Siga o OTD

Vela

Brasileiros seguem em busca de evolução no Mundial

A competição realizada neste domingo (13) marcou a estreia dos ILCA, antigo Laser, que vale vaga olímpica para Paris 2024

Competição da classe ILCA no Mundial de vela (Divulgação/Sailing Energy)
(Divulgação/Sailing Energy)

O Mundial de Vela de Haia 2023 teve seu terceiro dia de regatas neste domingo (13) na raia de Scheveningen. A data marcou a estreia dos ILCA, antigo Laser, na competição, que vale vaga olímpica para Paris 2024. A competição é realizada em Haia, na Holanda.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A competição organizada pela World Sailing tem mais de 1.200 velejadores de 80 países. É a sexta edição do Mundial de Vela e o Brasil soma ao todo cinco pódios, com quatro de ouro e uma de prata.

As classes ILCA 6 e 7 fizeram a estreia neste domingo (13) no 2023 Allianz Sailing World Championships. Única representante do Brasil na categoria, Gabriela Kidd terminou o dia na 83ª colocação após duas regatas. A líder é a húngara Maria Erdi.

Os três brasileiros da ILCA 7 foram para as regatas do dia. O catarinense Bruno Fontes fechou a estreia em 56º lugar. Na sequência apareceram Philipp Grochtmann em 118º e Felipe Franquelli em 125º. 

As bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze avançaram na tabela de classificação da 49er Fx e estão em 22º. Na 49er, os brasileiros Marco Grael e Gabriel Simões estão em 58º após nove regatas. 

A Nacra 17 tem  João Bulhões e Marina Arndt em 30º e Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino em 34º. 

A classe 470 conta com três duplas mistas do Brasil e não teve regatas neste domingo. Rodrigo Duarte e Ana Barbachan estão em 27º, Henrique Haddad e Isabel Swan em 30º e Juliana Duque e Rafael Martins estão em 50º.

Parte dos atletas participam de eventos internacionais apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela. O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais.

Mais em Vela