Siga o OTD

Vela

Bruno Lobo e Mateus Isaac estreiam no Mundial de Vela de Haia

As categorias mais novas do calendário olímpico foram as últimas a entrar em disputa na raia de Scheveningen nesta segunda-feira (14).

Os brasileiros das classes IQFoil e Fórmula Kite estrearam no Mundial de Vela de Haia, na Holanda.

As categorias mais novas do calendário olímpico foram as últimas a entrar em disputa na raia de Scheveningen nesta segunda-feira (14).

Bruno Lobo, atual campeão pan-americano e um dos melhores do mundo na Fórmula Kite, fechou o primeiro dia em 14º tirando um 2º, 6º, 5º e 6º.

”A expectativa são as melhores possíveis. Estou com bom sentimento! Hoje (14), começam as classificatórias e o objetivo é começar bem e focado!”

”O vento está mais fraco. As condições aqui são boas, mas com variações de vento”.

”Isso também com correntes, ondas e o vento mudando a intensidade. Estou muito feliz de representar o Brasil e agradeço todos apoiadores! Agora é ser feliz na água e buscar o melhor resultado”, disse Bruno Lobo.

O paulista Lucas Fonseca, integrante da vela Jovem, está em 29º na classificação geral.

A liderança no Kite é do atleta de Singapura Maximilian Maeder. Ao todo, 84 velejadores disputam as primeiras vagas olímpicas na classe.

No feminino, Maria do Socorro Reis fechou o dia em 49º. A liderança após três regatas é da norte-americana Daniela Moroz.

Foto: Sailing Energy / World Sailing.

O quarto dia marcou a estreia também das pranchas do IQFoil.

O paulista Mateus Isaac fechou em 24º após quatro regatas disputadas. A flotilha é dividida em duas e o líder geral é o alemão Sebastian Kordel.

As meninas não foram para a água em Haia. As representantes do país são Bruna Martinelli
e Giovanna Prada.

As classes ILCA 6 e 7, que fizeram a estreia neste domingo (13) no 2023 Allianz Sailing World Championships, voltaram para a disputa. 

Única representante do Brasil na categoria, Gabriela Kidd terminou o dia na 41ª colocação após quatro regatas, uma recuperação de mais de 40 posições. A líder é a húngara Maria Erdi.

Na ILCA 7, os atletas não correram regata. O Brasil conta com Bruno Fontes em 56º lugar, Philipp Grochtmann em 118º e Felipe Franquelli em 125º. O líder é o croata Tonci Stipanovic.

As bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze seguem na tabela de classificação em 22º.

Na 49er, os brasileiros Marco Grael e Gabriel Simões estão em 58º após nove regatas. A Nacra 17 tem  João Bulhões e Marina Arndt em 30º e Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino em 34º. 

A classe 470 conta com três duplas mistas do Brasil. Henrique Haddad e Isabel Swan estão em 27º, Rodrigo Duarte e Ana Barbachan em 32º e Juliana Duque e Rafael Martins estão em 42º.

Parte dos atletas participam de eventos internacionais apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela.

O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022. 

Mais em Vela