Siga o OTD

Vela

Martine Grael e Kahena Kunze são campeãs do Princesa Sofia

Martine Grael e Kahena Kunze vencem a regata da medalha e conquistam o título do Troféu Princesa Sofia 2023

Martine e Kahena enquanto campeãs do Princesa Sofia de vela
(Foto: Princesa Sofia)

As brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze conquistaram o título do Troféu Princesa Sofia 2023, um dos mais importantes campeonatos de vela do mundo, disputado em Mallorca, na Espanha. Confirmando o grande desempenho na semana, elas venceram a regata da medalha da classe 49erFX neste sábado (08) e foram campeãs com 15 pontos de vantagem para as holandesas Odile Van Aanholt/Annette Duetz, que ficaram com a prata. As argentinas Maria Branz/Cecilia Carranza levaram o bronze.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Medalhistas de ouro na Rio-2016 e em Tóquio-2020, Martine e Kahena tiveram uma semana espetacular para serem campeãs. Elas iniciaram a competição em posições intermediárias, mas foram subindo na classificação a cada dia até atingirem a liderança na sexta-feira, último dia de regatas regulares na competição. As brasileiras abriram uma larga vantagem na ponta e podiam ser campeãs até mesmo se chegassem em sexto lugar na medal race.
+ WA divulga formato do revezamento misto da marcha atlética em Paris 2024
+ Brasil vai à final do Pan sub-17 de polo aquático masculino
+ João Hoffmann e Matheus Brandt no top-60 do Mundial Cadete de esgrima
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No entanto, as bicampeãs olímpicas não deram margem para o azar e venceram a regata da medalha de forma dominante. Dessa forma, elas ficaram com 61 pontos perdidos na classificação geral e levaram o título. As holandesas Odile Van Aaanholt/Annette Duetz, atuais campeãs mundiais na classe, ficaram em segundo na medal race e levaram a prata, com 76 pontos perdidos. Mesma pontuação tiveram as argentinas Maria Branz/Cecilia Carranza, que terminaram em terceiro lugar na corrida final e ficaram com o bronze.

Sequência da temporada

O título é um bom prognóstico para Martine Grael e Kahena Kunze. O Troféu Princesa Sofia é um dos mais tradicionais torneios de vela do mundo e teve sua 52ª edição realizada neste ano. O próximo compromisso das brasileiras será a Semana Olímpica Francesa, em Hyeres, de 22 a 29 de abril. O principal evento da temporada será o Mundial, que distribuirá vagas para Paris 2024, a ser disputado entre 10 e 20 de agosto, na Holanda.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Vela