Siga o OTD

Vôlei de Praia

Ágatha e Duda avançam para semi após primeiro lugar no grupo

Única dupla brasileira no King of the Court 2020, Ágatha e Duda se classificam com melhor desempenho no Grupo C

Dupla brasileira avançou em primeiro lugar no grupo C
As brasileiras Ágatha e Duda disputam a semifinal neste sábado (FIVB/Divulgação)

Ágatha e Duda garantiram presença na fase semifinal do King of the Court 2020, evento de vôlei de praia que está sendo disputado em Utrecht, na Holanda. A dupla brasileira carimbou a sua vaga após se classificar na primeira posição do Grupo C, pelas quartas de final do torneio.

Além da dupla brasileira, as irmãs holandesas van Driel e as alemãs Kozuch e Ludwig foram as outras parcerias que avançaram da chave. Outras participantes do grupo, as irmãs canadenses Mcnamara seguem vivas por uma vaga pelos playoffs, enquanto Belén e Soria, da Espanha acabaram sendo eliminadas.

+ Circuito Brasileiro abre com duplas de Tóquio e Paula Pequeno

Outras seis duplas já garantiram presença na fase semifinal da competição. Do grupo A avançaram Day e Ross, dos Estados Unidos, Menegatti e Orsi Toth, da Ítalia, e Piersma e Stubbe, da Holanda. Já as classificadas do grupo B foram as holandesas Keizer e Meppelink, as suíças Heidrich e Vergé, e as francesas Lézana Placette e Alexia Richard.

Ágatha e Duda passaram em primeiro do grupo no segundo dia do King of the Court (Reprodução/FIVB)
Ágatha e Duda passaram em primeiro do grupo no segundo dia do King of the Court (Reprodução/FIVB)

Tanto os dois grupos da semifinal quanto a chave decisiva com as cinco finalistas serão disputadas neste sábado.

Formato excêntrico

O King of the Court possui um formato totalmente inovador e excêntrico de competição. Em vez de um duelo entre duas duplas em melhor de três sets, como ocorre na grande maioria dos campeonatos de vôlei de praia, o King of the Court coloca frente à frente cinco equipes, que se revezam em quadra a cada ponto. 

+ CDV receberá 1ª etapa do Circuito Brasileiro no estilo ‘bolha’

A dupla vencedora de um rally continua em um dos lados da quadra, denominado “Lado Rei”, e a perdedora volta para o banco. Caso uma dupla que venha do banco derrote o time que ocupa o Lado Rei, assumirá o seu lugar. Apenas quem estiver do Lado Rei pontua. Da Primeira Fase até as semifinais, a dupla com menos pontos ao final de 15 minutos será eliminada . Na decisão, a parceria com mais pontos em 15 minutos – ou que chegar a 15 pontos primeiro – será declarada campeã.

As brasileiras Ágatha e Duda disputam a semifinal neste sábado
Dupla brasileira terá vantagem por ter avançado em primeiro lugar no grupo C (FIVB/Divulgação)

Espaço inovador

Por ter avançado com na primeira colocação do grupo, Ágatha e Duda possuem a bola de ouro de vantagem. Com o item a dupla tem o direito de cancelar um rally que desejar e fazer com que o ponto seja desconsiderado e disputado novamente.

Uma das raras competições abertas ao público em meio à pandemia, o King of the Court, vem sendo disputado num estádio com espaço inovador e que garante regras de distanciamento social.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

O local consiste em camarotes construídos como espécies de varandas e o público acaba sendo separado por divisórias entre estes espaços. Os sky boxes estarão disponíveis para duas a no máximo 10 pessoas.

Mais em Vôlei de Praia