Siga o OTD

Tóquio 2020

Tandara é suspensa provisoriamente por doping e deixa os Jogos Olímpicos

Oposta titular da seleção brasileira na Olimpíada de Tóquio, Tandara é notificada de violação das regras antidopagem e deixa a capital japonesa

Tandara
COB

O Brasil terá um desfalque até o fim dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O COB (Comitê Olímpico do Brasil) recebeu a notificação de uma suspensão provisória por potencial violação de regra antidopagem de Tandara. A atleta retornará para o Brasil e não faz mais parte da equipe que disputa a Olimpíada. A seleção feminina segue para a partida contra a Coreia do Sul pela semifinal nesta sexta-feira (6), às 9h da manhã.

A atleta foi reprovada no exame antidoping realizado em julho quando estava em Saquarema, em preparação para a temporada de seleções com o Brasil. O COB não informou qual a substância que causou o doping de Tandara. Através de suas redes sociais, a oposta informou que está trabalhando em sua defesa e só se manifestará após isso.

Tandara
Divulgação COB

Como fica a seleção?

O caso de Tandara não interfere na situação da seleção brasileira feminina de vôlei de maneira direta. A punição no caso de doping é para a atleta, de forma individual. Desta forma, a situação da oposta não fará com que a equipe, que disputa a semifinal do vôlei feminino contra a Coreia do Sul nesta sexta-feira (6), às 9h da manhã, perca uma medalha, em caso de conquista.

A situação muda se o Brasil tiver mais casos de doping. Caso a seleção brasileira de vôlei feminino tiver mais resultados positivos no grupo que está nos Jogos Olímpicos de Tóquio, pode ser caracterizado conivência e o país pode perder a medalha, em caso de conquista.

Confira o comunicado do COB

O Comitê Olímpico do Brasil recebeu nesta madrugada no Japão, através da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), a notificação quanto à suspensão provisória por potencial violação de regra antidopagem pela atleta Tandara Caixeta, da seleção feminina de voleibol. O teste foi realizado no período fora de competição no centro de treinamento da modalidade em Saquarema no dia 7 de julho. Tandara retornará ao Brasil.

-Confira TUDO que você precisa saber sobre os Jogos Olímpicos de Tóquio

A seleção brasileira feminina de vôlei disputa partida semifinal dos Jogos Olímpicos de Tóquio contra a Coréia do Sul na manhã desta sexta-feira (6), às 9h pelo horário de Brasília

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Mais em Tóquio 2020