Siga o OTD

Triatlo

Luisa Baptista é transferida para o Hospital das Clínicas da USP

Luisa Baptista tem “melhora importante” após terapia de circulação extracorpórea e é transferida para São Paulo

A triatleta Luisa Baptista em corrida nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023; ela teve acidente e está em estado grave, mas foi transferida para o Hospital das Clínicas
(Foto: Alexandre Loureiro/COB)

A triatleta Luisa Baptista foi transferida da Santa Casa de São Carlos, no interior paulista, para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, na capital, na madrugada desta segunda-feira de Natal. Ela permanece em estado grave, mas teve uma “melhora importante” depois do acidente sofrido no último sábado.

Luisa foi atropelada por uma motocicleta quando pedalava na Estrada Municipal Abel Terrugi, no Distrito de Eudoxia, em São Carlos, na manhã de sábado. A triatleta sofreu politrauma grave, com lesões no pulmão direito, fraturas de diversos arcos costais e da perna direita, e chegou na Santa Casa de São Carlos em estado gravíssimo.

A triatleta foi intubada e precisou passar por diversas cirurgias no mesmo dia. Na noite de domingo, a Santa Casa recebeu uma equipe de médicos intensivistas do Hospital das Clínicas, que se deslocou de São Paulo para acompanhar o caso da triatleta. Com a ajuda deles, ela foi submetida a uma terapia de circulação extracorpórea.

O tratamento, que consiste na substituição temporária das funções do coração e dos pulmões por um aparelho, resultou em uma “melhora importante” na triatleta, de acordo com a assessoria da Santa Casa de São Carlos. Por isso, ela foi transferida Hospital das Clínicas de São Paulo, por meio de transporte aéreo, para seguir com o suporte da capital.

Natural de Araras, no interior de São Paulo, Luisa Baptista tem 29 anos de idade e é uma das principais triatletas do Brasil. Ela conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019 e esteve presente em Santiago-2023. Além disso, também disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Triatlo