Siga o OTD

Triatlo

Djenyfer Arnold conquista o ouro no Sul-Americano

Djenyfer Arnold é dominante e fatura ouro no Sul-Americano de triatlo sprint em Formosa, na Argentina

Djenyfer Arnold vence Sul-Americano de triatlo sprint
Djenyfer Arnold cruza a linha de chegada (Foto: Triathlon Americas)

O Brasil faturou seis medalhas no Campeonato Sul-Americano de triatlo sprint, disputado neste sábado (14), em Formosa, na Argentina. Djenyfer Arnold foi o principal destaque, conquistando o ouro na elite feminina. Julia Munhoz e Antônio Neto também faturaram a medalha dourada, no júnior feminino e sub-23 masculino. Já Kauê Willy foi prata na elite masculina e Gabrielle Lemes foi vice no sub-23 feminino. Matheus Martinhaki levou o bronze no sub-23 .

No triatlo sprint, os atletas disputam a metade das distâncias do triatlo olímpico: são 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida. A disputa deste Sul-Americano foi integrado a uma etapa da Copa Pan-Americana de triatlo. Assim, alguns atletas de fora do continente também participaram da competição.

+ Henrique Avancini é 14º no XCO da Copa do Mundo de MTB

Sem chances para a concorrência, Djenyfer Arnold venceu a elite feminina, marcando 1h01min17s. Ela sobrou na disputa e ficou quase quatro minutos a frente da segunda colocada, a argentina Moira Miranda (1h05min15s). O terceiro lugar ficou com a venezuelana Marianny Giuseppina, a 1h05min57s. Apenas 15 atletas estavam na disputa e Djenyfer foi a única representante do Brasil.

Ouros entre os jovens

Seguindo os passos de Djenyfer Arnold, Julia Munhoz faturou o ouro na disputa júnior, repetindo o que havia feito há uma semana, também em solo argentino, quando venceu os Jogos Sul-Americanos da Juventude. Desta vez, ela marcou o tempo de 1h06min13s. Com o título, carimbou passaporte para o Mundial júnior de triatlo, que acontecerá de 24 a 26 de junho, em Montreal, no Canadá.

Já no sub-23 masculino, Antônio Bravo Neto ficou com o título ao marcar 55min05s. Jorge Alarcon Familiar, do México, ficou na segunda posição (55min17s), enquanto o japonês Mitsuho Mochizuki terminou em terceiro (55min22s). Para fins de Sul-Americano, os dois não entraram na contagem dos resultados. Assim, o brasileiro Matheus Martinhaki, que terminou em quinto lugar, ficou com o bronze, com 56min59s.

Duas pratas

Na elite masculina, Kauê Willy faturou a prata, marcando 54min48s, apenas 25 segundos atrás do campeão, o chileno Diego Moya. O venezuelano Luis Velasquez completou o pódio, com 55min01s. Outros três brasileiros ficaram no top-10: Matheus Diniz, em quarto; Felipe Bianchi, em sexto; e Gabriel Lecheta, em nono. Já Yago Alves foi o 11º.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na disputa sub-23 feminina, a brasileira Gabrielle Lemes levou a medalha de prata, marcando 1h04min53s. O ouro foi para a equatoriana Paula Vega, que marcou 1h04min53s. Daniela Chamorro, do Chile, completou o pódio, com 1h05min02s. Outra brasileira na disputa, Alice Tinelli foi a oitava colocada, com 1h08min39s.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Triatlo