Siga o OTD

Tóquio 2020

Tandara testa positivo para anabolizante e seleção diz que jogou por ela

Tandara é suspensa após testar positivo para Ostarina, um anabolizante. Gattaz, Rosamaria e Zé Roberto falam sobre ausência e força do grupo

Tandara
(Wander Roberto/COB)

Após o anúncio da suspensão provisória de Tandara por doping, a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) confirmou que a atleta testou positivo para “Ostarina”, susbtância do grupo de anabolizantes e proíbida em competições e fora delas também. A jogadora já embarcou de volta ao Brasil e não esteve presente na vitória sobre a Coreia do Sul, na semifinal dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

O exame anti-doping foi feito no dia 7 de julho, em Saquarema, no Rio de Janeiro, antes de embarcar para o Japão. E o resultado só foi obtido nesta quinta-feira (5).

+ Confira TUDO sobre a disputa do vôlei feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio

“Ao receber, no dia 5 de agosto de 2021, o resultado do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD), único credenciado pela WADA na América Latina, foi constatada a presença da substância Ostarina, que pelo Código Brasileiro Antidopagem implica na aplicação obrigatória de uma suspensão provisória da atleta”, disse a ABCD em nota.

“Jogamos por ela”

Tandara - Carol Gattaz - Rosamaria - Doping - Jogos Olímpicos de Tóquio
(Gáspar Nóbrega/COB)

A seleção feminina de vôlei foi pêga de surpresa também pela notícia do doping, no dia da semifinal contra a Coreia. O time precisou focar na partida e Carol Gattaz e Rosamaria, que substituiu Tandara, disseram que a equipe jogou por ela. “A gente ficou sabendo hoje cedo, de manhã, fomos pegas de surpresa. Mas somos um grupos e tenho certeza que a Tandara também não ia querer que a gente desfocasse. Então focamos no jogo, claro que muito tristes. A gente jogou para ela e estamos torcendo pela sua inocência. Temos certeza que ela vai sair bem desse caso e que ela vai estar mandando força para gente”.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

“A Tandara continua sendo parte desse grupo. Estamos jogando por ela e torcendo para que ela possa provar a inocência. E o foco é só um, o jogo de hoje e agora a final. E como a gente tem feito até agora: unidas e sem deixar anda tirar o nosso foco”, completou Rosamaria, que falou da oportunidade de ganhar uma vaga no time titular.

“Eu não me preparei ontem. Tem muito tempo que eu venho esperando pela oportunidade e, enquanto ela estava ali jogando, eu estava fora dando força. E é aquela coisa, a gente tem que estar pronta quando a oportunidade aparecer. Então a minha cabeça vem esperando por isso há muito tempo e fico feliz de ter tido a oportunidade, claro que não por isso [pelo doping]. Espero que eu consiga fazer um bom jogo na final e nosso time vem se preparando para todo mundo poder entrar e fazer um bom trabalho”, completou.

Zé Roberto lamenta caso de Tandara

O treinador Zé Roberto Guimarães também foi surpreendido pelo caso e contou como foi a reação do grupo e processo antes do jogo contra a Coreia. “Sinceramente, não sei. Porque eu recebi a notícia de madrugada e fiquei paralisado. Eu tinha duas preocupações: ela e o grupo. E logo pela manhã eu conversei com ela. Ela estava devastada, chorando muito, e disse que estava limpa, que não tomou nada. Então falei para a gente pensar na defesa dela, mas ela não podia permanecer aqui, porque está suspensa. E aí a preocupação de encontrar com o grupo e passar a notícia”.

“E foi tenso, é um baque. Disse que tinha uma coisa complicada, que a gente tinha que conversar. Elas ficaram se olhando, sem acreditar. Mas a gente tem um jogo que temos que ganhar para tentar realizar o nosso sonho. Não tem outra coisa a fazer. Nós temos que viver o luto e pensar no próximo jogo. Aconteceu e não dá para mudar isso. A gente tem que ir para o jogo com a melhor energia e jogar por ela”, concluiu.

Mais em Tóquio 2020