Siga o OTD

Vôlei

Serginho, Bruninho e Fofão entre os melhores da Champions

O Líbero e os dois levantadores foram selecionados pela Confederação Europeia de Vôlei entre os melhores jogadores que participaram da maior competição do continente nos últimos 20 anos

Serginho, Bruninho e Fofão entre os melhores estrangeiros da Champions
(montagem/OTD, Instagram/bruninho1,serginhoescadinha,fofaosete)

Em eleição realizada pela Confederação Europeia de Vôlei (CEV) nessa semana, os levantadores Bruninho e Fofão e o líbero Serginho Escadinha ficaram entre os cinco melhores jogadores não-europeus que já passaram pela Champions League nos últimos 20 anos.

Bruninho foi eleito como quinto melhor, enquanto que Serginho ficou em terceiro. O levantador disputou a Champions por dois times italianos – Modena e Civitanova – sendo campeão com o último em 2019. Já o líbero jogou cinco temporadas pelo Piacenza, também da Itália, sendo vice-campeão europeu na 2007/08.

Em eleição da CEV, Serginho, Bruninho e Fofão ficaram entre os melhores estrangeiros da Champions League
Bruninho celebra o título da Champions League de 2019 (Instagram/bruninho1

Fofão foi a quinta entre as mulheres. A jogadora jogou quatro anos pelo Perugia e foi campeã da edição de 2006 da Champions League com a equipe italiana.

Outros estrangeiros

Os outros três jogadores da lista masculina da CEV são americanos: o oposto Clayton Stanley (quarto), o levantador Lloy Ball (segundo) e o ponta/oposto Matt Anderson (primeiro). Entre as mulheres, foram eleitas a ponteira cubana Mirka Francia, companheira de Fofão no Perugia, e outras três jogadoras que ainda atuam: a americana Jordan Larson, a coreana Kim Yeon-Koung e a chinesa Ting Zhu.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

A definição do top 5 masculino foi feita por um trio de treinadores: Roberto Piazza, Stelian Moculescu e Mark Lebedew. Piazza, inclusive, rasgou elogiou a Serginnho “mudou totalmente o vôlei”. Na eleição feminina, votaram o italiano Massimo Barbolini, o holandês Avital Selinger e o brasileiro Marco Aurélio Motta.

Ver essa foto no Instagram

Levarei cada um de vcs em meu coração! Obrigado meu Brasil!♥️🏐

Uma publicação compartilhada por Serginho Escadinha (@serginhoescadinha) em

Chuva de medalhas

O vôlei é a modalidade que mais trouxe medalhas olímpicas para o Brasil, e o trio eleito entre os melhores estrangeiros da Champions League contribuiu muito para atingir tal feito. Juntos, Serginho, Bruninho e Fofão somam dez, sendo quatro delas de ouro.

Única mulher brasileira a conquistar três medalhas olímpicas na histórica, Fofão foi a primeira dentre os três a subir no pódio. Na Olimpíada de Atlanta-1996, saiu com a medalha de bronze. A levantadora repetiu a dose em Sydney-2000 e conseguiu a maior glória de uma atleta ao ser campeã em Pequim-2008. A jogadora ainda foi duas vezes vice-campeã mundial e seis vezes campeã do Grand Prix. A atleta se aposentou das quadras em 2015

Ver essa foto no Instagram

#Repost @esportistico • • • • • NOSSAS MAIORES MEDALHISTAS OLÍMPICAS! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ As mulheres brasileiras passaram a frequentar o pódio olímpico em 1996. Já na edição seguinte, várias delas conquistaram a segunda medalha. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Em 2008, a levantadora Fofão, no vôlei de quadra, se tornou a primeira, e até hoje única, brasileira a conquistar três medalhas olímpicas. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Mayra Aguiar, do judô, é a única atleta a obter duas medalhas em esporte individual. Fabi Alvim, Fabi Claudino, Jaqueline, Paula Pequeno, Sheilla e Taísa, por sua vez, são as únicas com duas medalhas de ouro. E algumas delas podem alcançar o terceiro ouro em Tóquio, este ano, um feito ainda inédito para o esporte feminino do país. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #rio2016 #tokyo2020 #roadtotokyo #roadtotokyo2020 #olimpiadas #jogosolimpicos #olympics

Uma publicação compartilhada por Fofão 7 | Vôlei (@fofaosete) em

Mais novo dos três e único ainda em atividade, Bruninho possui três medalhas em Jogos Olímpicos, sendo uma de ouro (Rio-2016) e duas de prata (Pequim-2008 e Londres-2012). O atual levantador do Taubaté tem ainda um título mundial (Na Itália, em 2010), dois vices (2014 e 2018), dois da Copa do Mundo e quatro Ligas Mundiais na carreira.

O recém-aposentado Serginho é o maior vencedor da modalidade em Olimpíadas. Em seu currículo, Escadinha possui quatro finais seguidas, duas medalhas de ouro (Atenas-2004 e Rio-2016), dois títulos mundiais, três da Copa do Mundo, e nove da Liga Mundial. É o único dos três que nunca conquistou a Champions, entretanto.

Em eleição da Confederação Europeia de Vôlei, Serginho, Bruninho e Fofão ficaram entre os melhores estrangeiros da Champions League nos últimos 20 anos
CEV elegeu Bruninho e Serginho como dois dos cinco melhores não-europeus a disputarem a Champions League nos últimos 20 anos (Instagram/bruninho1)

Mais em Vôlei