a final. O australiano pegou logo um 7.33 e um 8.00. Mas Filipe foi veloz ao pegar um 8.50 e um 6.93 – todas essas notas vindas de manobras de borda, exceto o 8.50 de Filipe que contou com um tubo. Depois dos 10 minutos iniciais, as ondas tornaram-se raras e só Filipe pegou uma boa, a ponto de trocar. Mesmo sem a prioridade, quando faltava 6 minutos, o brasileiro tirou um 8.30 e aí o adversário ficou precisando de um 8.80 para virar. A série entrou no minuto final, mas Carmichael tentou o aéreo e caiu. Assim, Filipinho pôde fazer a festa e ser carregado para o pódio.

Tubarão dá as caras novamente

Em dois dos quatro dias de competição masculina em Jeffreys Bay, os tubarões deram as caras. Dessa vez, um tubarão branco enorme apareceu durante a primeira bateria do dia entre o norte-americano Conner Coffin e o australiano Wade Carmichael. Ele foi avistado de longe e um jet-ski o acompanhou até ele chegar bem longe da área de competição. A bateria foi paralisada por cerca de 15 minutos.

Evento feminino

A partir dessa sexta-feira (6), a janela do evento feminino em Jeffreys Bay está aberta. A previsão diz que as melhores condições acontecerão no primeiro dia e no início da semana que vem. Vamos aguardar o que a WSL vai decidir. Duas brasileiras participam: Silvana Lima (9ª) e Tatiana Weston-Webb (3ª).

QUARTAS DE FINAL:

1. Conner Coffin (EUA) 10.40 x 12.87 Wade Carmichael (AUS) 
2. Julian Wilson (AUS) 12.96 x 13.43 Jordy Smith (AFS)
3. Filipe Toledo (BRA) 17.50 x 16.03 Gabriel Medina (BRA)
4. Kanoa Igarashi (JAP) 15.17 x 12.44 Sebastian Zietz (HAV)

SEMIFINAIS:

1. Wade Carmichael (AUS) 13.77 x 13.30 Jordy Smith (AFS)
2. Filipe Toledo (BRA) 18.90 x 14.17 Kanoa Igarashi (JAP)

FINAL:

Wade Carmichael (AUS) 15.33 x 16.80 Filipe Toledo (BRA)

 

Por Thiago Dutra

Mais em Surfe