Siga o OTD

Vôlei de Praia

Maiores duplas não se inscrevem na 1ª etapa do Circuito Brasileiro

Nove das principais duplas nacionais não se inscreveram na primeira etapa do Circuito em protesto contra as mudanças

Circuito Brasileiro de vôlei de praia: 9 duplas não se inscrevem na 1ª etapa
(Instagram/santoslisboaduda)

O ano começou com polêmica no vôlei de praia brasileiro. Algumas das principais duplas da modalidade se uniram e resolveram não participar da disputa da primeira etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia, segundo informações do Globo Esporte. O principal motivo é a insatisfação com o novo formato do torneio. 

As inscrições terminaram às 17h desta quarta-feira (19) e não contaram com boa parte da elite do esporte, como por exemplo, Duda e Ana Patrícia, assim como os líderes do ranking, Vitor Felipe/Renato e Carol/Bárbara Seixas também não colocaram seus nomes.

+Robert Scheidt confirma que não vai para Paris 2024

“A decisão não foi só minha, foi tomada com a comissão e com 95% dos atletas. Saiu o regulamento e não ficamos de acordo com muita coisa, sem pensar individualmente, pensando no vôlei de praia como um todo. A gente decidiu não se inscrever para tentar uma melhora. Não tinha como aceitarmos tudo isso, visando os próximos anos, porque a França está logo ali. O vôlei de praia sempre trouxe medalha, no Japão foi a primeira vez que não trouxe. Temos uma história a ser respeitada. Queremos brigar pelo que a gente merece. Queremos respeito, é a palavra principal de tudo isso”, disse Vitor Felipe à reportagem do ge.

O novo formato

Primeiramente, o calendário não será mais dividido entre dois anos com as edições dos campeonatos começando no segundo semestre de um ano e acabando no primeiro do outro. Agora, os torneios começam em janeiro e terminam em dezembro.

Depois, o Circuito Brasileiro de vôlei de praia terá dois torneios dentro de uma mesma etapa. O top 8 será disputado pelas sete melhores duplas do ranking mais o vencedor do torneio aberto anterior. Este reúne do oitavo do ranking para baixo, somando 16 duplas, sendo 13 definidas pelo ranking, uma sub-21 e duas vindo do classificatório.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Além disso, o campeonato sub-21 também contará pontos para o ranking principal. Isso significa que jovens terão mais facilidade para estar entre os principais nomes dos torneios. E por fim, a CBV unificou os calendários também da base e dará ao campeão de cada etapa do sub-21 uma vaga no torneio aberto seguinte.

Assim, ao todo, serão 10 torneios top 8 e 15 abertos por gênero durante a temporada. Para decidir os campeões brasileiros, será levada em conta as nove maiores pontuações obtidas pela dupla durante o ano.

Duplas que não se inscreveram no Circuito Brasileiro de vôlei de praia:

Masculino
Vitor Felipe e Renato (1° do ranking)
George e Andre Stein
Pedro Solberg e Arthur Lanci
Alison (campeão olímpico) e Guto
Lipe e Anderson Melo

Feminino
Ana Patricia e Duda (melhor do mundo)
Carol e Barbara Seixas (1ª do ranking)
Maria Elisa e Fernanda Berti
Elize Maia e Thâmela

Mais em Vôlei de Praia