Siga o OTD

Tóquio 2020

Brasil vai à final do vôlei e garante recorde de medalhas em Tóquio

Seleção bate Coreia por 3 sets a 0, vai à final contra os EUA e garante recorde de medalhas para o Brasil em Tóquio

Brasil e Coreia - Seleção feminina de vôlei feminino - Jogos Olímpicos de Tóquio
Gaspar Nóbrega/COB

Avassaladoras! Com Rosamaria e Fê Garay inspiradas, o Brasil garantiu a vitória contra a Coreia do Sul na semifinal por 3 sets a 0, por triplo 25/16. Agora, a seleção de vôlei feminino se prepara para enfrentar os Estados Unidos na grande final dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, neste domingo, 1h30 (horário de Brasília). Além disso, o resultado ainda coroa a melhor campanha da história do Brasil em Olimpíadas, uma vez que a final garante a medalha de número 20 para o país. 

Até aqui, a seleção feminina está invicta na competição, tendo vencido os seus cinco compromissos da fase de grupo, além da virada espetacular nas quartas de final diante da Rússia por 3 sets a 1 e a vitória desta sexta sobre a Coreia na semifinal.

+ Confira TUDO sobre a disputa do vôlei feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Assim, o Brasil vai em busca da quinta medalha olímpica. Na última edição dos Jogos, no Rio, em 2016, a seleção feminina ficou em quinto lugar. No total, o país tem dois ouros e dois bronzes na categoria feminina nos Jogos Olímpicos.

Fala, seleção

“Uma partida que a gente tinha muita preocupação, porque nosso histórico com a Coreia não é dos melhores. Mas a gente sabia que tínhamos possibilidade de jogar bem contra elas se a gente melhorasse o saque, a marcação do bloqueio, principalmente para Kim. Ela não teve uma boa performance e a gente quase não deixou ela tocar na bola. No primeiro set ainda achei o time um pouco nervoso, errando bolas assim… Mas aos poucos o time foi se ajustando, melhorando o posicionamento e a gente conseguiu uma vitória fantástica”, explicou Zé Roberto.

“Estamos jogando com muita agressividade, empurrando nosso saque o tempo inteiro. A gente sabe da qualidade das americanas de saque, recepção, volume de jogo. Vai ser um jogo de igual para igual e vai vencer quem estiver mais preparado emocionalmente e começar agredindo desde o começo”, completou Gabi.

O recorde

A Olimpíada de Tóquio para o Brasil já é a melhor da história. Mesmo antes do fim de mais uma edição olímpica, a delegação brasileira já ultrapassou o recorde de medalhas conquistadas do país. Até a edição realizada no Japão, a melhor participação do país na história tinha acontecido em 2016, quando os brasileiros subiram no pódio em 19 oportunidades. Até o momento, o Brasil já tem 20 medalhas garantidas. A seleção feminina de vôlei indo para a final garante esse número, uma vez que são mais dois pódios no boxe e um no futebol. 

Caso Tandara

Vale lembrar que a seleção recebeu a triste notícia de que Tandara foi pêga no doping e não poderá mais competir nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ela inclusive já está retornando ao Brasil e foi substituída por Rosamaria. “A gente foi pega de surpresa, mas somos um grupos e Tandara sempre fez parte dele, assim como qualquer uma de nós. A gente jogou para ela e estamos torcendo pela inocência. Temos certeza que ela vai sair bem desse caso e que ela vai estar mandando energia para gente”, disse Carol Gattaz.

O jogo

vôlei feminino - Jogos Olímpicos de Tóqui - Brasil e Coreia
Fê Garay é a maior pontuadora do vôlei feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio (Gaspar Nóbrega/COB)

Macris voltou ao time titular depois da lesão e Rosamaria entrou no lugar de Tandara, suspensa por doping provisoriamente. A Coréia saiu na frente no primeiro set, mas o Brasil empatou na sequência. No erro das adversárias, com ace da Carol e Rosamaria inspirada, a seleção embalou cinco de vantagem. Fê Garay soltou o braço no fundo e fechou a primeira parcial em 25 a 16.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

O segundo set começou com a Coreia na frente e a igualdade no placar até o 7 a 7. Na sequência, Macris levanta para Carol e, depois, Rosamaria no bloqueio colocaram o Brasil na dianteira do placar. As adversárias buscaram a vantagem e num saque errado o Brasil voltou a figurar na frente. Com Garay no bloqueio e no ataque, a vantagem brasileira abriu para quatro pontos. Zé colocou Roberta e Natália. Nati entrou de forma espetacular e auxiliou a fechar o set com 25 a 16.

Gabi coloca no chão para abrir a terceira parcial. A camisa 10 explorou o bloqueio e continuou em destaque abrindo a diferença. Brasil era muito superior na partida e tinha seis pontos na frente da Coreia do Sul. No ataque sem defesa de Garay e no acerto de Rosamaria, as maiores pontuadoras da seleção, o set foi se encaminhando fácil, fácil. Final 25 a 16 e 3 a 0 para o Brasil. Agora, enfrenta os Estados Unidos, que venceu a Sérvia por 3 a 0, na final dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. 

REVEJA – Brasil x Coreia do Sul – semifinal do vôlei feminino – Jogos Olímpicos de Tóquio

Mais em Tóquio 2020