Siga o OTD

Tóquio 2020

Técnicos aprovam e seleções não se reunirão em 2020

Os treinadores, juntamente com a CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), definiram que os times feminino e masculino não terão atividades neste ano

Seleção Brasileira CBV Zé Roberto Renan Dal Zotto 2020 Coronavírus
Com a seleção brasileira feminina, Zé Roberto tem dois títulos olímpicos (FIVB/Divulgação)

A seleção brasileira, tanto a masculina quanto a feminina, não se reunirá para treinos e jogos em 2020. Após diversos encontros virtuais, com debates e estudos, a CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) divulgou nesta sexta-feira (3) que está alinhada com os técnicos Zé Roberto Guimarães e Renan Dal Zotto. Juntos, eles definiram que não haverá nenhum tipo de atividade neste ano por causa da pandemia do coronavírus.

+ Dínamo de Moscou inicia treinamentos ainda sem Natália

Em um primeiro momento, a proposta era reunir a seleção brasileira de ambos os naipes no CDV (Centro de Desenvolvimento de Voleibol), em Saquarema (RJ). Porém, a entidade e os treinadores escutaram de especialistas que não seria recomendado devido ao coronavírus, por isso, optaram pelo cancelamento da programação. Além de atletas e técnicos, o plano envolveria profissionais de várias outras áreas

“Gostaríamos de nos reunir, mas estamos cientes que ainda não é o momento. Nossa comissão médica detectou riscos e precisamos zelar pela saúde de todos os envolvidos no processo. Seguiremos monitorando as jogadoras e fazendo nossa parte para vencermos primeiramente esse vírus”, destacou Zé Roberto, técnico da seleção brasileira feminina.

+ Gabi passa por exames no retorno para a temporada no VakifBank

“Quando planejamos reunir o grupo em Saquarema a ideia era manter a chama olímpica acesa em cada um de nós. Estamos em um ano que voltou a ser pré-olímpico e, consequentemente, muito importante. Gostaríamos de ter um período onde os atletas pudessem estar juntos. Mas, é claro, diante da situação que estamos atravessando, se não é possível, não será feito. A saúde de todos está acima de tudo”, afirmou Renan Dal Zotto.

Saúde é prioridade

Seleção Brasileira CBV Zé Roberto Renan Dal Zotto 2020 Coronavírus
Renan Dal Zotto é o técnico da seleção masculina desde 2017 (FIVB/Divulgação)

A pandemia de coronavírus paralisou as competições de vôlei no Brasil e a Superliga masculina e feminina foi encerrada sem campeão. Desde então, a expectativa era saber como seria a temporada da seleção brasileira. Entre as mulheres surgiram rumores de período de treinos em Barueri. Já entre os homens, Lucarelli disse ao jornal italiano “Corriere del Trentino” que havia um plano de reunir a equipe em Florianópolis.  

Nenhuma das propostas foi levada adiante e Zé Roberto e Renan não terão os atletas da seleção brasileira à disposição. De acordo com Radamés Lattari, diretor executivo da CBV, o principal objetivo da entidade e dos treinadores é preservar a saúde de todos os profissionais envolvidos no processo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“É claro que a ideia é sempre oferecer a melhor estrutura possível para as nossas seleções e que gostaríamos que eles se reunissem, mas somente se houvesse condição adequada para isso. A partir do momento que a nossa comissão médica detectou que existe riscos, não cogitamos colocar ninguém nesta situação”, disse o dirigente.

Mais em Tóquio 2020