Siga o OTD

Esgrima

João Hoffmann e Matheus Brandt no top-60 do Mundial Cadete

João Hoffmann e Matheus Brandt superam estreia e param no quadro de 64 do Mundial Cadete

Felipe Leal João Hoffmann e Matheus Brandt no Mundial Cadete de esgrima espada
(Foto: FIE)

Os brasileiros João Hoffmann e Matheus Brandt chegaram até o quadro de 64 na disputa cadete da espada masculina no Mundial Cadete e Juvenil de esgrima, em Plovdiv, na Bulgária, neste sábado (08). Após campanhas distintas na fase inicial, eles superaram a estreia do mata-mata e caíram na rodada seguinte. Outros quatro brasileiros competiram no dia.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

João Hoffmann iniciou sua participação sendo o segundo colocado de sua chave na poule, após vencer quatro duelos e perder dois. Com a 54ª melhor campanha geral, ele enfrentou Petar Damjanoski, da Macedônia do Norte, na primeira rodada do mata-mata e venceu com muito esforço, por 15 a 14. Já na fase seguinte, teve o israelense Fedor Khaperskiy pela frente e perdeu por 15 a 4. Assim, ele ficou em 47º lugar na classificão geral.
+ WA divulga formato do revezamento misto da marcha atlética em Paris 2024
+ Brasil vai à final do Pan sub-17 de polo aquático masculino
+ Martine Grael e Kahena Kunze assumem a liderança do Troféu Princesa Sofía
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Matheus Brandt, por outro lado, não teve um bom início e ganhou apenas dois dos seis combates que fez na poule. Ainda assim, foi o suficiente para seguir na competição. Ele encarou no quadro de 128 outro atleta da Macedônia do Norte: Matej Toddorovski. O brasileiro cresceu sobre o adversário e venceu por 15 a 13. Em seguida, também fez bom duelo contra o francês Noam Duchene, mas perdeu por 15 a 9. Ele terminou em 60º.

Demais brasileiros

Outro brasileiro em ação no masculino, Felipe Leal fez parte de um grupo muito embolado na fase de poule. Ele venceu dois jogos e perdeu três, mesma campanha de outros três atletas. Pelo saldo de pontos, o brasileiro acabou em quinto lugar na chave, mas mesmo assim conseguiu um lugar na chave principal, onde acabou derrotado no quadro de 128 pelo cazaque Kirill Prokhodov, por 15 a 8. Felipe terminou em 95º lugar.

Laura Correia foi a melhor brasileira na disputa feminina. Ela havia tido um bom desempenho na véspera, quando chegou até o quadro de 64 da disputa júnior no Mundial, mas não conseguiu chegar tão longe no cadete. Ela venceu dois dos seis jogos que fez na poule e conseguiu um dos últimos lugares ao mata-mata. Estreando no quadro de 128, Laura enfrentou a israelense Michal Shukurov e perdeu por 15 a 10, terminando assim em 81º lugar.

As outras duas brasileiras na espada cadete feminina não superaram as poules. Tanto Maria Paro – que foi poupada na véspera e não competiu no júnior – quanto Mariana Gondo venceram apenas um dos cinco jogos que fizeram na fase inicial e terminaram em último lugar em suas chaves. Maria terminou em 98º lugar na classificação geral, enquanto Mariana foi a 101ª colocada.

Mundial perto do fim

Este foi o último dia de disputas individuais do Mundial Cadete e Juvenil de esgrima. O Brasil contou com atletas em todas as categorias e obteve como melhores resultados a 20ª colocação de Pietra Chierighini (sabre feminino júnior) e de Victoria Vizeu (espada feminina júnior). Neste domingo (09), acontecerão as disputas por equipes da espada júnior, no encerramento da competição.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Esgrima