Siga o OTD

Tóquio 2020

Queda no hipismo deixa Maria Ieda Guimarães em 36ª no pentatlo moderno

Montaria Caleansiena Yh passou por cima da brasileira, mas, felizmente, nada de grave aconteceu e ela saiu andando do local de prova do hipismo saltos

Maria Ieda Guimarães Pentatlo Moderno Jogos Olímpicos esgrima
(Miriam Jeske/COB)

Tóquio – Cinco em um! Assim é o pentatlo moderno, competição olímpica que reúne natação, esgrima, hipismo saltos e laser run, esta última dividida entre corrida e tiro esportivo. Maria Ieda Guimarães era a representante brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio e foi a única que não terminou a prova, após queda no hipismo, fechando a participação na 36ª e última colocação. Apesar disso, tem apenas 20 anos e é a grande aposta brasileira na modalidade.

Maria Ieda Guimarães começou a disputa em Tóquio na quinta-feira (5), com a esgrima. Já na sexta-feira (6), foram realizadas as outras quatro subdivisões. Esgrima, natação e hipismo saltos são uma espécie de qualificatória para o laser run. A pontuação nessas três modalidades é convertida em tempo e, a partir daí, uma lista de partida é formada para o início combindo entre tiro esportivo e corrida. Quanto menos pontos somados, mais tempo de largada. Por isso, a primeira colocada em pontos sempre é a primeira a atirar e correr, enquanto a última aguarda sua hora. Ou seja, o pentatlo moderno é definido no laser run, mas as outras três modalidades determinam o posicionamento na largada, crucial para brigar pela medalha.

Maria Ieda Guimarães Pentatlo Moderno Jogos Olímpicos tiro esportivo laser run
(Miriam Jeske/COB)

No laser run, as atletas disparam com armas de laser até acertarem cinco vezes um alvo. Só assim são liberadas para correr dentro de um percurso. Por ser uma das últimas colocadas, Maria Ieda Guimarães largou 6min30s após a primeira. Contudo, o tempo máximo de largada é de dois minutos.

Esgrima

Maria Ieda Guimarães iniciou sua campanha no pentatlo moderno pela esgrima. Foram 35 confronto, com 14 vitórias e 21 derrotas, totalizando 184 pontos. Mas ainda existe o bônus round, uma chance a mais de pontuar. Só que Maria Ieda passou zerada ao perder seu único duelo.

Natação

Já dentro do Estádio de Tóquio, uma piscina de 25 m foi montada para a prova da natação. Na disputa dos 200 m livre, Maria Ieda Guimarães fez 2min27s91, a pior marca, e somou mais 246 pontos.

Hipismo Saltos

As montarias são sorteadas e isso dificulta e muito a prova. É bem comum as montarias refugarem, passarem reto em obstáculos e até derrubarem as atletas. E foi o que aconteceu com Maria Ieda Guimarães. Montando Caleansiena Yh, a brasileira teve dificuldades de controlar o cavalo, que refugou, rompeu alguns obstáculos e a derrubou.

Maria Ieda Guimarães Pentatlo Moderno Jogos Olímpicos corrida laser run
(Miriam Jeske/COB)

Uma cena que deixou todos bem preocupados no Estádio de Tóquio. A montaria Caleansiena Yh passou por cima da brasileira. Felizmente, nada de grave aconteceu, Maria Ieda Guimarães saiu andando do local de prova do hipismo saltos.

Laser run

Na prova decisiva, as atletas param em um stand de tiro e têm que acertar cinco alvos. Depois, elas começam a correr pelo percurso de 800 m. Isso se repete por quatro vezes: atira e corre.

Mais em Tóquio 2020