Siga o OTD

Vôlei

Brasil lidera ranking no masculino e está em 3º no feminino

A FIVB (Federação Internacional de Vôlei) divulgou nesta sexta-feira (3) a atualização da pontuação das seleções adultas e de base

Vôlei Brasileiro Masculino FIVB Ranking Renan Dal Zotto
Em 2019, a seleção masculina foi campeã da Copa do Mundo e do Sul-Americano (FIVB/Divulgação)

O vôlei brasileiro continua no pódio tanto entre os homens quanto entre as mulheres. No masculino, o Brasil lidera o ranking da FIVB (Federação Internacional de Vôlei), com 427 pontos, seguido por Polônia (384) e Estados Unidos (365). Já no feminino, a seleção brasileira aparece na terceira posição, com 328 pontos. A China é a primeira, com 391, e as estadunidenses as segundas, com 382.

+ Dínamo de Moscou inicia treinamentos ainda sem Natália

Em fevereiro de 2020, a FIVB modificou o critério do ranking. Daquele mês em diante, todos os jogos valem pontos, distribuindo bônus quando nações com ranqueamento inferior conseguem ganhar das que ocupam melhores posições. Essa nova regra pode causar desconforto para as seleções que figuram no topo da lista, já que em 2021 o calendário será mais recheado, com Liga das Nações, Olimpíadas e competições continentais.

No formato anterior, a atualização ocorria no desfecho dos principais campeonatos, com os países perdendo um percentual de pontos conquistados ao longo do tempo. Agora, deixar alguma competição de lado poderá representar uma queda no ranking e isso pode ser prejudicial, já que a montagem das chaves em grandes torneios, como os Jogos Olímpicos, se baseia no ranqueamento da FIVB.

+ Gabi passa por exames no retorno para a temporada no VakifBank

No masculino, o Brasil é o atual campeão olímpico ganhando da Itália na final da Rio-2016. Os homens também ganharam a medalha de ouro em Barcelona-1992 e Atenas-2004. Por outro lado, no feminino, a seleção brasileira subiu ao topo do pódio nas edições de Pequim-2008 e Londres-2012. No Rio de Janeiro, as mulheres foram eliminadas nas quartas de final.

Vôlei Brasileiro Masculino Feminino FIVB Ranking
No feminino, a seleção brasileira continua entre as três melhores do mundo (FIVB/Divulgação)

Cenário na base

Vôlei Brasileiro Masculino Feminino FIVB Ranking
O Brasil foi medalha de bronze no Mundial sub-18 feminino (FIVB/Divulgação)

O vôlei masculino brasileiro vive situações distintas em suas equipes de base. Na categoria sub-19, o Brasil aparece apenas na sétima colocação, com 55 pontos. A Itália lidera, com 122, com Rússia em segundo, 108, e Argentina em terceiro, 106. Já no sub-21, os homens ocupam a vice-liderança, com 110, com Irã no topo, com 130, e Rússia com o ‘bronze’, 100.

+ Panathinaikos, de Lucas Rangel, empata a semi do Grego

No gênero feminino, a seleção brasileira aparece em terceiro lugar no sub-18, com 102 pontos. Estados Unidos e Itália figuram, respectivamente, em primeiro e segundo lugares, com 130 e 116. Já no sub-20, as mulheres ocupam somente a sexta posição, com 80. Japão está na liderança, com 130, seguido por Itália, 120, e Rússia, 106.

Os Campeonatos Mundiais de todas as categorias de base foram realizados em 2019. No feminino sub-18, as brasileiras ficaram com a medalha de bronze. As americanas foram as campeãs e as italianas ficaram com o vice. No sub-20, o pódio foi formado, seguindo a ordem, por Japão, Itália e Rússia. O Brasil ficou só em sexto lugar.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Por outro lado, entre os homens, o Brasil ficou na nona posição na categoria sub-19. A Itália foi a campeã, Rússia ficou em segundo e a Argentina em terceiro. Já no sub-21, os brasileiros ganharam o bronze, com Irã conquistando o título e a Itália ficando com o vice-campeonato.  

Vôlei Brasileiro Masculino Feminino FIVB Ranking
O Brasil foi medalha de bronze no Mundial sub-21 masculino (FIVB/Divulgação)

Mais em Vôlei