Siga o OTD

Triatlo

Manoel Messias e Luisa Baptista vão ao pódio na Copa do Mundo

Manoel Messias é prata e Luisa Baptista fatura bronze na Copa do Mundo de Arzachena, primeira competição da corrida olímpica de Paris 2024

Manoel Messias Copa do Mundo de Triatlo Arzachena
Manoel Messias competindo na Copa do Mundo de triatlo (Foto: World Triathlon)

Que dia para o Brasil! Neste sábado (28), o país conquistou duas medalhas na Copa do Mundo de triatlo em Arzachena, na Itália: Manoel Messias faturou a prata na elite masculina e Luisa Baptista ficou com o bronze entre as mulheres. Esta foi a primeira competição válida para o ranking olímpico da modalidade rumo a Paris 2024.

+ Talita/Rebecca vão à final do Elite 16 de Ostrava de vôlei de praia

Atual campeão nacional, Manoel Messias foi prata com o tempo de 54min24s, ficando atrás do britânico Jonathan Brownlee, três vezes medalhista olímpico, que foi o vencedor com 54min08s. O pódio foi completo por Tom Richard, da França, que marcou 54min35s. Outro brasileiro na disputa, Kauê Willy não completou a prova.

Esta foi a sétima medalha de Manoel Messias em Copas do Mundo de triatlo, a primeira fora da América Latina. Ele já havia medalhado em Lima, no Peru (ouro em 2019), em Salinas, no Equador (bronze em 2017 e prata em 2018), e em Huatulco, no México (prata em 2018 e em 2021 e bronze em 2019).

O bronze de Luisa Baptista

Já entre as mulheres, Luisa Baptista completou o percurso em 1h00min36s para ficar com o bronze, estando atrás da francesa Sandra Dodet e da suíça Julie Derron. A brasileira nadou os 750m da prova em 09min40s e chegou à primeira transição em 26º lugar. Apesar de não ter tido uma troca tão boa, a brasileira conseguiu se recuperar no ciclismo (32min52s) e já se enquadrou entre as líderes.

Luisa Baptista bronze Copa do Mundo de triatlo Arzachena
Pódio da disputa feminina da Copa do Mundo de Arzachena (Foto: Instagram/triathlonbrasil)

Na corrida, Luisa melhorou ainda mais seu rendimento e marcou 16min55s nos 5km de percurso. Ela disputou até os últimos instantes com Dodet e Derron, mas não conseguiu superá-las. A francesa venceu com 1h00min31s, apenas cinco segundos a frente de Luisa. Já no duelo contra a suíça, a brasileira perdeu a segunda posição no sprint final.

Esta foi a terceira medalha de Luisa Baptista em Copas do Mundo de triatlo, a primeira em quatro anos. A brasileira já havia conquistado duas medalhas no circuito, ambas na etapa de Salinas, no Equador. Ela faturou um bronze em 2017 e uma prata em 2018. Além dessas conquistas, ela tem no currículo um ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019 e a participação na Olimpíada de Tóquio 2020.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Luisa e Manoel começaram muito bem a caminhada rumo a Paris 2024. A Copa do Mundo de Arzachena foi a primeira competição válida para o ranking olímpico, que será fechado em maio de 2024 e vai distribuir 31 vagas por naipe para a Olimpíada.

Vale destacar que a prova da elite na Copa do Mundo de triatlo conta com 750m de natação, 19,3km de ciclismo e 5km de corrida. A distância olímpica reúne 1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Triatlo