Siga o OTD

Vôlei de Praia

Agatha e Duda vencem final brasileira e levam 1º ouro do ano

Agatha e Duda derrotaram Ana Patrícia e Rebecca na disputa pela medalha de ouro da etapa de Ostrava do circuito mundial

Agatha e Duda venceram tricampeã olímpica na semifinal (FIVB)

A dupla Agatha/Duda venceu final brasileira contra Ana Patrícia/Rebecca neste domingo (2) e ficou com o ouro da etapa de Ostrava, na República Checa, do circuito mundial de vôlei de praia. Foi por 2 sets a 0 com parciais de 21/19 e 21/17, garantindo o primeiro tíulo da dupla este ano no circuito.

A final teve um tempero de revanche, já que na semana anterior, em Jinjiang, Ana Patricia e Rebecca derrotaram Agatha e Duda por sets diretos (21/19 e 21/15) na disputa do bronze. No ranking mundial, elas ocupavam antes do torneio começar em Ostrava a sexta e sétima colocações, respectivamente, separadas por apenas 80 pontos: 4.920 contra 4.840. As líderes eram as canadenses Brandie e Bansley com 5.540.

+CONFIRA A PÁGINA DE ÁGATHA
+CONFIRA A PÁGINA DE DUDA

Além do ouro em Ostrava e do quarto lugar em Jinjiang, na China, Agatha/Duda tem um quinto lugar em Itapema, no Brasil, e um nono em Xiamen, também na China. Ana Patricia/Rebecca tem dois ouros na temporada, em Haia, na Holanda, e Xiamen; e um nono lugar em Itapema, além da prata agora em Ostrava e do bronze em Jinjiang.

Essas etapas são todas nível quatro estrelas no circuito mundial de vôlei de praia valendo, portanto, na corrida para os Jogos de Tóquio 2020.

Campanhas de Agatha/Duda e Ana Patrícia/Rebecca

Para fazer a decisão elas superaram as semifinais em duas vitórias por 2 sets a 0 no final da madrugada deste domingo, pelo horário de Brasília. Agatha/Duda entrou na areia primeiro contra a tricampeã olímpica Kerri Walsh-Jennings e a parceira Brooke Sweat, dos Estados Unidos, e venceram com autoridade com 21/16 e 21/14. Ana Patrícia/Rebecca jogou logo depois e derrotou as holandesas Keizer/Meppelink com 21/12 e 22/20.

As duas duplas entraram direto na fase de grupos da etapa de Ostrava do Circuito Mundial de vôlei de praia. Lá Agatha/Duda venceu Schutzenhofer/Plesiutschnig por 21/19 e 21/16, na estreia, e perdeu para as compatriotas Bárbara Seixas/Fernanda Berti por 20/22, 21/19 e 15/11 logo a seguir, na chave E.

No eliminatório, primeiro elas venceram as checas Kubickova/Kvapilova com um duplo 21/15 e se classificaram para as oitavas de final. Para chegar as quartas, derrotaram as australianas Artacho/Clancy em partida que quase caíram. Perderam o primeiro ser por 21/16 e precisaram fazer 26 a 24 para forçar o tie break. Lá viraram a partida com um 15 a 10. Nas quartas venceram Klineman/Ross, dos Estados Unidos, por um duplo 21/18.

As australians entraram no torneio como quartas do mundo  (4.960 pontos) e as atletas dos EUA, como terceiras (5.160 pontos).

Já Ana Patrícia/Rebecca começou derrotando Kubickova/Kvapilova, donas da casa, com 21/14 e 21/16 no Grupo C e depois, contra Sponcil/Cleas, dos EUA, fez 19/21, 21/15 e 15/8 ainda na fase de grupos.

No eliminatório elas foram direto para as oitavas e passaram por Hughes/Summer (EUA) com 21/17 e 21/18. Nas quartas, elas enfrentaram as compatriotas Bárbara Seixas/Fernanda Berti e fizeram 21/14 e 21/10.

Corrida para Tóquio 2020 no vôlei de praia

A etapa de Ostrava é nível quatro estrelas no Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Portanto, conta pontos para a corrida olímpica brasileira, junto com as duas cinco estrelas e o Campeonato Mundial. Só valem os pontos obtidos juntos, como dupla.

A corrida olímpica interna das duplas brasileiras acontece em paralelo à disputa da vaga do país, que segue as regras da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Cada nação pode ser representada por, no máximo, duas duplas em cada naipe.

Os países possuem quatro maneiras de garantir a vaga: vencendo o Campeonato Mundial 2019; sendo finalistas do Classificatório Olímpico; estando entre as 15 melhores duplas do ranking olímpico internacional de vôlei de praia; vencendo uma das edições da Continental Cup (América do Norte, América do Sul, África, Ásia e Europa). O Japão, sede, tem uma dupla em cada naipe já garantida.

Nantong, dias estrelas

Ainda neste domigo, a dupla brasileira Angela/Carol Horta ficou com a medalha de prata da etapa de Nantong, na China, nível dias estrelas no circuito mundial. Na final, elas foram superadas pelo time da China Shuhui Wen/Jingzhe Wang por 2 sets a 1, com 9/21, 21/18 e 15/11.

Angela/Carol Horta no pódio em Nantong (FIVB)

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei de Praia